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Projetos de extensão 2022

por Antonio Santos publicado 09/01/2023 08h02, última modificação 31/01/2023 09h47

Projetos 2022

 

Ação na Rua: Um projeto em prol dos cães e gatos de rua e de conscientização de crianças e jovens sobre o abandono de animais domésticos

         Este projeto teve como objetivo fazer uma interação entre a comunidade do Instituto Federal de Alagoas-Ifal (Campus Satuba) e a sociedade do município de Satuba-AL, através de informações que se deve ter nos cuidados dos animais. Assim como também permitir a participação desta sociedade em ações benéficas aos animais abandonados nas ruas. Essas ações foram um meio de banir a procriação desregrada e assim redução do número de animais desvalidos. O mesmo também visou a conscientização de crianças e jovens, nas escolas públicas e particulares (do ensino fundamental e médio) do Munícipio. Portanto, o projeto desenvolveu as seguintes atividades: cuidar, alimentar, tratar e esterilizar (castração) os animais abandonados que transitam nas ruas do município de Satuba-AL. As ações foram administradas com o intermédio de alunos do Ifal (Campus Satuba), com a orientação de professores da instituição, um profissional da área de Medicina Veterinária e voluntáriosLeia mais.

 

Educatando: Educação ambiental e coleta seletiva em escolas de Satuba -AL

        O projeto Educatando: Educação ambiental e coleta seletiva em escolas de Satuba -AL, faz parte da continuidade do projeto Educatando, que desenvolve ações de disseminação da coleta seletiva no município de Satuba nas escolas envolvidas no projeto, com a inclusão dos catadores de resíduos sólidos daquele município. O projeto atende a diretriz II do edital da PROEX Nº 4/2022, que é interagir de forma sistematizada com a comunidade externa, por intermédio da participação das/os servidoras/es e discentes do IFAL, assim como com a diretriz VII, colaborar para o fortalecimento da identidade institucional do Ifal, desempenhando papel de agente transformador da realidade local. Leia mais.

 

Gestão de Resíduos Sólidos Orgânicos proveniente do setor de alimentação

         A geração de resíduos tem aumentado mundialmente ao longo dos anos, acompanhando o crescimento populacional. No Brasil, aproximadamente 55% dos resíduos sólidos urbanos correspondem a matéria orgânica putrescível, tendo como principal fonte de geração os estabelecimentos do segmento de alimentação. Usualmente, estes resíduos são dispostos em locais não controlados, promovendo impactos ambientais, ou em aterros sanitários, reduzindo a vida útil destes. Porém, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os resíduos sólidos são material de valor agregado, devendo-se aproveitar o máximo do que esse material pode fornecer. Nesse contexto, este projeto teve como objetivo auxiliar a sociedade civil e as escolas parceiras na gestão dos resíduos sólidos orgânicos (RSO). Para isso, foi utilizado o processo de compostagem dos RSO não contaminados produzidos nas cozinhas das escolas Rubens Canuto e Aristeu Lopes, localizadas no município de Satuba-AL em conjunto com esterco dos setores de produção animal e folhagem das árvores do Ifal campus Satuba. Com isso, estimulando a sociedade na gestão adequada de resíduos, auxiliando as escolas parceiras na gestão dos RSO produzidos, reduzindo o volume de RSO destinado ao aterro sanitário. Leia mais.

 

Interações com a Agricultura Familiar - IFAL e Feira da Agricultura Familiar FETAG - AL

          A agricultura familiar desde sempre tem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade nas diversas áreas, política, social, econômica e geográfica. Mesmo com tamanha importância e significância este segmento da produção de alimento não recebe as devidas atenções para o seu melhor desenvolvimento na produção e produtividade. Com ações que são praticadas há décadas e repassadas por gerações, muitas vezes sem receber a atenção do estado em assistência técnica que oriente a família produtora a potencializar o que a região tem como perfil produtivo como técnicas sustentáveis, de armazenamento e conservação dos produtos, beneficiamento para transformação e derivados agregando valor ao produto. De forma organizada e assistida por associações, sindicatos e federações, essas famílias conseguem comercializar seus produtos em feiras, centros, locais que começam a ser determinantes para o conhecimento dos seus trabalhos e produtos. Neste sentido o presente projeto teve como objetivo oferecer atividades de formação técnica as famílias de agricultores familiares que fazem parte da Feira da Agricultura da Fetag-AL, por meio de palestras dentro das áreas de interesse da agricultura familiar, buscando a melhoria por meio da educação das ações que já são desenvolvidas e que puderam ser desenvolvidas após a capacitação, se tornando os protagonistas e agentes multiplicadores determinantes no engajamento das famílias no processo de organização das comunidades e no trabalho em rede e o desenvolvimento coletivo da agriculturaLeia mais.

 

Mulheres Empreendedoras da Agricultura Familiar

          O empoderamento das mulheres é uma estratégia que visa a sua sobrevivência dentro de vários cenários, sendo o principal a resistência do existir. Dentre as mais diversas áreas do conhecimento a mulher vem desafiando os obstáculos, tendo que provar suas capacidades, como força, competência, inteligência para ser inserida em locais de trabalho e ocupar esses espaços, independente da hierarquia. A importância do fortalecimento dessas mulheres é urgente, pois são elas que fazem acontecer a agricultura familiar, são elas responsáveis direta e indiretamente pela elaboração e realização dos afazeres da casa, dos filhos, da produção e comercialização de produtos, além da responsabilidade do controle financeiro da casa e das comercializações. Além desses fatores as mulheres da nossa região nordeste ainda enfrentam o convívio das questões climáticas que é uma constante na agricultura familiar. O objetivo deste projeto foi capacitar mulheres agricultoras que participam da Feira da Agricultura Familiar da FETAG - AL por meio de palestras e oficinas que as empoderem e fortaleçam seus conhecimentos sobre saúde, finanças, empreendedorismo e técnicas específicas para melhorar a produção e produtividade das suas culturas e criações. Este projeto foi versado no que atendendo as diretrizes seguintes: promoção de saúde e qualidade de vida, trabalho e inclusão social; organização popular para o trabalho. Leia mais.

 

O teatro como instrumento de inclusão nas escolas públicas de Satuba

          O projeto intitulado " O Teatro como instrumento de inclusão nas escolas públicas de Satuba" teve como objetivo promover ações inclusivas dentro do Programa Artifal através de estudos e discussões sobre conceitos e legislações que culminaram com produções teatrais e debates sobre as formas de eliminação de barreiras as quais dificultam a autonomia, a permanência e a saída com êxito de estudantes com necessidades específicas. Verifica-se que a problemática da exclusão encontra-se muitas vezes associada a diversas formas de preconceito oriundas de parte das famílias e comunidade escolar. Reitera-se que as dificuldades educacionais ora expostas ocorrem como consequência da falta de conhecimento sobre os direitos da pessoa com necessidades específicas e das incipientes formações para os profissionais envolvidos. Nesse contexto, as ações do Artifal em escolas públicas de Satuba integraram o conhecimento à arte como estratégias de sensibilização de grupos envolvidos os quais atuaram como multiplicadores de inclusão no ambiente escolar. A metodologia adotada foi composta de estudos, formação de grupo teatral, oficinas, elaboração de textos, montagem e apresentação de peça seguida de reflexões sobre a temática trabalhada. O caráter educativo e cultural tem impacto social no que se refere às discussões sobre a inclusão no ambiente escolar e na vida, além do contato e valorização da arte como ponte para o protagonismo juvenil, a eliminação de barreiras e as transformações individuais e coletivas na busca da igualdade de condições para os cidadãos e respeito às diferençasLeia mais.

 

Shows de ciências no nono ano do ensino fundamental

          Na literatura é fato que os alunos brasileiros possuem uma grande dificuldade na aprendizagem na área de ciências, o que pode ser comprovado pelas notas baixas destes estudantes nas mais diversas provas de desempenho, como o ENEM por exemplo. Um outro reflexo de tal dificuldade é a carência de profissionais docentes nas disciplinas abarcadas pelas ciências. Os estudantes alagoanos e em particular das regiões próximas ao município de Satuba, também possuem desempenho não satisfatório e baixa motivação para a aprendizagem das ciências. Sabe-se que o quanto antes os jovens forem apresentados às ciências e com metodologias de aprendizagem mais modernas e aplicadas ao cotidiano (como experimentos, filmes, músicas, etc.) maior serão as chances destes obterem êxito nas disciplinas da área em questão. Por isso, nosso projeto teve como objetivo levar pequenos shows de ciências a alunos do nono ano das escolas do entorno do IFAL Satuba. Nestes shows foram apresentados experimentos, filmes, monólogos, dentre outras metodologias para abordar temas de ciências. Em nossos shows estimulamos os jovens a seguir carreira em ciências, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências para a constante avaliação e vitalização da pesquisa e do ensino. Levamos estes para uma visita aos laboratórios do IFAL e estimulados também o compartilhamento de informações sobre as formas de ingresso ao IFAL Satuba, estimulando os jovens a realizarem a prova e com isso promovendo atividades que oportunizaram o acesso à educação profissional estabelecendo mecanismos de inclusão e colaborando com o fortalecimento da identidade institucional do Ifal, desempenhando papel de agente transformador da realidade local e regional. Leia mais.