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Retrospectiva traz principais momentos do Ifal em 2020
Ensino remoto, eventos virtuais, combate a Covid-19 e prêmios marcam ano do instituto
O lançamento do edital de Exame de Seleção 2021.1, no último dia 29, marca a passagem de um ano que parece não terminar. É que 2020 não foi só marcado pelas incertezas ocasionadas pela pandemia da Covid-19, mas também por oportunidades. No Instituto Federal de Alagoas (Ifal), elas vieram de vários modos: com a preparação de professores e alunos para o ensino remoto, na promoção de eventos e campanhas totalmente on-line, como também em uma série de medidas visando a desburocratização do instituto. O Departamento de Comunicação e Eventos (DCE) resolveu reunir parte deles para uma pequena retrospectiva. Confira:
Pesquisa e inovação
O ano começou com a visita de cinco empresas ao Gabinete da Reitoria para a assinatura os termos de execução de projetos de Inovação. Por meio de contratos, o Ifal firmou um acordo com pessoas jurídicas selecionadas por edital para buscar soluções inovadoras para os seus ramos específicos de atuação. Juntos, pesquisadores e empresários, receberão até R$ 42 mil para despesas de capital, o custeio e pagamento de bolsas envolvidas com o desenvolvimento de pesquisas.
Ainda em janeiro, foi anunciada a destinação de recursos que ao longo de 2020 somaram R$ 1,8 milhão para a implantação dos ‘Espaços 4.0’ em seis campi do Ifal. São laboratórios com equipamentos modernos, como impressora 3D, tabletes, internet de alta velocidade, voltados a capacitação de alunos para o mercado da inovação.
Aquele dia também foi marcado pelo registro de softwares desenvolvidos no Campus Penedo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em um deles, o Labreal, foi concedido aos autores a tutela dos direitos relativos ao software pelo prazo de 50 anos.
Ações como estas colocaram o Ifal como a única instituição de ensino do estado alagoano a configurar entre os cinquenta maiores depositantes nacionais residentes de 2019, dados divulgados em outubro passado.
Ao mesmo tempo, projetos dos campi Piranhas, Satuba e Marechal Deodoro foram aprovados pelo Edital de Apoio à criação dos Laboratórios IFMaker na Rede Federal e garantiram cerca de R$ 310 mil para a implantação de laboratórios voltados ao desenvolvimento da cultura learning by doing e da Aprendizagem Baseada em Projetos.
Outra proposta do Campus Palmeira dos Índios também seria aprovada em primeiro lugar na Chamada Pública de Apoio à implementação das oficinas 4.0, garantindo cerca de R$ 216 mil em equipamentos (kits digitais), compra de material de consumo e bolsas de pesquisa para a unidade, com a intenção de promover a imersão de estudantes em atividades de formação com foco no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação, demandadas pela Economia 4.0.
Mais uma chamada de Apoio ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0 selecionou dois projetos do Campus Arapiraca e um de Coruripe para receber, cada um, o aporte de mais de R$ 233 mil para o desenvolvimento de infraestrutura e financiamento de bolsas de pesquisa.
Visando fomentar atividades neste sentido, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) criou a Cartilha da Inovação e a Incubadora Central, conseguiu a aprovação da Política de Concessão de Auxílio Financeiro ao Pesquisador e concedeu o Cartão Pesquisador para as pós-graduações stricto sensu, o que permite um auxílio direto aos programas, diminuindo a burocracia para a compra de insumos, equipamentos, pagamento de inscrição dos artigos em revistas e a participação dos pesquisadores em eventos científicos.
Ao longo do ano, a PRPPI relançou a Revista Educte e manteve o Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic), o Pibic nas Ações Afirmativas e o Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no âmbito do Ifal, ainda que sob novas regras impostas pela Covid-19. Agora em dezembro, celebramos a oferta do Curso de Especialização em História de Alagoas, por meio do Campus Maceió, com inscrições previstas a partir de janeiro de 2021.
Adaptações pós-pandemia
Em março, o início da pandemia e a implantação do distanciamento presencial demandaram dos gestores uma série de atividades de planejamento e principalmente de orientação da comunidade sobre como a instituição atuaria, enquanto a situação persistisse. Neste sentido, foram publicados vários normativos, a exemplo do trabalho remoto, adotado no dia 19 de março, além de conteúdo informativo que buscasse manter o resguardo das vidas de servidores, alunos e de seus familiares.
Nesse período, o Portal passou a contar com a colaboração de servidores dos campi para a produção de material informativo, como também os pesquisadores do Ifal se uniram às outras instituições para a produção de máscaras, álcool gel e de tecnologias para o auxílio no combate ao vírus da Covid, como foi o caso a força-tarefa realizada entre Ifal e a Universidade Federal de Alagoas, responsáveis pela doação de mais de 40 mil itens de proteção individual em Alagoas.
Duas iniciativas de professores do Ifal, a pulseira de baixo custo para prevenção ao coronavírus e as ações de combate à doença em comunidades carentes da cidade de Maceió, por meio de diagnósticos, intervenção e tratamento dos sintomas com extrato de própolis vermelha foram selecionados por edital de financiamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Ao mesmo tempo, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) ofertou 2.380 vagas para a Formação Inicial e Continuada (FIC) e outras 1.200 em nova chamada, todas na modalidade on-line. Ainda manteve dois editais para submissão de propostas de projetos de extensão iniciados ainda em 2020.
Como a situação sanitária impedia a realização de atividades presenciais, a Proex ainda lançou um Concurso de Mídias Digitais com a ideia de fomentar a produção artístico-cultural da comunidade durante o período. Relembre os vencedores!
Inclusão acadêmica
Como forma de dar as condições adequadas para que todos os alunos pudessem participar das atividades remotas, a Pró-reitoria de Ensino lançou editais para o fornecimento de recursos financeiros (auxílio conectividade), além de chips e hardwares a serem utilizados em suas casas e continuarem estudando de forma segura. Dá uma conferida no normativo que regulamentou tudo isso!
O grupo de psicólogos da instituição também lançou o e-book "Psicologia e Pandemia: um guia prático de como lidar com a quarentena”, em que são abordados temas como ansiedade, convivência familiar, violência doméstica e processo de luto, além de dicas de saúde mental; tudo produzido por profissionais da instituição.
Em abril, o Portal do Ifal ganharia cara nova. A sua reformulação não só mudou e padronizou o visual das páginas das unidades, como deu possibilidade para o surgimento de páginas inéditas com as versões em inglês e espanhol do site do Ifal, além dos espaços dos mestrados de Tecnologias Ambientais e de Educação Profissional e Tecnológica. Mais adiante, foi criada a página de Ensino Remoto para ajudar na orientação sobre determinadas pelas diretrizes institucionais para o planejamento e a execução do ensino remoto emergencial.
O Ifal ainda estabeleceu os critérios para a realização de colação de grau por videoconferência, agora realizadas pelo Google Meet. Aliás, essa ferramenta de conferência on-line faz parte da cesta de serviços ofertados pelo @aluno.ifal.edu.br, disponibilizado em junho pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) para os alunos cadastrados no SIGAA. Meses depois a DTI lançou o aplicativo Ifal Mobile, com notícias do portal, informações da Reitoria e dos campi, também permitindo aos alunos o acesso aos sistemas do Ifal.
Além das ferramentas do Google, o Ifal passou a contar com o Canal do Youtube, que tornou-se um veículo de transmissão de eventos institucionais, como o Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado pela primeira vez de forma totalmente remota.
Investimento em infraestrutura
O ano também foi de investimentos na infraestrutura do Ifal. Em março foi assinado o contrato de execução de serviço para início das obras da sede definitiva do Campus Rio Largo, em agosto foi assinada a Ordem de Serviço da obra de reforma e ampliação do Campus Viçosa, que ganhará novos espaços administrativos, laboratórios, cantina e biblioteca, além da reforma dos espaços existentes na unidade. No último 4 de dezembro, foi a vez da assinatura da Ordem de Serviço da obra de construção do espaço multieventos do Campus Maceió.
Também foi iniciada a instalação de sete usinas fotovoltaicas em diferentes campi do Ifal, investimento de quase R$ 3,1 milhões com o objetivo de gerar, em média, 120.000 kwh/mês e uma economia de cerca de R$ 50 mil mensais nas contas de energia elétrica da instituição.
Capacitação e bem-estar entre servidores
Ainda que estivesse atuando de modo remoto, o Ifal manteve políticas de capacitação e qualificação como o lançamento de editais para afastamento e qualificação, com o Programa de Incentivo à Qualificação em Cursos de Pós-Graduação (PIQPG) e a oferta da formação continuada dos docentes para o ensino remoto.
Outras medidas inéditas foram tomadas como forma de promover a saúde ou facilitar a comunicação interna entre os servidores, como a realização de atendimento psicológico e a orientação médica de forma remota realizado pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), além dos circuitos de conversas com a comunidade, realizados entre pró-reitorias e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).
Também foram publicadas obras voltadas à conduta dos servidores do Ifal, como a Cartilha de Ética, produzida pela Comissão de Ética e a Cartilha de Correição, produzida pela Corregedoria.
Excelência reconhecida
Ações como essas contribuíram para que o Ifal alcançasse em setembro a marca de 100% em todos os indicadores do Painel da Integridade Pública do Governo Federal, instrumento da Controladoria-Geral da União (CGU) utilizado para monitorar as informações sobre os programas de integridade nas entidades governamentais, e a alcançar o 1º lugar entre as instituições públicas federais no ranking da transparência ativa.
Ainda no final deste ano, alunos dos cursos Médio Técnico foram reconhecidos com 31 medalhas na edição das Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif); os cursos de nível superior Tecnológico em Gestão Ambiental, de Marechal Deodoro e Bacharelado em Engenharia Civil, de Palmeira dos Índios, foram certificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual a 4.
O Campus Maceió também teve a qualidade do ensino de Espanhol premiada pelo Concurso Colegio del año en español 2020, que colocou o Ifal como a única instituição do estado reconhecida pela excelência no ensino do idioma no país.
O reconhecimento também se deu por meio do estabelecimento de novas parcerias, como a assinatura de acordo de cooperação mútua de oito secretarias municipais de Educação com o Ifal, para que o instituto oferte 300 vagas de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental integrados, a partir de fevereiro de 2021, e por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, que irá destinar R$ 250 mil para que o Ifal oferte treinamento para cerca de 200 adolescentes, além da promoção de uma formação continuada para professores, estudantes de Educação Física e profissionais de projetos sociais de futebol, pelo Programa Academia & Futebol.