Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal entrega Cartão Pesquisador para apoio ao desenvolvimento de pesquisas
conteúdo

Notícias

Ifal entrega Cartão Pesquisador para apoio ao desenvolvimento de pesquisas

Dois programas de pós-graduação serão beneficiados com até R$ 70 mil

por Jhonathan Pino publicado: 16/10/2020 12h26, última modificação: 16/10/2020 12h43

Dois coordenadores de programas de pós-graduação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam nesta sexta-feira, 16, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), o Cartão Pesquisador, para a aquisição de bens, insumos e contratação de serviços como incentivo ao desenvolvimento de pesquisas desenvolvidas nos mestrados.

Por meio dele, Stoécio Malta, coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTec) e Isnaldo Barbosa, vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnologia (ProfEPT) poderão gerir a compra de insumos, equipamentos, pagamento de inscrição dos artigos em revistas e eventos científicos.

Os cartões foram emitidos em nome do Ifal, com identificação do portador (pesquisador), que opera com função crédito e tem como limite o valor de cada parcela recebida ou o valor total aprovado para o projeto de pesquisa, desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil.

Os dois programas beneficiados foram contemplados pela Chamada de Apoio à Pós-graduação Stricto Sensu do Ifal, que garante o valor de R$ 70 mil ao desenvolvimento de suas atividades. Com os cartões, eles poderão adquirir e contratar os serviços diretamente, sem passar por processos de licitação e pregão.

A pró-reitora da PRPPI, Eunice Palmeira, lembra que a ação visa a desburocratização e facilitará a aquisição de bens e insumos, “além da contratação de serviços necessários ao desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológica, desenvolvimento de tecnologia ou inovação, especificados nos projetos de pesquisa aprovados em edital lançado pela PRPPI”, detalhou.

Segundo Eunice, isso representa um avanço nas políticas de pesquisa da instituição. “Além dos editais já regulares de incentivo à pesquisa, qualificação e inovação, este ano o Ifal aprovou a Política de Concessão de Auxílio Financeiro a Pesquisador, Resolução Nº 28/CS/2020, e publicou a Portaria Nº 1898/GR/2020. Documentos que se complementam, onde o primeiro estabelece normas para concessão de auxílio financeiro aos pesquisadores vinculados ao Ifal, e o segundo estabelece as condições, os valores, os prazos e as responsabilidades para concessão do auxílio por meio de edital”, pontuou.