Notícias
Siass realiza atendimento psicológico e orientação médica aos servidores durante a pandemia
Profissionais enfrentam os dias de isolamento social com informações voltadas à saúde
Cento e vinte dias após o início do período de pandemia da Covid-19, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) permanece à disposição no atendimento e orientação remota aos servidores. São psicólogos, enfermeiros, médicos, nutricionistas e profissionais atuando na Vigilância e Segurança do Trabalho, que estão adaptando suas atividades para lidar com as especificidades do isolamento social.
A equipe do Siass realiza o atendimento remoto aos servidores que necessitem de orientações sobre a Covid, que estejam infectados ou em contato próximo com alguém doente, como também àqueles que apresentem outros tipos de queixas relacionadas a saúde.
A médica Virgínia Canuto comenta que muitos dos servidores vêm apresentando sinais físicos correlacionados ao estresse, como palpitações, irritabilidade, queda de cabelo, insônia e aumento da pressão arterial. “Outras manifestações frequentes são: alterações do sistema digestivo, tontura, tremores e dores generalizadas”, detalha.
Para tentar lidar com esses sinais, além da realização atendimento pelos profissionais, por e-mail e contato telefônico, eles se reúnem periodicamente com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) para planejar atividades que facilitem o acesso à informação dos servidores. Uma dessas ações foi a publicação da carta “Manifestações físicas de estresse em tempos de confinamento”, de autoria da Virgínia.
“A situação atual é diferente de qualquer outra já vivenciada por nós e no momento não é possível afastar esse fator causal, então é preciso criar estratégias para se adaptar da melhor forma possível, enquanto durar essa situação, tendo em mente que ela terá um fim. Adotar bons hábitos ajuda bastante, como a prática de atividades físicas, ter um bom sono, uma alimentação saudável, boas práticas de higiene pessoal e ocupar a mente, sempre que possível, com atividades que causem prazer (como ler um livro, ouvir música ou pintar)”, comentou, na carta.
O atendimento do Siass é realizado em sigilo, através do email siass@ifal.edu.br. Já a equipe de psicologia realiza o atendimento a partir do email psicologia.siass@ifal.edu.br com o assunto: QUERO APOIO PSICOLÓGICO, informando nome completo, CPF, telefone e email pessoal de quem quer ser atendido.
Veja também: Professores e técnicos administrativos contribuem para vídeos informativos sobre a Covid 19.