Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal entra em ranking de maiores depositantes nacionais em duas categorias do Inpi

por Jhonathan Pino publicado: 02/10/2020 12h11, última modificação: 02/10/2020 17h02

Em ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi a única instituição de ensino do estado alagoano a configurar entre os cinquenta maiores depositantes nacionais residentes de 2019, em duas categorias: Desenhos Industriais e de Programas de Computador.

Para a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), o aumento no número de depósitos de propriedade intelectual foi resultado da atuação do Núcleo de Inovação e (NIT) junto aos pesquisadores do Ifal, uma ação que teve início em 2018 e que no ano seguinte totalizou 29 registros nas duas categorias mencionadas: sendo 11 desenhos industriais e 18 programas de computadores.

“Foi feito inicialmente um levantamento de ativos intelectuais passíveis de serem protegidos. Entramos em contato com os pesquisadores responsáveis e procedemos aos trâmites administrativos internos do Ifal, como por exemplo: emissão de empenho para pagamento de custos dos títulos de PI [propriedade Intelectual], padronização de procedimentos no NIT e junto à Proad [Pró-reitoria de Administração] para a celeridade desses pagamentos. Após isso, passamos aos trâmites administrativos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial”, comentou o professor Ricardo Ribeiro, atual coordenador do NIT.

O professor lembra que após o levantamento inicial, houve um acompanhamento mais efetivo dos projetos de pesquisa no Ifal, para que se pudesse identificar possíveis propriedades intelectuais a serem protegidas.

“Palestras e reuniões passaram a ser realizadas nos campi para apresentação das competências e ações do NIT, de forma que poderíamos ajudar aos pesquisadores na proteção intelectual de seus ativos”, reforça Ricardo.Os 11 desenhos industriais registrados foram desenvolvidos no Curso de Design de Interiores do  Campus Maceió.jpeg

A ex-coordenadora do Núcleo, Danielle Clara, reforça que o Ifal hoje se configura como único IF no ranking, na categoria de Desenhos Industriais, todos eles desenvolvidos no curso Tecnológico de Design de Interiores, no Campus Maceió . Ela lembra que isso é reflexo das ações de investimento do Ifal na promoção de pesquisas de cunho aplicado.

“A nossa meta é que a pesquisa tenha aplicabilidade, que ela não fique limitada à academia, mas atinja as necessidades do setor produtivo, como forma de melhoria econômica e social onde os IFs estão inseridos. O Ifal estar nesse ranking demonstra que está surtindo efeito toda a promoção de investimento em pesquisa e inovação, para que a nós possamos cumprir com a nossa existência, enquanto Instituto Federal, como também demonstra a qualidade de nossas pesquisas”, enfatiza Danielle.

Confira o ranking em anexo.

Confira também: Alunos de Design de Interiores registram 11 desenhos industriais no Inpi

Ifal registra no Inpi programas de computador desenvolvidos no Campus Penedo;

Inpi registra softwares desenvolvidos no Ifal que auxiliam pessoas em situações de emergência.