Notícias
Corregedoria produz Cartilha de Correição para servidores do Ifal
Documento traz orientações sobre os deveres funcionais dos agentes públicos
A Corregedoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou nesta segunda-feira, 27, a Cartilha de Correição, documento que visa orientar os servidores sobre o aspecto disciplinar de suas condutas e disseminar a cultura de integridade no âmbito do Ifal.
Construída com base na campanha de “Ética Viva e Correição”, da Controladoria-Geral da União (CGU), a cartilha apresenta dados, exemplos e informações sobre os aspectos atrelados aos deveres funcionais e principais proibições dos servidores públicos federais, previstos na Lei 8.112/90. “Orientando sobre a necessidade de observar a regularidade de suas condutas, apontando alguns temas práticos identificados pela CGU, como situações comuns que cabe responsabilização no âmbito disciplinar”, enfatiza Mauro Sales, corregedor do Ifal.
O gestor acrescentou que a iniciativa de elaboração da cartilha também atende ao planejamento da Corregedoria para o ano de 2020. “E se apresenta como medida de tratamento dos riscos mapeados e elencados pela Corregedoria, no plano de integridade do Ifal”, pontua Sales.