Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal é reconhecido por excelência no ensino de espanhol no Brasil

Ifal é reconhecido por excelência no ensino de espanhol no Brasil

Campus Maceió foi premiado em concurso realizado pela Embaixada da Espanha

por Jhonathan Pino publicado: 15/12/2020 11h08, última modificação: 15/12/2020 15h57

O Campus Maceió foi um dos ganhadores do Concurso Colegio del año en español 2020, promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil, em colaboração com o Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. A segunda colocação, entre as escolas do ensino médio, coloca o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) como a única instituição do estado reconhecida pela excelência no ensino do idioma no país.

Além de receber prêmios, como dois notebooks e materiais didáticos, a unidade terá afixada uma placa na parede com o título de "Colegio del año en español 2020” e receberá uma bolsa para que um aluno, ou aluna, realize estudos de graduação na Universidade de Jaén, na Espanha.

A unidade também passa a compor uma rede de colégios de excelência, coordenada pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha e pelo Colégio Miguel de Cervantes, que juntos promovem a formação continuada de docentes no país, com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos de referência no ensino do Espanhol no Brasil.

Mi vida en un vídeo e EspanglishElaine Sgarbi entre alunos integrantes do Espanglish.jpg

O resultado no concurso é fruto de duas experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas no Campus Maceió, Mi vida en un vídeo e o Espanglish, elaborados por professores da unidade como forma de trabalhar o conteúdo visto em sala de aula. Confira aqui as experiências.

Uma das idealizadoras dos projetos, a professora de Espanhol Elaine Sgarbi comenta que o prêmio demonstra o reconhecimento da qualidade do ensino na instituição.

“Receber esse resultado é o reconhecimento da importância da língua espanhola no Ifal e no Brasil. Mostra que estamos no caminho certo, apesar da Reforma do Ensino Médio ter retirado a obrigatoriedade do ensino dessa língua. E fico mais feliz ainda por ver que os três primeiros lugares foram ocupados por instituições públicas e isso reforça a nossa qualidade, mesmo quando comparados às instituições privadas e de renome”, pontua.

Elaine lembra que apesar da pandemia, as atividades continuaram a ser realizadas com adaptações em 2020. “O Espanglish aconteceu virtualmente e o projeto Mi vida en un vídeo não aconteceu esse ano porque as aulas foram suspensas, mas os dois projetos fazem parte do cotidiano da sala de aula. O Espanglish desde 2017 e o projeto com os vídeos desde 2018”, detalha.Marina Bida interpretando Dona Florinda.jpeg

Uma das alunas que fizeram parte das atividades, Marina Bida lembra que pôde se familiarizar com o idioma ao fazer um vídeo em que contava a sua rotina diária. Ela também se preparou para uma encenação teatral inspirada no programa de televisão mexicano, El chavo del ocho, onde interpretaria a Dona Florinda.

“O Espanglish foi uma verdadeira aventura, em que pudemos entreter a plateia, nos aprofundar no espanhol, com destaque nas expressões mexicanas e trabalhar a nossa cooperação. Quanto ao vídeo, eu não tive dificuldade, porque ele era mais simples e a professora Elaine exercitou conosco muito bem esse ponto dentro de sala”, pontua.

Garantia do ensino de Espanhol no Ifal

Apesar da não obrigatoriedade da oferta de Espanhol pelo Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que tornava o ensino do idioma optativo, o Ifal, por meio de uma decisão do Conselho Superior (Consup), em 2019, optou por manter a disciplina na grade dos cursos.

“No cenário nacional de Reforma do Ensino Médio, que retirou a obrigatoriedade do Espanhol no Ensino Médio, o Ifal adotou um posicionamento político institucional em garantir o ensino de Espanhol 'obrigatório' em todos os nossos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Esta garantia está prevista na nossa Resolução - Consup nº 22/2019”, detalha Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino do Ifal.

A coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte, acrescentou que o reconhecimento da Embaixada de Espanhol no Brasil demonstra que a decisão da continuidade do ensino do idioma, tomada pelo Ifal, foi a correta.

“A premiação reforça o trabalho e a dedicação dos nossos professores de Espanhol para consolidar o ensino do idioma no Ifal, demarcando em definitivo o lugar da língua espanhola na nossa política linguística”, enfatizou.