Projetos de Extensão 2024
A matemática nos jogos e brincadeiras no 5º ano do ensino fundamental
Neste projeto serão trabalhados jogos, brincadeiras, desafios e dinâmicas matemáticas, utilizando os próprios jogos que a escola disponibiliza e também jogos confeccionados pela bolsista, juntamente com os alunos, utilizando material reciclado. A proposta inicial é revisar os principais conteúdos estudados em séries anteriores, para em seguida, começarmos a estudar os novos conceitos propostos na série atual, de forma lúdica, divertida e prazerosa, melhorando o aprendizado dos alunos, auxiliando o trabalho do professor em suas aulas e mostrando um olhar diferente para o ensino da matemática.
Coordenador: FLAVIO FABIANO PASCIENCIA TORRES
ALGIBE SUSTENTÁVEL
O projeto ALGIBE SUSTENTÁVEL será realizado em 2 escolas municipais de Satuba - AL. Haverá aulas teóricas e aulas práticas sobre a captação e o reuso da água da chuva. A captação de água das chuvas se dará por meio de um sistema de calhas já existente na escola, que serão acopladas por tubos de PVC (100 mm) para armazenar água e conectadas a uma torneira de jardim, materiais estes, que serão doados pela prefeitura do município de Satuba - AL (assinatura do prefeito da cidade em anexo). Todo o processo de confecção das cisternas de canos de PVC será realizada na sala de aula durante as aulas de artes. O presente trabalho demonstrará aos discentes como canalizar a água da chuva e reutilizar para fins não potáveis, como: a limpeza do piso e a irrigação de jardins.
Coordenador: JOSE ANDRE CUSTODIO DA SILVA
Apoio a ações de educação ambiental no CMEI mestra Virgínia.
O projeto de extensão "Apoio a ações de educação ambiental, no CMEI mestra Virgínia", no Bairro Rio Novo, Maceió, tem como objetivo fornecer às crianças atendidas pelo CMEI, conhecimentos essenciais sobre olericultura, diferenciação entre diversos tipos de plantas, variabilidade de plantas, diferenças entre formas e tamanhos, incentivando-os a aprender sobre o cultivo de plantas e os benefícios associados a essa prática, além da interação entre plantas e animais. As atividades serão integradas em momentos práticos e demonstrativos, visando desenvolver a percepção crítica a respeito do ambiente em que os cercam, promovendo o contato com a natureza e a educação ambiental. Nesse sentido, o projeto de extensão propõe-se apresentar cultivo orgânico de hortaliças e frutíferas, além de incorporar a presença de animais (aves), incrementando o aprendizado infantil e integração das crianças com o meio ambiente.
Coordenador: GABRIEL DE LIMA FAUSTINO
Capacitação de mulheres agricultoras familiares para o fortalecimento coletivo
O empoderamento das mulheres é uma estratégia que visa a sua sobrevivência dentro de vários cenários, sendo o principal a resistência do existir. Dentre as mais diversas áreas do conhecimento a mulher vem desafiando os obstáculos, tendo que provar suas capacidades, como força, competência, inteligência para ser inserida em locais de trabalho e ocupar esses espaços, independente da hierarquia. A importância do fortalecimento dessas mulheres é urgente, pois são elas que fazem acontecer a agricultura familiar, são elas responsáveis direta e indiretamente pela elaboração e realização dos afazeres da casa, dos filhos, da produção e comercialização de produtos, além da responsabilidade do controle financeiro da casa e das comercializações. Desta forma, a ação consiste em capacitar por meio de mini-cursos, oficinas e treinamentos que possam atender as demandas do grupo de mulheres que estão no acampamento Mariele.
Coordenadora: TAMARA LUCIA DOS SANTOS SILVA
Cem Contos para Contar no Ensino Fundamental: A Leitura como Competência para Aprendizagem
Este projeto de extensão tem como objetivo fomentar a leitura de contos entre estudantes do ensino fundamental, por meio de encontros para discussão e troca de ideias sobre diferentes obras literárias. Para alcançar esses objetivos, propõe-se a realização de encontros quinzenais em que são apresentados diferentes contos selecionados previamente, com a participação da coordenação do projeto e mediação de voluntários. Os encontros serão realizados de forma presencial, no espaço cedido pela Escola Municipal de 1º Grau Josefa Silva Costa, e também terão encontros no Campus Satuba para que alunos daqui também consigam participar presencialmente. Espera-se que este projeto possa contribuir para despertar o interesse pela leitura de alunos do ensino fundamental da escola parceira e alunos do Campus Satuba, e que seja um passo importante na construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Coordenador: MANOEL SANTOS DA SILVA
Clube de Ciências: Práticas para Escola Quilombola
O presente projeto visa possibilitar aos professores de uma escola municipal, uma interação para aperfeiçoar habilidades relacionadas à cognição, à resolução de problemas, à elaboração e desenvolvimento de projetos, com trabalho em equipe e colaborativo, buscando a construção da Alfabetização na Ciência utilizando-se de práticas de laboratórios.
Coordenador: RUI FERNANDO DA SILVA
Ecodetergente: Utilização de óleo vegetal para preparação de detergente biodegradável
A produção de alimentos, que visa atender a demanda de desenvolvimento da sociedade, tem contribuído de forma acentuada para a poluição ambiental. Neste contexto, óleos utilizados no preparo de alimentos fritos são extremamente nocivos aos ambientes aquáticos, devido a serem de difícil degradação e remoção. Como alternativa de reaproveitamento, os mesmos podem ser utilizados para produção de biodiesel, bem como na fabricação artesanal de sabões e detergentes. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo principal a fabricação artesanal de detergente biodegradável utilizando óleo vegetal residual ou limpo.
Coordenador: CICERO DE OLIVEIRA COSTA
Identidade, Cultura e Resistência Afro-Brasileira: reflexões e vivências através da Arte/Cinema na educação básica
O projeto intitulado “Identidade, Cultura e Resistência Afro-Brasileira: reflexões e vivências através da Arte/Cinema na educação básica” tem como objetivo refletir sobre uma educação antirracista e estimular o processo de (re)construção da identidade negra das/os por meio do Cinema, contribuindo com o processo ensino-aprendizagem dos estudantes ao abordar uma questão fundamental para a sociedade brasileira: a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial. A metodologia proposta será realizada através de estudos, exibição de filmes que tenham negros/as como protagonistas, e discussão sobre a questão racial expressa nos filmes infanto-juvenis nacional e internacional, oficinas de expressão corporal, montagem, ensaios e apresentação de um musical a partir da trilha sonora dos filmes estudados, roda de conversas, compondo um rol de atividades que possibilitarão uma reflexão sobre o tema.
Coordenadora: ANNE DELLY GOMES LEAO
IFAL ECOSOL: Beneficiamento de Frutas de Feirantes da Cidade de Satuba: A Polpa de Frutas como Fonte de Renda Extra
A demanda global por opções de alimentos e bebidas nutritivas e convenientes impulsionou a indústria de processamento de frutas e vegetais. Dentro deste setor, a fabricação de polpa e suco desempenha um papel significativo, oferecendo aos consumidores uma maneira refrescante e saudável de incorporar frutas em suas dietas. A vida útil da polpa de fruta é maior do que a da fruta fresca. A polpa de fruta congelada ou resfriada retém todas as vitaminas, minerais e proteínas obtidas após o processamento da polpa. Desta forma, o presente projeto tem por objetivo conscientizar os comerciantes de frutas na cidade de Satuba a evitar o desperdício no processo de maturação, de maneira que eles possam produzir polpa de frutas e gerar renda para a sua família, além de construir conhecimento e tecnologia socioambientais.
Coordenador: ANTONIO CARLOS SILVA DOS SANTOS
Ifal em Utinga
O projeto visa a realização de aulas teóricas e práticas sobre cultivo de hortaliças, macaxeira e feijão de corda, sendo instruídos à adoção de técnicas agrícolas visando a sua maior produtividade de forma sustentável e sem uso de agrotóxico. Além disso, em uma área de 20 m² cedida pela escola será instalada a unidade de produção para práticas. Esta área servirá de unidade amostral, para que seja aberta ao público e sirva de modelo para ser multiplicada nos sítios da comunidade local.
Coordenador: JOSE ANDRE CUSTODIO DA SILVA
Noções Básicas de Horticultura e Plantas Medicinais para Jovens Acolhidos na Casa Dom Bosco
O projeto de extensão "Noções Básicas de Horticultura e Plantas Medicinais para Jovens acolhidos na Casa Dom Bosco", no Bairro Santa Amélia, Maceió, tem como objetivo fornecer aos jovens participantes conhecimentos básicos sobre horticultura e plantas medicinais, incentivando-os a aprender sobre o cultivo de plantas e os benefícios associados a essa prática. As atividades serão integradas em momentos teóricos e práticos, visando orientá-los a cuidar de plantios caseiros ou urbanos, de pequeno porte, promovendo o contato com a natureza, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Coordenador: MANOEL SANTOS DA SILVA
OLHAR ANIMAL- One Health
A escassez de políticas públicas voltadas para a causa animal ocasionam um aumento do número de animais de rua e impactam negativamente na saúde animal, ambiental e pública, ou seja, um risco à saúde única. O projeto OLHAR ANIMAL - One Health incentiva a produção de mudanças na própria instituição e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais. A equipe do projeto ministrará palestras a discentes do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada em Satuba, Alagoas sobre a saúde única, com ênfase em zoonoses, a guarda responsável, políticas públicas, bem-estar animal e crimes contra a fauna. Durante as palestras os alunos serão incentivados a trazerem materiais recicláveis, que geralmente são descartados de forma irregular na natureza, como pneus velhos, tecidos, paletes, restos de materiais de construções (madeiras, telhas e PVC).
Coordenadora: JANA KELLY DOS SANTOS
Plantio de Mudas e Hortaliças: Ferramenta de Ação Ambiental e Social na Escola Maria Carmelita Cardoso Gama – Maceió-AL
A ação consiste em orientar crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental sobre como produzir de forma técnica mudas de hortaliças e sobre como as utilizar em seu consumo diário. A presente proposta está em conformidade com a área temática de Meio Ambiente: educação ambiental, e atende todas as diretrizes da extensão do IFAL, uma vez que contribui e estabelece vínculo e troca de saberes com a sociedade, além disso, incentiva as tecnologias assistivas através da inclusão.
Coordenador: ADALBERTO DA SILVA SANTOS
Plantio de Mudas e Hortaliças: Ferramenta de Ação Ambiental e Social na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Maribondo-Al
A proposta da ação é estabelecer relação direta entre conhecimento adquirido no IFAL Campus Satuba, e de forma prática, aplicar na escola municipal de ensino básico Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Maribondo-AL. A ação consiste em orientar crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental sobre como produzir de forma técnica mudas de hortaliças e sobre como as utilizar em seu consumo diário. Além disso, fortalece a identidade institucional do IFAL como agente que atua na transformação da vida de outros alunos; estimula ações empreendedoras; promove ações sustentáveis.
Coordenador: ADALBERTO DA SILVA SANTOS
Plantio de Mudas e Hortaliças: Ferramenta de Ação Ambiental e Social na Escola Nossa Senhora Rainha da Paz em Joaquim Gomes-AL
O projeto tem como objetivo a orientação de crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental sobre como produzir de forma técnica mudas de hortaliças e sobre como as utilizar em seu consumo diário. A presente proposta está em conformidade com a área temática de Meio Ambiente: educação ambiental, e atende todas as diretrizes da extensão do IFAL, uma vez que contribui e estabelece vínculo e troca de saberes com a sociedade; permite a interação entre servidores e alunos do IFAL com a comunidade externa; procura compreender interesses e necessidades de funcionários e estudantes, além de familiares de outra instituição.
Coordenador: ADALBERTO DA SILVA SANTOS
Práticas Sustentáveis e Extensão Tecnológica na Produção Animal.
O acompanhamento técnico é um importante meio de levar aos agricultores familiares as informações necessárias ao desenvolvimento e melhoramento de práticas agropecuárias, visando à geração de emprego e renda na propriedade rural. O projeto objetiva a realização de visitas, cadastro de produtores e assistência técnica a criadores de animais da região, objetivando a abordagem de práticas sustentáveis na criação, manejo adequado e bem-estar dos animais nas unidades produtoras. A extensão rural possui um caráter coletivo, sendo um processo educacional que transfere conhecimentos e tecnologia para as famílias. Todavia, essa proposta busca aproximar o IFAL campus Satuba dos produtores/criadores de espécies animais de interesse zootécnico.
Coordenador: NELSON VIEIRA DA SILVA MEIRELLES
Produção de fogão solar para processamento de alimento
O sol é a grande fonte de energia renovável do planeta, e o aproveitamento desta energia é de fundamental importância para desacelerar a emissão de poluentes à atmosfera. A energia térmica gerada pelo uso de combustíveis fosseis, madeira, carvão para gerar calor causam impactos ambientais de grande relevância negativa. O presente projeto vem propor a construção de fogões solares, a partir de antenas parabólicas, de diferentes diâmetros para desidratação e aquecimento de água para processamento de alimentos. A construção dos fogões ocorrerá no IFAL- Campus Satuba, durante o procedimento, receberemos a visita dos alunos da Escola Dom Pedro I para demonstração do projeto.
Coordenador: RUI FERNANDO DA SILVA
Revisando Matemática básica para o exame de seleção do IFAL
Esse projeto visa revisar os conteúdos de Matemática básica do ensino fundamental II. O público-alvo são alunos do 9° ano de uma escola de educação básica em Satuba. Esses alunos pretendem fazer o exame de seleção do IFAL. Utilizaremos os seguintes métodos: • Resolução de problemas; • Uso de aplicativos e softwares matemáticos para aprendizagem Matemática. O aporte teórico baseia-se na resolução de problemas de George Polya e no uso das ferramentas tecnológicas e digitais necessárias ao ensino. Por fim, acreditamos que a interação e a troca de experiências entre a bolsista e os alunos contribuirá na consolidação do conhecimento Matemático de ambas as partes.
Coordenador: HUGO SILVA LEAO
Shows de ciências no nono ano do ensino fundamental
Uma fala recorrente dos alunos é a falta de afinidade e dificuldade de compreensão nas disciplinas englobadas pela área das ciências para isso, é que em sua maior parte, elas são ensinadas de maneira teórica, sem demonstrações experimentais ou atividades lúdicas como jogos, filmes e aulas em laboratório. Portanto, nosso projeto tem como primeiro objetivo amenizar tais dificuldades, para os alunos do nono ano, no início do ensino de ciências, fornecendo uma melhor visualização e compreensão desta através de pequenos shows. Ademais, estamos interagindo de forma sistematizada com a comunidade externa, por intermédio da participação das/os servidoras/es e estudantes do Ifal. Deve-se ressaltar ainda, que este projeto é continuidade de outro projeto de mesmo título do edital anterior. Em dois anos de projeto, trouxemos cerca de 20 alunos das escolas parceiras por ano para o nosso campus. Nesta nova fase do nosso projeto, vamos ofertar nos shows experimentos de ciências utilizando a aprendizagem criativa e a gamificação, com duração de cerca de duas horas no primeiro encontro (na escola parceira) e três horas no segundo encontro (no campus IFAL).
Coordenadora: ANA PAULA PERDIGAO PRAXEDES