Notícias
Ifal entra em ranking de maiores depositantes nacionais em duas categorias do Inpi
Em ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi a única instituição de ensino do estado alagoano a configurar entre os cinquenta maiores depositantes nacionais residentes de 2019, em duas categorias: Desenhos Industriais e de Programas de Computador.
Para a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), o aumento no número de depósitos de propriedade intelectual foi resultado da atuação do Núcleo de Inovação e (NIT) junto aos pesquisadores do Ifal, uma ação que teve início em 2018 e que no ano seguinte totalizou 29 registros nas duas categorias mencionadas: sendo 11 desenhos industriais e 18 programas de computadores.
“Foi feito inicialmente um levantamento de ativos intelectuais passíveis de serem protegidos. Entramos em contato com os pesquisadores responsáveis e procedemos aos trâmites administrativos internos do Ifal, como por exemplo: emissão de empenho para pagamento de custos dos títulos de PI [propriedade Intelectual], padronização de procedimentos no NIT e junto à Proad [Pró-reitoria de Administração] para a celeridade desses pagamentos. Após isso, passamos aos trâmites administrativos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial”, comentou o professor Ricardo Ribeiro, atual coordenador do NIT.
O professor lembra que após o levantamento inicial, houve um acompanhamento mais efetivo dos projetos de pesquisa no Ifal, para que se pudesse identificar possíveis propriedades intelectuais a serem protegidas.
“Palestras e reuniões passaram a ser realizadas nos campi para apresentação das competências e ações do NIT, de forma que poderíamos ajudar aos pesquisadores na proteção intelectual de seus ativos”, reforça Ricardo.
A ex-coordenadora do Núcleo, Danielle Clara, reforça que o Ifal hoje se configura como único IF no ranking, na categoria de Desenhos Industriais, todos eles desenvolvidos no curso Tecnológico de Design de Interiores, no Campus Maceió . Ela lembra que isso é reflexo das ações de investimento do Ifal na promoção de pesquisas de cunho aplicado.
“A nossa meta é que a pesquisa tenha aplicabilidade, que ela não fique limitada à academia, mas atinja as necessidades do setor produtivo, como forma de melhoria econômica e social onde os IFs estão inseridos. O Ifal estar nesse ranking demonstra que está surtindo efeito toda a promoção de investimento em pesquisa e inovação, para que a nós possamos cumprir com a nossa existência, enquanto Instituto Federal, como também demonstra a qualidade de nossas pesquisas”, enfatiza Danielle.
Confira também: Alunos de Design de Interiores registram 11 desenhos industriais no Inpi;
Ifal registra no Inpi programas de computador desenvolvidos no Campus Penedo;
Inpi registra softwares desenvolvidos no Ifal que auxiliam pessoas em situações de emergência.