Esta seção tem o objetivo de apresentar as principais regulamentações internas e externas, que envolvem a Pós-graduação do Ifal.
Tipo | Descrição |
Resoluções e deliberações |
- Resolução Nº 113/2022/CEPE/IFAL, que aprova a Regulamentação Geral do Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas.
- Resolução Nº 01/CNE/2018, que estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, e dá outras providências.
- Resolução Nº 2/CN2/2014, que institui o cadastro nacional de oferta de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) das instituições credenciadas no Sistema Federal de Ensino.
- Resoluções nº 39/CS/2019 e 40/CS/2019, que regulamentam a concessão de afastamento de servidoras/es para participar de cursos de pós-graduação stricto sensu e de pós-doutorado no País e no exterior, respectivamente.
- Deliberação nº 42/CEPE/2015, que aprova o regulamento para implantação dos colegiados dos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pelo instituto Federal de Alagoas.
- Deliberação nº 49/CEPE/2016, que aprova a regulamentação da oferta de componentes curriculares ministrados nos cursos de graduação presenciais ofertados pelo Ifal, que utilizam a modalidade semipresencial.
|
Instruções e orientações normativas |
- Instrução normativa nº 1/2014, que estabelece prazo para o cumprimento da Resolução n° 2, de 12 de fevereiro de 2014, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação - CES/CNE.
- Instrução normativa nº 1/2015, que estabelece os procedimentos para o cumprimento da Instrução Normativa nº 1, de 16 de maio de 2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.
- Orientação normativa nº 02/PRPI/IFAL/2018, que estabelece orientações sobre a Política de Ações Afirmativas para negras/os, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, nos Cursos de Pós-Graduação lato e stricto sensu no âmbito do Instituto Federal de Alagoas.
- Orientação Normativa nº 01/2020, que Normatiza os procedimentos relativos à submissão, à análise, à publicação e à divulgação dos Editais de Seleção e Admissão para ingresso regular nos cursos de Pós-Graduação do Ifal.
|
Orientações e documentos diversos |
- Portaria Nº 2337/GR, que dispõe sobre os procedimentos para emissão, registro e expedição de certificados e diplomas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).
- Portaria nº 1483/GR/2012, que orienta o processo de elaboração, apresentação e avaliação de Trabalho de Conclusão dos Cursos do Ifal.
- Portaria nº 3128/GR/2018, que estabelece procedimentos para análise de solicitação de prorrogação de prazo máximo para integralização curricular e consequente autorização de emissão de diploma em cursos técnicos de nível médio, de graduação e pós-graduação lato sensu e dá outras providências.
- Portaria nº 1248/GR/2018, que estabelece as diretrizes de entrega dos trabalhos acadêmicos e técnico-científicos no âmbito das bibliotecas do Ifal.
- Orientações para submissão de propostas de implantação de novos cursos de pós-graduação lato sensu e seus anexos.
- Formulário para solicitação de implantação de novos cursos de pós-graduação lato sensu.
- Check list para avaliação da implantação de cursos de pós-graduação.
- Modelo de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para pós-graduação lato sensu
- Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) encontra-se disponível no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI atual.
- Termo de Adesão - Docente voluntário (pós-graduação lato sensu).
- Normas de Organização Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.
- Regimento Geral do Ifal.
- Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifal (2019-2023).
- Regulamentos quanto à concessão de diárias e à emissão de passagens, nacionais e internacionais
-
Fluxograma para solicitação de diárias - Docentes vinculados aos cursos de pós-graduação do IFAL
|
Legislação |
- Lei nº 12.711, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
|