Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal se consolida como exemplo de transparência ativa e recebe elogio em evento nacional

Instituição foi citada positivamente em relação à transparência e concessão do acesso à informação

por Roberta Rocha publicado: 28/09/2020 08h08, última modificação: 28/09/2020 08h29

No próximo mês de outubro, o Instituto Federal de Alagoas - Ifal completa um ano sem registro de omissões na concessão de acesso à informação. No segundo semestre de 2020, a instituição também passou a cumprir todos os 49 itens de transparência ativa avaliados pela Controladoria-Geral da União (CGU), que dizem respeito à publicação de informações na internet.

Com o atendimento de tais exigências, o Ifal alcançou o 1º lugar entre as instituições públicas federais no ranking da transparência ativa, posição ocupada atualmente apenas pela própria CGU e pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Essas conquistas fizeram o Instituto obter destaque na palestra do coordenador-geral de Governo Aberto e Transparência da CGU,  Marcelo Vidal, ocorrida na última quinta-feira (24) no VII Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil.

“O Ifal conseguiu zerar as omissões dele e consegue cumprir 100% da transparência ativa. Eu trago esses casos para a gente mostrar [aos demais órgãos]: olha, é possível!”, ressaltou Vidal, no evento on-line. Confira aqui.

Reconhecimento - O elogio foi atribuído em razão da evolução que a instituição tem apresentado no quesito transparência nos últimos meses. De acordo com o Painel da Lei de Acesso à Informação, em março deste ano, eram cumpridos apenas oito itens da transparência ativa.

“Em pouco tempo, houve essa evolução, mesmo em tempos de pandemia e trabalho remoto. Dos institutos federais, o Ifal é o único que cumpre 100%”, comemora a ouvidora do Ifal, Nise Farias. As melhorias nos índices mencionados resultam da adoção de práticas como reformulação no portal institucional com inserção de arquivos e dados oficiais exigidos pelos órgãos de controle, atuação comprometida no Serviço de Informação Cidadã e, segundo a profissional, até mesmo da mudança da autoridade de monitoramento da lei de acesso à informação.

“É que se passou a fiscalizar melhor as omissões, se os pedidos estão sendo atendidos, se estão sendo atendidos no prazo, efetuar cobrança das respostas dos departamentos, mostrar a importância de responder tudo, com a qualidade de resposta e dentro do prazo estipulado”, exemplifica.

Outras informações referentes à transparência e a eliminação de omissões da instituição podem ser observadas no Painel da Lei de Acesso à Informação, no endereço: http://paineis.cgu.gov.br/lai/index.htm.

Omissões