Notícias
Proex publica editais de projetos de extensão em fluxo contínuo
Inscrições abertas até 31 de julho de 2021
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, na última sexta-feira (7), dois editais para submissão de propostas de projetos de extensão a serem iniciados em 2020. Os editais são de fluxo contínuo, nas modalidade servidor e estudante, com foco em iniciativas voltadas à inclusão social e produtiva, à geração de oportunidades e à melhoria das condições de vida da comunidade.
As inscrições podem ser feitas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA até 31 de julho de 2021 e não há limite estabelecido de propostas a serem selecionadas pelo edital. Os projetos aprovados, no entanto, não receberão financiamento da Proex, Qualquer recurso financeiro necessário à execução das atividades, incluindo o custeio de bolsas, deve ser pactuado com a gestão do campus.
Os certames anunciados possuem as mesmas regras. Na modalidade estudante, apesar de idealizada por um discente matriculado na instituição, a proposta deve ser apresentada por ele a um servidor do quadro efetivo, para que o docente ou técnico administrativo em questão efetive o cadastro e atue na coordenação do projeto. Esse já é o procedimento padrão no caso do edital na modalidade servidor.
As propostas devem ser submetidas na unidade de execução da ação, onde necessariamente irão atuar os voluntários e colaboradores. A seleção das propostas envolve avaliação da Coordenação de Extensão seguida da Direção-geral do campus. Com o aval dessas instâncias, o projeto segue para a análise de três servidores convidados pela Coordenação de Projetos da Proex.
Os proponentes precisam acompanhar a tramitação da proposta no SIGAA e no Sipac, sendo nesse último que os pedidos de recurso devem ser protocolados, quando necessário. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail projetos.proex@ifal.edu.br.
Por conta da pandemia do coronavírus, está autorizada a execução dos projetos de presencial, semipresencial ou a distância, observadas as medidas de segurança necessárias. Confira mais detalhes de cada processo seletivo nos editais.