Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de Engenharia Civil e Gestão Ambiental obtêm conceito 4 em avaliação do Inep

Resultado atende a metas de qualidade propostas pelo Ifal

por Jhonathan Pino publicado: 16/12/2020 08h55, última modificação: 16/12/2020 09h49

Na última sexta-feira, 11, duas graduações do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram certificadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual a 4. Trata-se da avaliação de educação superior realizada pelo Ministério da Educação, segundo critérios de qualidade, levando em conta o desempenho dos alunos dos cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a avaliação da infraestrutura, instalações, além da quantidade e qualificação dos docentes.

As notas podem variar de 1 a 5: quando estão acima de 3, os cursos são considerados de excelência. O conceito 4, obtido por duas unidades do Ifal, refletem em parte a melhora da nota do Enade, conseguido pelos alunos curso tecnológico superior de Gestão Ambiental, como também a manutenção do bom desempenho do Bacharelado em Engenharia Civil, do Campus Palmeira dos Índios, que obteve 4 naquele exame, conforme noticiado pelo portal em outubro passado. (Veja aqui).

Para o Departamento de Graduação (Degrad), Márcio Yabe, além da dedicação dos docentes e coordenadores dos cursos, esses resultados são frutos do acompanhamento realizado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), que costuma reunir periodicamente os coordenadores de graduação dos bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, contando com o apoio e as orientações da Procuradoria Educacional Institucional. Daí são formadas comissões e grupos de trabalho, onde são debatidos os normativos relacionados Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

“A Proen estabeleceu como meta, desde o início da gestão do professor Carlos Guedes, em 2019, o Conceito Preliminar de Curso igual a 4, no mínimo, para todos os cursos de graduação. Resultados como os do curso de Gestão Ambiental, do Campus Marechal Deodoro, e Engenharia Civil, Campus Palmeira dos Índios, ambos com CPC 4, mostram que estamos no caminho certo. Vamos prosseguir na busca desses resultados, com a compreensão de que se trata de um trabalho coletivo, visando sempre um trabalho de qualidade social”, comentou o chefe do departamento, Márcio Yabe.

Melhora contínua da Gestão AmbientalO coordenador de Gestão Ambiental, Pedro Guilherme comenta que os laboratórios são bem equipados.jpeg

Conforme o coordenador do curso de Gestão Ambiental, Pedro Guilherme, a nota 4 do CPC reflete o conjunto de ações, bem como as condições da unidade. “Essas ações são representadas pela nota do Enade, em que os alunos obtiveram nota 3 – inédita desde 2010; do acervo da biblioteca do campus; dos equipamentos e da estrutura laboratorial, que ainda precisa ser melhorada; além do conjunto de docentes, referentes às respectivas titulações, áreas de atuação e publicações realizadas em revistas, congressos, seminários, etc”, detalha.

Para a soma do CPC, Também foi considerado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), cuja nota foi 4. “Esse dado busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], ou seja, o desenvolvimento do conhecimento agregado, após seu ingresso no curso de graduação avaliado”, explica Pedro.Rodrigo Lucena, diretor de Ensino do Campus Marechal fala em busca pela excelência no Campus Marechal.jpg

O diretor de Ensino do Campus Marechal, Rodrigo Lucena comentou que o resultado dá um gás a mais na busca pela melhoria contínua do curso. Conforme o docente, a otimização da matriz curricular do curso e sua aproximação ao mundo do trabalho, a integração das ações docentes, além da inovação social e ambiental são ações que devem levar o curso a conseguir a nota máxima no futuro.

“Sentimos orgulho dos nossos estudantes, pois sabemos do esforço que muitos fazem em continuar estudando e melhorando cada vez mais suas condições sociais e profissionais. E satisfação em fazer parte de uma ótima equipe de colegas servidores, pois nossos professores e técnicos administrativos estão de parabéns em fazer um curso cada vez melhor para nossos estudantes”, comemorou.