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Projetos de Extensão 2024

por Antonio Santos publicado 23/05/2024 11h36, última modificação 30/01/2025 12h28

A matemática nos jogos e brincadeiras no 5º ano do ensino fundamental

          Neste projeto, foram explorados jogos, brincadeiras, desafios e dinâmicas matemáticas, utilizando tanto os jogos disponibilizados pela escola quanto aqueles criados pela bolsista em colaboração com os alunos, a partir de materiais reciclados. O projeto proporcionou uma revisão dos principais conteúdos abordados em séries anteriores ao quinto ano, seguida do estudo de novos conceitos da série atual, de maneira lúdica, divertida e envolvente. Esse enfoque contribuiu significativamente para o aprimoramento do aprendizado dos alunos, apoiou o trabalho dos professores em suas aulas e proporcionou uma abordagem inovadora e atrativa para o ensino da matemática. (Leia mais).

Coordenador: FLAVIO FABIANO PASCIENCIA TORRES

 

ALGIBE SUSTENTÁVEL

          O projeto ALGIBE SUSTENTÁVEL foi desenvolvido em duas escolas municipais de Satuba - AL, e incluiu tanto aulas teóricas quanto práticas sobre a captação e o reuso da água da chuva proveniente de sistemas de ar condicionado. O trabalho demonstrou aos estudantes como canalizar essa água e reutilizá-la para fins não potáveis, como a limpeza de pisos e a irrigação de jardins, promovendo a conscientização sobre a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos hídricos. (Leia mais)

Coordenador: JOSE ANDRE CUSTODIO DA SILVA

 

Apoio a ações de educação ambiental no CMEI mestra Virgínia.

          O projeto de extensão "Apoio a ações de educação ambiental, no CMEI mestra Virgínia", no Bairro Rio Novo, Maceió, teve como objetivo fornecer às crianças atendidas pelo CMEI, conhecimentos essenciais sobre olericultura, diferenciação entre diversos tipos de plantas, variabilidade de plantas, diferenças entre formas e tamanhos, incentivando-os a aprender sobre o cultivo de plantas e os benefícios associados a essa prática, além da interação entre plantas e animais. As atividades foram integradas em momentos práticos e demonstrativos, visando desenvolver a percepção crítica a respeito do ambiente em que os cercam, promovendo o contato com a natureza e a educação ambiental. Nesse sentido, o projeto de extensão apresentou o cultivo orgânico de hortaliças e frutíferas, além de incorporar a presença de animais (aves), incrementando o aprendizado infantil e integração das crianças com o meio ambiente. (Leia mais)

Coordenador: GABRIEL DE LIMA FAUSTINO

 

Capacitação de mulheres agricultoras familiares para o fortalecimento coletivo

          O empoderamento das mulheres é uma estratégia que visa a sua sobrevivência dentro de vários cenários, sendo o principal a resistência do existir. Dentre as mais diversas áreas do conhecimento a mulher vem desafiando os obstáculos, tendo que provar suas capacidades, como força, competência, inteligência para ser inserida em locais de trabalho e ocupar esses espaços, independente da hierarquia. A importância do fortalecimento dessas mulheres é urgente, pois são elas que fazem acontecer a agricultura familiar, são elas responsáveis direta e indiretamente pela elaboração e realização dos afazeres da casa, dos filhos, da produção e comercialização de produtos, além da responsabilidade do controle financeiro da casa e das comercializações. Desta forma, a ação consiste em capacitar por meio de mini-cursos, oficinas e treinamentos que possam atender as demandas do grupo de mulheres que estão no acampamento Mariele.

Coordenadora: TAMARA LUCIA DOS SANTOS SILVA

 

Cem Contos para Contar no Ensino Fundamental: A Leitura como Competência para Aprendizagem

          Acredita-se que a leitura de contos é uma forma prazerosa e eficiente de ampliar o repertório cultural e desenvolver habilidades como a capacidade de interpretação, análise crítica e reflexão sobre o cotidiano dessas mulheres. A proposta do projeto foi fomentar a leitura de contos entre estudantes do ensino fundamental, por meio de encontros para discussão e troca de ideias sobre diferentes obras literárias. Para alcançar esses objetivos, foram realizados encontros quinzenais em que foram apresentados diferentes contos selecionados previamente, com a participação da coordenação do projeto e mediação de voluntários. Os encontros foram realizados de forma presencial, no espaço cedido pela Escola Municipal de 1º Grau Josefa Silva Costa, e também tiveram encontros no Campus Satuba. (Leia mais)

Coordenador: MANOEL SANTOS DA SILVA

 

Clube de Ciências: Práticas para Escola Quilombola

          O presente projeto visa possibilitar aos professores de uma escola municipal, uma interação para aperfeiçoar habilidades relacionadas à cognição, à resolução de problemas, à elaboração e desenvolvimento de projetos, com trabalho em equipe e colaborativo, buscando a construção da Alfabetização na Ciência utilizando-se de práticas de laboratórios. 

Coordenador: RUI FERNANDO DA SILVA

 

Ecodetergente: Utilização de óleo vegetal para preparação de detergente biodegradável

          A produção de alimentos, que visa atender a demanda de desenvolvimento da sociedade, tem contribuído de forma acentuada para a poluição ambiental. Neste contexto, óleos utilizados no preparo de alimentos fritos são extremamente nocivos aos ambientes aquáticos, devido a serem de difícil degradação e remoção. Como alternativa de reaproveitamento, os mesmos podem ser utilizados para produção de biodiesel, bem como na fabricação artesanal de sabões e detergentes. Nessa perspectiva, o trabalho teve como objetivo principal a fabricação artesanal de detergente biodegradável utilizando óleo vegetal residual ou limpo. (Leia mais)

Coordenador: CÍCERO DE OLIVEIRA COSTA

 

Identidade, Cultura e Resistência Afro-Brasileira: reflexões e vivências através da Arte/Cinema na educação básica

          O projeto intitulado “Identidade, Cultura e Resistência Afro-Brasileira: reflexões e vivências através da Arte/Cinema na educação básica” teve como objetivo fomentar a reflexão sobre uma educação antirracista e estimular o processo de (re)construção da identidade negra dos participantes por meio do Cinema. Ao abordar a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial, o projeto contribuiu significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, ao tratar de uma questão essencial para a sociedade brasileira. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do município de Satuba, o projeto teve como foco a transformação da perspectiva dos alunos em relação à diversidade e à valorização da cultura negra. (Leia mais).

Coordenadora: ANNE DELLY GOMES LEAO

 

IFAL ECOSOL: Beneficiamento de Frutas de Feirantes da Cidade de Satuba: A Polpa de Frutas como Fonte de Renda Extra

          A demanda global por opções de alimentos e bebidas nutritivas e convenientes impulsionou a indústria de processamento de frutas e vegetais. Dentro deste setor, a fabricação de polpa e suco desempenha um papel significativo, oferecendo aos consumidores uma maneira refrescante e saudável de incorporar frutas em suas dietas. A vida útil da polpa de fruta é maior do que a da fruta fresca. A polpa de fruta congelada ou resfriada retém todas as vitaminas, minerais e proteínas obtidas após o processamento da polpa. Desta forma, o presente projeto teve por objetivo conscientizar os comerciantes de frutas na cidade de Satuba a evitar o desperdício no processo de maturação, de maneira que eles pudessem produzir polpa de frutas e gerar renda para a sua família, além de construir conhecimento e tecnologia socioambientais. Este ação foi desenvolvida pela incubadora Ecosol - Campus Satuba. (Leia mais)

Coordenador: ANTONIO CARLOS SILVA DOS SANTOS

 

Ifal em Utinga

         

O projeto IF Utinga foi realizado na Escola Municipal Marieta Leão, Rio Largo – AL, onde deu continuidade ao projeto anterior realizado em 2023 na mesma escola. Os alunos contemplados receberam visitas técnicas da equipe do projeto semanalmente, durante as quais foram realizadas aulas teóricas e práticas sobre cultivo de hortaliças, macaxeira e feijão de corda, sendo instruídos à adoção de técnicas agrícolas visando à sua maior produtividade de forma sustentável e sem uso de agrotóxicos. (Leia mais)

Coordenador:  JOSE ANDRE CUSTODIO DA SILVA

 

Noções Básicas de Horticultura e Plantas Medicinais para Jovens Acolhidos na Casa Dom Bosco

          O projeto de extensão "Noções Básicas de Horticultura e Plantas Medicinais para Jovens acolhidos na Casa Dom Bosco", no Bairro Santa Amélia, Maceió, teve como objetivo fornecer aos jovens participantes conhecimentos básicos sobre horticultura e plantas medicinais, incentivando-os a aprender sobre o cultivo de plantas e os benefícios associados a essa prática. As atividades foram integradas em momentos teóricos e práticos, visando orientá-los a cuidar de plantios caseiros ou urbanos, de pequeno porte, promovendo o contato com a natureza, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. (Leia mais)

CoordenadorMANOEL SANTOS DA SILVA

 

OLHAR ANIMAL- One Health

          A escassez de políticas públicas voltadas para a causa animal tem contribuído para o aumento do número de animais em situação de rua, gerando impactos negativos na saúde animal, ambiental e pública, configurando, assim, um risco à saúde única. O projeto OLHAR ANIMAL - One Health teve como objetivo promover mudanças tanto na própria instituição quanto nos diversos setores da sociedade, por meio da construção e aplicação de conhecimentos, além de outras ações acadêmicas e sociais. A equipe do projeto realizou palestras com estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual localizada em Satuba, Alagoas, abordando temas relacionados à saúde única, com ênfase em zoonoses, guarda responsável, políticas públicas, bem-estar animal e crimes contra a fauna. Dessa forma, o projeto possibilitou a conscientização dos alunos sobre questões relevantes para a causa animal e a sustentabilidade no município. (Leia mais)

Coordenadora: JANA KELLY DOS SANTOS

 

Plantio de Mudas e Hortaliças: Ferramenta de Ação Ambiental e Social na Escola Maria Carmelita Cardoso Gama – Maceió-AL

          A proposta da ação teve como objetivo estabelecer uma conexão prática entre o conhecimento adquirido no IFAL Campus Satuba e sua aplicação na ESCOLA MUNICIPAL MARIA CARMELITA CARDOSO GAMA, em Maceió-AL. A ação foi voltada para orientar crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental sobre o processo técnico de produção de mudas de hortaliças, além de ensiná-las a incorporá-las no seu consumo diário. (Leia mais)

CoordenadorADALBERTO DA SILVA SANTOS

 

Plantio de Mudas e Hortaliças: Ferramenta de Ação Ambiental e Social na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Maribondo-Al

          A ação consistiu em orientar crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental sobre como produzir de forma técnica mudas de hortaliças e como utilizá-las em seu consumo diário. A proposta esteve em conformidade com a área temática de Meio Ambiente: educação ambiental, atendendo a todas as diretrizes da extensão do IFAL, uma vez que contribuiu para estabelecer vínculo e troca de saberes com a sociedade. A ação permitiu a interação entre servidores e alunos do IFAL com a comunidade externa, além de buscar compreender os interesses e necessidades de funcionários, estudantes e familiares de outra instituição.(Leia mais).

CoordenadorADALBERTO DA SILVA SANTOS

 

 

Plantio de Mudas e Hortaliças: Ferramenta de Ação Ambiental e Social na Escola Nossa Senhora Rainha da Paz em Joaquim Gomes-AL

          O projeto tem como objetivo a orientação de crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental sobre como produzir de forma técnica mudas de hortaliças e sobre como as utilizar em seu consumo diário. A presente proposta está em conformidade com a área temática de Meio Ambiente: educação ambiental, e atende todas as diretrizes da extensão do IFAL, uma vez que contribui e estabelece vínculo e troca de saberes com a sociedade; permite a interação entre servidores e alunos do IFAL com a comunidade externa; procura compreender interesses e necessidades de funcionários e estudantes, além de familiares de outra instituição.

CoordenadorADALBERTO DA SILVA SANTOS

 

 

Práticas Sustentáveis e Extensão Tecnológica na Produção Animal.

          O acompanhamento técnico é um importante meio de levar aos agricultores familiares as informações necessárias ao desenvolvimento e melhoramento de práticas agropecuárias, visando à geração de emprego e renda na propriedade rural. Além disso, a extensão rural possui um caráter coletivo, sendo um processo educacional que transfere conhecimentos e tecnologia para as famílias. O presente projeto teve como objetivo a realização de visitas, cadastro de produtores e assistência técnica a criadores de animais da região, dando ênfase à abordagem de práticas sustentáveis na criação, manejo adequado e bem-estar dos animais nas unidades produtoras. (Leia mais)

CoordenadorNELSON VIEIRA DA SILVA MEIRELLES

 

Produção de fogão solar para processamento de alimento

          Uma das estratégias de utilização da energia solar é a captação dos raios solares ultravioleta e transformá-los em radiação infravermelha. Baseado neste processo, os raios solares podem ser direcionados por uma superfície côncava a um determinado ponto. As superfícies côncavas, cobertas por espelhos, contínuos ou recortados, tem um grande potencial de liberação de energia térmica. Contudo, apresentam problemas técnicos, tais como: são pesados, são caros e podem provocar acidentes durante o manuseio. Assim, o presente projeto teve como objetivo construir fogões solares, a partir de antenas parabólicas de diferentes diâmetros, realizando a desidratação de alimentos e o aquecimento de água para o processamento alimentar. (Leia mais)

Coordenador: RUI FERNANDO DA SILVA

 

Revisando Matemática básica para o exame de seleção do IFAL

          Esse projeto visa revisar os conteúdos de Matemática básica do ensino fundamental II. O público-alvo são alunos do 9° ano de uma escola de educação básica em Satuba. Esses alunos pretendem fazer o exame de seleção do IFAL. Utilizaremos os seguintes métodos: • Resolução de problemas; • Uso de aplicativos e softwares matemáticos para aprendizagem Matemática. O aporte teórico baseia-se na resolução de problemas de George Polya e no uso das ferramentas tecnológicas e digitais necessárias ao ensino. Por fim, acreditamos que a interação e a troca de experiências entre a bolsista e os alunos contribuirá na consolidação do conhecimento Matemático de ambas as partes.

Coordenador: HUGO SILVA LEAO

 

Shows de ciências no nono ano do ensino fundamental

          Uma fala recorrente dos alunos é a falta de afinidade e dificuldade de compreensão nas disciplinas englobadas pela área das ciências para isso, é que em sua maior parte, elas são ensinadas de maneira teórica, sem demonstrações experimentais ou atividades lúdicas como jogos, filmes e aulas em laboratório. Portanto, nosso projeto tem como primeiro objetivo amenizar tais dificuldades, para os alunos do nono ano, no início do ensino de ciências, fornecendo uma melhor visualização e compreensão desta através de pequenos shows. Ademais, estamos interagindo de forma sistematizada com a comunidade externa, por intermédio da participação das/os servidoras/es e estudantes do Ifal. Deve-se ressaltar ainda, que este projeto é continuidade de outro projeto de mesmo título do edital anterior. Em dois anos de projeto, trouxemos cerca de 20 alunos das escolas parceiras por ano para o nosso campus. Nesta nova fase do nosso projeto, vamos ofertar nos shows experimentos de ciências utilizando a aprendizagem criativa e a gamificação, com duração de cerca de duas horas no primeiro encontro (na escola parceira) e três horas no segundo encontro (no campus IFAL).

Coordenadora: ANA PAULA PERDIGAO PRAXEDES