Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem projetos aprovados em chamada com foco na Economia 4.0

Ifal tem projetos aprovados em chamada com foco na Economia 4.0

por Jhonathan Pino publicado: 29/10/2020 19h15, última modificação: 29/12/2020 10h51

Três projetos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram aprovados na Seleção de projetos de Apoio ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0, realizada a partir da Chamada Pública 05/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O resultado saiu na noite desta quinta-feira, 29. A partir dele, cada uma das propostas ficou habilitada a receber um aporte de mais de R$ 233 mil para o desenvolvimento de infraestrutura e financiamento de bolsas de pesquisa.

Dois dos projetos selecionados são do Campus Arapiraca, a “Plataforma ciberfísica para irrigação inteligente (PC2I)”, proposto pelo docente Felipe Alencar, para a área de Agricultura 4.0 e “Uma plataforma para controle de eventos de saúde pública", coordenado pelo professor Tarsis Marinho, na área de Serviço 4.0. O terceiro é de Coruripe, o “Centro Inteligente de Manutenção Mecânica”, proposto pelo servidor Alex Aguiar, que obteve a 17ª colocação na área de Indústria 4.0.

Alex comentou que usou sua experiência como engenheiro na área de manutenção mecânica para elaborar um projeto que atendesse aos preceitos do edital, de ser comercializável, conter tecnologia 4.0, ter impacto social e ser inovativo. Ao também atuar na área como técnico, ele pôde constatar que apesar de ser comum o uso de softwares para medir o tempo médio de falha de uma máquina, em forma de estimativas, ainda não há um mecanismo que  possa garantir que a sua manutenção seja executada de um modo padrão, por qualquer integrante da equipe. O docente do Campus Coruripe, Alex Aguiar, é um dos coordenadores com projetos aprovados pelo Ifes.jpeg

“Nesse sentido, esse projeto tem como objetivo conceber uma bancada de manutenção inteligente, totalmente automatizada e repleta de sistemas de sensores e atuadores, além de uma Interface Homem Máquina (IHM), o que garantirá uma interação entre a bancada automatizada e o profissional que estará executando os devidos reparos em um determinado equipamento. Com isso, a prática de manutenção (o ato de concertar um equipamento será bem mais precisa e eficiente”, explica.

Em suma, o projeto irá facilitar as etapas da manutenção do equipamento, sem demandar de muita experiência de pessoal. “Com a implementação dessa bancada, a empresa que venha a adquiri-la não precisará se preocupar com capacitação do seu pessoal da equipe técnica de manutenção, pois a própria bancada irá instruir o mecânico e auxiliá-lo na tomada de decisões em como proceder em cada etapa da manutenção/reparo nos equipamentos”, detalha.

Felipe Alencar utilizou experiência em projeto de seu pós-doutoramento para elaborar proposta para o Capus Arapiraca.jpgFelipe Alencar também utilizou sua experiência no desenvolvimento do projeto Smart Water Management Platform (SWAMP), desenvolvido em parceria com outras universidades, para criar sua proposta para uma Plataforma Ciberfísica para Irrigação Inteligente que combinasse técnicas de Internet das Coisas e Inteligência Artificial. A ideia do docente do Campus Arapiraca é prover uma ferramenta capaz de aumentar a produtividade de plantios na agricultura, reduzindo desperdício hídrico e otimizando a utilização de recursos humanos.

“A experiência adquirida no projeto SWAMP nos permitirá investigar outros algoritmos de aprendizagem de máquina e em como combinar dados de sensores com as imagens obtidas pelos drones para prover uma melhor predição de irrigação”, comenta o docente.

Seu colega de unidade, Tarsis Marinho, também pensou em uma plataforma que auxiliasse à comunidade, mas com foco na gestão de recursos públicos. O projeto quer auxiliar autoridades de saúde pública de todas as esferas do poder público no processo de aquisição, de compilação, de monitoramento e de análise de dados epidemiológicos. Projeto elaborado por Tarsis Marinho busca auxíliar o poder público com omonitoramento e de análise de dados epidemiológicos.jpeg

“Dessa forma, por meio da transformação digital e da aplicação de técnicas de inteligência artificial e de visualização de dados, será possível fornecer os dados epidemiológicos mais precisos e em tempo real aos gestores de saúde. Portanto, a solução proposta tem o potencial de impactar diretamente no planejamento, na execução de políticas públicas de saúde, na tomada de decisão e na ineficiência do Estado no provimento de serviços de qualidade à população, promovendo um salto de qualidade e uma transformação na prestação dos serviços de saúde pública entregues à população”, planeja Tarsis, que deve contar com o auxílio do enfermeiro Evandro da Silva Melo, da Secretaria de Saúde Municipal de Arapiraca, para desenvolver a plataforma.

Pré-seleção no âmbito do Ifal

Para poder participar da chamada nacional do Ifes, os docentes foram sido selecionados anteriormente pelo Edital nº 09_2020 - Apoio ao empreendedorismo inovador com foco na economia 4.0. Além dos coordenadores do projeto, as equipes contarão com estudantes de nível superior e médio e parceiros da comunidade local.

Conforme a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, o desenvolvimento desses projetos estimulará a criação de empreendimentos, inovações e ambientes favoráveis à geração de novos negócios, “por meio de ações de pré-incubação e incubação, gerando impacto regional e social com a participação efetiva dos nossos estudantes”, pontuou.

O resultado do edital está aqui.