Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal concederá cerca de R$ 1 milhão a estudantes em Auxílios da Assistência Estudantil

Instrução Normativa regulamenta o pagamento de bolsas e auxílios durante a suspensão das atividades acadêmicas
por Elaine Rodrigues publicado: 27/04/2020 16h22, última modificação: 28/04/2020 09h42

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está trabalhando em programas de Auxílio da Assistência Estudantil nesse período de suspensão de atividades acadêmicas. Em breve, a instituição vai conceder o total de R$ 926.038,72 a estudantes em situação de vulnerabilidade, valor referente ao total dos auxílios relacionados ao mês de abril.

O pagamento de bolsas e auxílios é regulamentado pela Instrução Normativa 02/2020 da Pró-Reitoria de Ensino, durante o período de suspensão do calendário acadêmico. De acordo com o documento, só podem ser atendidos pelos programas de seleção os estudantes em situação de vulnerabilidade, regularmente matriculados em cursos presenciais de nível médio e nível superior que tenham passado por processo de seleção.

“Os estudantes que já recebiam o auxílio permanência vão continuar recebendo se a seleção estiver vigente, mas o auxílio terá valor único de R$ 130. Novos estudantes também poderão ser beneficiados, a partir de novos editais, caso o campus utilize o cadastro 2019. Nos campi em que a seleção foi finalizada, será utilizado o cadastro 2020”, explica a diretora de Políticas Estudantis, Emanuelle Gaia.

Os editais para a seleção neste período, para os campi com cadastro de 2019, estão sendo finalizados pelo grupo de Assistentes Sociais do Ifal.

A Instrução Normativa registra também que, caso o estudante receba o auxílio e não retorne às aulas ou se desligue do Ifal, o valor deverá ser devolvido pela Guia de Recolhimento da União. E caso o estudante não pretenda retornar às aulas, deve entrar em contato com o setor de Serviço Social do campus.