Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretaria Nacional aprova proposta do Ifal de centro de treinamento e pesquisa de futebol

Projeto prevê núcleos para a prática, investigação e divulgação da modalidade em Alagoas

por Jhonathan Pino publicado: 16/12/2020 12h06, última modificação: 16/12/2020 19h51

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi uma das instituições selecionadas pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor para participar do Programa Academia & Futebol. O resultado, divulgado nesta quarta-feira, 16, traz a aprovação da proposta do Ifal, para a criação e desenvolvimento de dois centros de prática de futebol, em Maceió e Coruripe, a oferta de treinamento para cerca de 200 adolescentes, além da promoção de uma formação continuada para professores, estudantes de Educação Física e profissionais de projetos sociais de futebol.

Ao elaborar a proposta Futebol Arte - Academia & Futebol”, o professor do Campus Coruripe, Ezequiel Müller, mais conhecido como “Xuxa”, buscou elencar atividades de pesquisa e extensão que dessem a oportunidade ao desenvolvimento de toda a cadeia profissional ligada às modalidades correlacionadas ao futebol em Alagoas. Com isso, serão beneficiadas também o beach soccer, o futsal, futebol 7 e o futevôlei.

O projeto irá receber R$ 250 mil para a realização das atividades. Ele provavelmente inicia em fevereiro de 2021 e terá uma duração de 24 meses: os três primeiros serão para a sua estruturação e os outros 21 para o desenvolvimento de atividades de treinamento, oferta de cursos de formação e o desenvolvimento de pesquisa.

Treino, formação e pesquisa

O treinamento dos adolescentes ocorrerá três vezes por semana nos campi Coruripe e Maceió, após um processo seletivo para os dois gêneros, masculino e feminino. Para isso, o projeto contará com dois treinadores, um deles já foi definido, Alysson Lima, professor do Campus Maceió.O professor Alysson Lima será o reinador do núcleo no Campus Maceió..jpg

Além da prática do futebol, Xuxa defende que o projeto será uma oportunidade para promover a inclusão de pessoas vulneráveis em um ambiente educacional de excelência. “O Ifal pode oferecer aos jogadores e familiares do projeto o acesso aos serviços prestados pela instituição em sua variedade de áreas, tais como, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Música, entre outros”, defendeu.

Já a oferta de cursos de formação para treinadores e profissionais da Educação Física ocorrerá em quatro unidades – Arapiraca, Maragogi, além de Coruripe e Maceió – com a intenção de atingir todo o Estado. Eles serão realizados nas áreas de Gestão no Futebol; Metodologias do Treinamento de Futebol para crianças e adolescentes (do sub-9, sub-11 e sub-13); Treinamento de Futebol (sub-17 e sub-20) e Análise do Desempenho no Futebol de Formação.

Para a realização daquelas atividades, além de treinadores e monitores, o projeto contará com o membro do Grupo de pesquisa em Performance Humana, da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Victor Amorim. Ele será responsável pelo andamento de pesquisas, como coleta, tabulação e análise dos dados, construção dos resumos e artigos científicos, com a intenção de produzir conhecimento a partir de um diagnóstico do futebol alagoano. Ezequiel Müller, ou apenas Xuxa, esperou o momento ideal para coordenar um projeto voltado a uma de suas grandes paixões, o futebol.jpg

“A principal justificativa para realizar pesquisas nesse âmbito está relacionada a escassez de investigações e publicações voltadas ao futebol no estado de Alagoas. Apesar da grande relevância do esporte no estado, de ter dois clubes de Série B do Campeonato Brasileiro e de possuir universidades públicas e privadas com cursos na área de Educação Física, isso não se reflete na quantidade e qualidade da produção científica usando o futebol e suas vertentes como objeto de estudo”, ressalta o coordenador do projeto.

Xuxa ainda reforça que a proposta já tem o apoio de representações desportivas do Estado. “Contamos também com a colaboração da Escola de Futebol da Federação Alagoana de Futebol, das secretarias municipais de Esporte de Maceió e Coruripe, da Secretaria Estadual de Lazer, Esporte e Juventude de Alagoas e das Federações de Futebol, Beach Soccer, Futebol 7, Futsal”, detalha.

Para o docente, toda a articulação foi pensada como forma superar a carência de ações conjuntas que poderiam contribuir para os envolvidos no esporte. “Neste caso, o projeto Futebol Arte do programa Academia & Futebol tem como objetivo interagir com clubes, federações, associações esportivas e escolas de formação para entender seus anseios e desenvolver pesquisas a partir dessa demanda”, pontua.