Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live marca encerramento das atividades do Edital de Formação Continuada de Professores
conteúdo

Notícias

Live marca encerramento das atividades do Edital de Formação Continuada de Professores

Evento apresentará relatos dos resultados e experiências vivenciadas nos cursos ofertados pelo edital
publicado: 21/08/2020 12h43, última modificação: 21/08/2020 15h33

Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas decorrente da pandemia do Covid-19, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) deu início ao Programa Estruturado de Formação Continuada, que trata da proposição de ações voltadas à formação em serviço, capacitação e qualificação de servidoras/es, de forma a contribuir para o desempenho de atividades mais eficazes, além de garantir as condições necessárias para o domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos para o bom desempenho das funções profissionais. O projeto prevê, ainda, a promoção da qualificação de servidores/as da educação com foco no fortalecimento das práticas educacionais e da melhoria na formação dos/as estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, em maio deste ano, a Proen lançou o edital de processo seletivo simplificado de formadores/as para atuar nos cursos de formação continuada de professores, na modalidade a distância. Os/as servidores/as selecionados/as realizaram as atividades formativas proposta pela temática “Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem”, por meio de 04 (quatro) cursos: SIGAA – formação inicial; Uso pedagógico do SIGAA/Ifal; Ressignificação das práticas didático-pedagógicas por meio de Metodologias Ativas; e Ferramentas tecnológicas para atividades educacionais.

Encerramento das atividades – No dia 25/08, às 16h, será realizada a live “Ações de Formação dos Docentes: relatos sobre os resultados e experiências dos cursos ofertados”, com transmissão pelo canal oficial do Ifal no YouTube, como ação de encerramento das atividades realizadas nos cursos de formação propostos para a temática “Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem”. O evento contará com a fala de abertura do reitor do Ifal, Carlos Guedes, e o encerramento pela Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa. Os relatos serão narrados pela professora Priscylla Silva, Campus Rio Largo, representante dos coordenadores dos cursos de formação; professor Cassiano Henrique de Albuquerque, Campus Maragogi, representante da equipe de professores formadores; e o professor Maurício Ramos, Campus Palmeira dos Índios, representando os professores cursistas.

 “O programa de formação continuada possibilitou aos professores participantes repensarem seus planejamentos e uma busca por uma integração disciplinar, tendo em vista que o processo de aprendizagem das novas práticas de ensino tem sido permeado por discussões e reflexões sobre a docência, planejamento e novas tendências educacionais frente aos desafios impostos à Educação para o século XXI”, afirmou a Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa.