Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Comitê de Ética em Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa

por João Sorgato publicado 09/09/2020 18h51, última modificação 14/10/2021 12h41

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos do Instituto Federal de Alagoas (CEPSH/Ifal) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter deliberativo, consultivo e educativo, fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica e criado para defender os interesses dos/as participantes da pesquisa em sua integridade dos valores, dos direitos e dos deveres para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos nas diferentes áreas do conhecimento e com os princípios básicos do Ifal. Foi implantado a partir da Resolução nº 23/CS/2018, de 12 de novembro de 2018 que aprovou o Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa no âmbito do Ifal (alterado pela Resolução nº 33/CS/2020), e com a Portaria 683/GR/2019, de 20 de março de 2019, nomeando os integrantes do CEPSH/Ifal (atualizada pela Portaria Nº 2359/GR/2021, de 04 de agosto de 2021).

O CEPSH/Ifal obteve a aprovação e registro inicial, oficializado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), conforme comunicação recebida em 09 de março de 2021 e Despacho Conep 0019230622.  Desde 07/09/2021 está registrado junto à Plataforma Brasil sob o nº 195 - Instituto Federal de Alagoas.

O responsável pela proposta de projeto de pesquisa envolvendo coleta de dados em seres humanos deve seguir as orientações do Comitê de Ética em Pesquisa desta Instituição e acessar a Plataforma Brasil para dar início ao processo de autorização de pesquisa.

Deve-se destacar que a Folha de Rosto para Protocolo de Pesquisa, oriundo do Ifal, submetido à análise do Comitê de Ética em Pesquisa, deve ser assinada pela/o Pró-reitora/or de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, no âmbito da Reitoria, e à/ao Diretora/or Geral, no âmbito dos campi, do projeto de pesquisa que esteja a este vinculado, conforme Portaria nº 1710/GR/Ifal, de 3 de junho de 2021.

Vale salientar que a pesquisa só poderá iniciar a coleta de dados depois da emissão do certificado de autorização fornecido pela Coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa, conforme deliberado em parecer consubstanciado pelo colegiado do Comitê.

Coordenador: Gilson Oliveira dos Santos
Vice-Coordenadora: Jakelline Cipriano dos Santos Raposo
Secretária: Rêmia Vasconcellos Cavalcanti
Email: eticaempesquisa@ifal.edu.br

Localização: Rua Dr. Odilon Vasconcelos, nº 103, 4º andar, sala 404 – Bairro:  Jatiúca, Maceió, Alagoas.
Atendimento ao Público: Segunda à Sexta das 08h às 12h (Não há expediente presencial no momento)