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Sigepe

por Elaine Rodrigues publicado 05/05/2020 09h34, última modificação 05/05/2020 09h34

Há quatro anos, o Governo Federal lançou o Sigepe Mobile, um aplicativo desenvolvido para uso dos servidores, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal - GDF, que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo SIAPE.

Nele estão disponibilizadas algumas funcionalidades referentes aos dados cadastrais e funcionais dos servidores, tais como:

- consulta aos dados da sua Unidade Gestora;

- histórico dos rendimentos e descontos anuais, desde o início da sua carreira;

- consulta de dependentes (dados cadastrais);

- consulta de afastamentos do servidor;

- consulta de inconsistências cadastrais;

- notificação e consulta da prévia do contracheque;

- carteira funcional digital (desenvolvida pelo Ministério da Economia, em parceria com o Serpro, seguindo o padrão utilizado na Carteira Nacional de Habilitação e no Documento Nacional de Identificação).

O aplicativo ainda oferece a consulta e o download do demonstrativo de rendimento anual, como também do comprovante de pensão alimentícia e do comprovante de diárias e ajuda de custo, além da consulta de férias. Atualmente tem sido utilizado por mais de 670 mil servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas.

Todas essas informações estão acessíveis, por meio do dispositivo móvel. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store.

Para quem vai realizar o primeiro acesso, é importante criar uma senha no Sigac. 

Acesse gestaodeacesso.planejamento.gov.br e realize o procedimento de 1º acesso. Em caso de dúvidas sobre a sua utilização, acesse a página de Dúvidas Frequentes, pelo Portal do Servidor, ou entre em contato pela Central SIPEC.

 

Fonte: Portal do Servidor, 2020.