Notícias
Live marca encerramento das atividades do Edital de Formação Continuada de Professores
Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas decorrente da pandemia do Covid-19, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) deu início ao Programa Estruturado de Formação Continuada, que trata da proposição de ações voltadas à formação em serviço, capacitação e qualificação de servidoras/es, de forma a contribuir para o desempenho de atividades mais eficazes, além de garantir as condições necessárias para o domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos para o bom desempenho das funções profissionais. O projeto prevê, ainda, a promoção da qualificação de servidores/as da educação com foco no fortalecimento das práticas educacionais e da melhoria na formação dos/as estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, em maio deste ano, a Proen lançou o edital de processo seletivo simplificado de formadores/as para atuar nos cursos de formação continuada de professores, na modalidade a distância. Os/as servidores/as selecionados/as realizaram as atividades formativas proposta pela temática “Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem”, por meio de 04 (quatro) cursos: SIGAA – formação inicial; Uso pedagógico do SIGAA/Ifal; Ressignificação das práticas didático-pedagógicas por meio de Metodologias Ativas; e Ferramentas tecnológicas para atividades educacionais.
Encerramento das atividades – No dia 25/08, às 16h, será realizada a live “Ações de Formação dos Docentes: relatos sobre os resultados e experiências dos cursos ofertados”, com transmissão pelo canal oficial do Ifal no YouTube, como ação de encerramento das atividades realizadas nos cursos de formação propostos para a temática “Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem”. O evento contará com a fala de abertura do reitor do Ifal, Carlos Guedes, e o encerramento pela Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa. Os relatos serão narrados pela professora Priscylla Silva, Campus Rio Largo, representante dos coordenadores dos cursos de formação; professor Cassiano Henrique de Albuquerque, Campus Maragogi, representante da equipe de professores formadores; e o professor Maurício Ramos, Campus Palmeira dos Índios, representando os professores cursistas.
“O programa de formação continuada possibilitou aos professores participantes repensarem seus planejamentos e uma busca por uma integração disciplinar, tendo em vista que o processo de aprendizagem das novas práticas de ensino tem sido permeado por discussões e reflexões sobre a docência, planejamento e novas tendências educacionais frente aos desafios impostos à Educação para o século XXI”, afirmou a Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa.