Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de Psicologia do Ifal lança e-book com dicas de como lidar com a quarentena

Livro digital está disponível no portal institucional

por Roberta Rocha publicado: 17/07/2020 20h31, última modificação: 20/07/2020 13h13

Quem segue o perfil @psicologiaifal no Instagram deve ter reparado no fluxo de postagens com teor psicoeducativo relacionadas ao período de pandemia. Mas a equipe de Psicologia do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, idealizadora do espaço, não se deteve às redes sociais para disseminar conteúdos acerca do tema. O grupo elaborou um livro digital com informações sobre como lidar com a quarentena, lançado em reunião virtual na última quarta-feira, 15.

A obra, que é uma coletânea dos materiais publicados no Instagram, recebeu o título "Psicologia e Pandemia: um guia prático de como lidar com a quarentena". Em mais de 200 páginas, são abordados temas como ansiedade, convivência familiar, violência doméstica e processo de luto, além de dicas de saúde mental; tudo produzido por profissionais da instituição.

"O livro é fruto de uma construção coletiva, de um trabalho de apoio emocional que o grupo de psicologia do Ifal vem realizando desde o início dessa fase [de quarentena]. A Covid-19 chegou de forma inesperada e nos impôs uma série de desafios. Um deles foi a reinvenção da forma como trabalhamos. A criação do @psicologiaifal se deu nesse contexto das primeiras experiências com o trabalho remoto e teve a intenção de servir como ponte para alcançar os estudantes no período de isolamento social", explica Fernanda Santos Fragoso, uma das psicólogas envolvidas na produção.

De acordo com ela, os conteúdos apresentados na rede social e no e-book da Psicologia do Ifal possuem forma leve, criativa e ilustrativa, mas sem perder a profundidade dos aspectos reflexivos que possuem determinadas temáticas.

Acesse o livro digital Psicologia e Pandemia.