conteúdo

Pós-graduação

por Jhonathan Pino publicado 15/04/2020 10h23, última modificação 26/11/2020 14h40

Esta seção tem o objetivo de apresentar as principais regulamentações internas e externas, que envolvem a Pós-Graduação do Ifal.

TipoDescrição
Resoluções e deliberações
  1. Resolução Nº 21/CS/2019, que aprova a Regulamentação Geral do Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas.
  2. Regulamento Geral do Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas.
  3. Resolução Nº 01/CNE/2018, que estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, e dá outras providências.
  4. Resolução Nº 2/CN2/2014, que institui o cadastro nacional de oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) das instituições credenciadas no Sistema Federal de Ensino.
  5. Resoluções nº 39/CS/2019 e 40/CS/2019, que regulamentam a concessão de afastamento de servidoras/es para participar de cursos de pós-graduação stricto sensu e de pós-doutorado no País e no exterior, respectivamente.
  6. Deliberação nº 42/CEPE/2015, que aprova o regulamento para implantação dos colegiados dos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pelo instituto Federal de Alagoas.
  7. Deliberação nº 49/CEPE/2016, que aprova a regulamentação da oferta de componentes curriculares ministrados nos cursos de graduação presenciais ofertados pelo Ifal, que utilizam a modalidade semipresencial.
Instruções e orientações normativas
  1. Instrução normativa nº 1/2014, que estabelece prazo para o cumprimento da Resolução n° 2, de 12 de fevereiro de 2014, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação - CES/CNE.
  2. Instrução normativa nº 1/2015, que estabelece os procedimentos para o cumprimento da Instrução Normativa nº 1, de 16 de maio de 2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.
  3. Orientação normativa nº 02/PRPI/IFAL/2018, que estabelece orientações sobre a Política de Ações Afirmativas para negras/os, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, nos Cursos de Pós-Graduação lato e stricto sensu no âmbito do Instituto Federal de Alagoas.
  4. Orientação Normativa nº 01/2020,  que Normatiza os procedimentos relativos à submissão, à análise, à publicação e à divulgação dos Editais de Seleção e Admissão para ingresso regular nos cursos de Pós-Graduação do Ifal.
Orientações e documentos diversos
  1. Portaria Nº 2337/GR, que dispõe sobre os procedimentos para emissão, registro e expedição de certificados e diplomas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).
  2. Portaria nº 1483/GR/2012, que orienta o processo de elaboração, apresentação e avaliação de Trabalho de Conclusão dos Cursos do Ifal.
  3. Portaria nº 3128/GR/2018, que estabelece procedimentos para análise de solicitação de prorrogação de prazo máximo para integralização curricular e consequente autorização de emissão de diploma em cursos técnicos de nível médio, de graduação e pós-graduação lato sensu e dá outras providências.
  4. Portaria nº 1248/GR/2018, que estabelece as diretrizes de entrega dos trabalhos acadêmicos e técnico-científicos no âmbito das bibliotecas do Ifal.
  5. Orientações para submissão de propostas de implantação de novos cursos de pós-graduação lato sensu e seus anexos.
  6. Formulário para solicitação de implantação de novos cursos de pós-graduação lato sensu.
  7. Check list para avaliação da implantação de cursos de pós-graduação.
  8. Modelo de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para pós-graduação lato sensu
  9. Projeto Político Pedagógico Institucional.
  10. Termo de Adesão - Docente voluntário (pós-graduação lato sensu).
  11. Normas de Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.
  12. Regimento Geral do Ifal.
  13. Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifal (2019-2023).
Legislação
  1. Lei nº 12.711, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
Projeto Pedagógico
  1. Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento Organizacional    (Benedito Bentes).
  2. Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu em Docência na educação profissional (EAD).
  3. Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Meio Ambiente (Marechal Deodoro)
  4. Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu em Ensino das Ciências e Matemática (Arapiraca).
  5. Projeto Pedagógico do curso de pós-graduação lato sensu em Linguagem e Práticas Sociais (Arapiraca e Murici).