Notícias
Edital de Inovação: empresas assinam termos para desenvolver projetos com o Ifal
Cinco empresas vão trabalhar em processos inovadores com o auxílio de pesquisadores da instituição
Nos próximos meses, cinco projetos inovadores começam a ser desenvolvidos em uma parceria do Instituto Federal de Alagoas com empresas do estado. Essa ação é pioneira na instituição e foi proposta pelo Edital de Inovação lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
Nessa quarta-feira, 8, os Termos de Execução de Projetos de Inovação foram assinados pelo reitor Carlos Guedes, pelas empresas e pelo vice-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa, a Fundepes, Jorge Brito. “É um dia de muita alegria. O Ifal é uma referência no estado e a gente precisa se aproximar mais das empresas. Esse diálogo com o setor produtivo, a busca de soluções em conjunto é importante para darmos um salto de qualidade nas nossas ações”, afirmou o reitor.
Vão ser desenvolvidos os seguintes projetos:
- Obtenção e caracterização de microcápsulas contendo extrato de própolis marrom da região de União dos Palmares;
- Reaproveitamento de resíduos de uma agroindústria a partir de compostagem para nutrição de plantas;
- Modelo de Viabilidade de Projeto de um sofá inteligente;
- Aplicativo do Baixo São Francisco;
- Marcenaria Laboratório: jornada para a indústria 4.0 em pequenos negócios.
No Edital de Inovação as empresas apresentaram as demandas, os pesquisadores propuseram soluções inovadoras e os projetos vão ser financiados pelo Ifal, com a gerência da Fundepes.
“Foi um trajeto longo e árduo para chegarmos aqui, mas é um grande ganho ter esse resultado, fechar esse ciclo. E essa aproximação representa um passo mais firme e avançado em direção às empresas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação”, disse a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira.
“É importante não só esse momento, mas a certeza de que trabalhos vão sair da academia para passar para a sociedade. É um papel fundamental para a Educação como um todo. Esperamos que o nosso projeto, assim como os demais, sejam no final bem apresentados e sejam sucesso como um todo, vamos trabalhar juntos para chegar no nosso objetivo”, concluiu o pesquisador Edison Camilo.
Participaram também do momento de assinatura dos Termos de Execução de Projetos de Inovação a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Danielle Clara Santana, a chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação, Sheyla Coelho, o analista de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, João Paulo Sorgato, e a diretora financeira da Fundepes, Taciana Melo dos Santos.