Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois projetos do Ifal são aprovados em edital do Conif para enfrentamento à Covid-19
conteúdo

Notícias

Dois projetos do Ifal são aprovados em edital do Conif para enfrentamento à Covid-19

por Roberta Rocha publicado: 21/05/2020 12h31, última modificação: 21/05/2020 12h34

Duas iniciativas desenvolvidas por docentes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal estão entre as selecionadas pelo edital de enfrentamento à Covid - 19, lançado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (15), com a aprovação de 48 propostas em todo o Brasil, para as quais serão disponibilizados R$ 6 milhões à execução das atividades.

Os projetos do Ifal contemplados no edital foram o da pulseira de baixo custo para prevenção ao coronavirus, coordenado pelo professor Davi Carnaúba, e o das ações de combate à Covid-19 em comunidades carentes da cidade de Maceió, por meio de diagnósticos, intervenção e tratamento dos sintomas da doença com extrato de própolis vermelha. Desse último, participam os docentes Johnnatan Duarte, Jonas dos Santos, Alan John Duarte, Demetrius Pereira, Ticiano Gomes. Irinaldo Diniz Junior, Carlos Arthur de Almeida, Luciano Aparecido Grillo, Alfredo Dias Filho, além das alunas Jeniffe Duarte e Clara Andreza Costa.

Ambas as iniciativas passaram antes por uma seleção interna articulada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e a Pró-Reitoria de Exensão do Ifal. A ação conjunta elegeu as propostas da instituição que concorreriam à chamada pública nacional do Conif. 

A ideia da pulseira vibratória surgiu da preocupação com o ato involuntário de tocar o rosto com as mãos, podendo gerar o contágio pelo coronavírus, "É de baixo custo. A pulseira monitora a posição das mãos e emite um alerta quando detecta a aproximação da mão ao rosto", explica o docente Davi Carnaúba, sobre o equipamento. 

Edital ConifJá a outra proposta contemplada tem foco na investigação a respeito da utilização da Própolis Vermelha de Alagoas (PVA) como estratégia terapêutica aliada no tratamento da infecção pelo coronavírus. "Ações de enfrentamento do SARS-CoV-2 necessitam de um arsenal terapêutico diversificado, pois até o momento ainda não existe no mercado um medicamento seguro e eficaz ou uma vacina desenvolvida", esclarece o coordenador do projeto, professor Johnnatan Duarte.

Sobre a chamada pública - O edital nº 01/2020 do Conif teve como objetivo fomentar iniciativas inovadoras de pesquisa e de extensão tecnológica voltadas ao combate da pandemia do coronavírus, por meio de recursos concedidos pela Secretária de Educação Profissional e Tecnológica - Setec do Ministério da Educação. A divisão do valor disponibilizado ficará sob responsabilidade do Conif e se dará conforme o alcance e abrangência de cada proposta.

A lista completa de todos os projetos aprovados está disponível na página do Conif.