Projetos de Extensão 2020
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: Empoderamento dos Agricultores da Reforma Agrária do Projeto “Plantando o Futuro”
Apesar de a agricultura constituir um segmento de grande importância para a economia brasileira, as atividades agrícolas, durante séculos, foram realizadas de forma rudimentar, com pequena inovação tecnológica. A atividade se sustentava primordialmente num sistema de produção altamente intensivo em mão de obra de baixo custo. Neste interim a presente proposta tem por objetivo melhoria de processos utilizados na agricultura de forma que se possa produzir sem agredir o meio ambiente e gerar autonomia dos agricultores familiares além da construção do conhecimento agroecológico e de tecnologias socioambientais, desenvolvimento rural sustentável, Capacitar e transformar em agentes multiplicadores pequenos agricultores familiares assentados da reforma agraria. A mesma será realizada no município de Pilar-AL, nas unidades de produção (Lotes) dos agricultores do projeto “PROGRAMA PLANTANDO PARA O FUTURO”. Também serão demonstrados as práticas de produção de composto orgânico, manejo agroecológico do solo, caldas fitoprotetoras, substrato para produção de mudas frutíferas e florestal, produção de produtos fitossanitários, instalação e manejo das culturas de subsistência. Leia mais.
DIFUSÃO DE TECNOLOGIA: Sistemas Agroflorestal (SAFs) Sintrópico com foco em Culturas de Subsistência
A presente proposta tem por objetivo melhoria de processos utilizados na agricultura de forma que se possa produzir sem agredir o meio ambiente e gerar autonomia dos agricultores familiares além da construção do conhecimento agroecológico e de tecnologias socioambientais, desenvolvimento rural sustentável em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e Capacitar e transformar em agentes multiplicadores pequenos agricultores familiares assentados da reforma agraria. A mesma será realizada no município de Pilar-AL, onde será instalada uma unidade demonstrativa de sistema agroflorestal sintrópico com foco em Culturas de Subsistência no local “PROGRAMA PLANTANDO PARA O FUTURO”. Também serão demonstrados as práticas de produção de composto orgânico, substrato para produção de mudas frutíferas e florestal, produção de produtos fitossanitários, instalação e manejo do sistema agroflorestal sintrópico. Leia mais.
EDUCATANDO: Educação Ambiental em escolas de Satuba e Santa Luzia do Norte-AL
Com a desativação do lixão do município de Satuba, todo o resíduo sólido da cidade é enviado para o aterro sanitário no município de Pilar, onde é gerido por uma empresa privada. Este projeto é a continuidade do projeto EDUCATANDO: Coleta seletiva nas escolas municipais de Satuba-AL, iniciado em 2018 e 2019. Onde foram desenvolvidos várias ações. Nesta terceira etapa trabalharemos com a questão da conscientização da questão da coleta seletiva nas escolas dos municípios de Satuba e Santa Luzia do Norte, onde também faremos parcerias com a Secretaria de Educação dos municípios de Satuba e Santa Luzia do Norte para incentivarmos a coleta seletiva nesses ambientes para que os alunos sejam agentes multiplicadores do projeto de coleta seletiva em suas casas. Portanto o projeto atende as diretrizes do PROJET, que é fazer sintonia do ensino e da extensão do Instituto Federal de Alagoas -IFAL/ Campus Satuba com as comunidades de Satuba e Santa Luzia do Norte -AL. Leia mais.
Promovendo e incluindo no mercado de trabalho pessoas com deficiência
O projeto de extensão tem a finalidade de realizar ações voltadas para pessoas com deficiência, as atividades serão com a realização de palestras sobre alimentação, além de promover cursos de capacitação profissional para os alunos da instituição Fundação casa do Especial (FUNCAE), esses cursos serão de produção de alimentos, com cursos de capacitação em produção de lanches em geral, assim os alunos da instituição poderá se qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho, pois é de grande importância que as pessoas com deficiência possam se qualificar para o mercado de trabalho, então, o projeto possibilita que as pessoas com deficiência realizem essas atividades de preparação de alimentos, para que possam então trabalhar, se integrar na sociedade, o projeto está inserido na diretriz para contribuir para o desenvolvimento da sociedade, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências para a constante avaliação e vitalização da pesquisa e do ensino. Leia mais.
Reflorestamento de matas ciliares no município de Messias - Uma proposta de educação ambiental
O projeto será realizado no município de Messias em áreas próximas a cursos d'água em terras pertencentes a usina Utinga Leão. O projeto consiste em reflorestar áreas na beira de cursos d'água onde existiam originalmente mata ciliar, com a participação dos alunos do 9° ano que estudam no Centro Educacional Municipal Luiz de Amorim Leão. Neste projeto as sete turmas do 9° ano terão em um primeiro momento visitas dos bolsistas do Ifal e dos colaboradores externos que mostrarão aos alunos através de palestras a importância da preservação das matas ciliares na vida dos rios e do meio ambiente ao seu redor . Em um segundo momento do projeto os alunos do 9° ano participarão de dias de campo onde serão plantadas mudas nativas próximas aos cursos d'água. As plantas nativas da região serão doadas pela Usina Utinga Leão e plantadas próximos a cursos d'água para recompor áreas que já foram desmatadas. Espera-se plantar uma área aproximada de 2 ha, sendo utilizada em torno de 1100 mudas por ha. Leia mais.
Trabalhando as dificuldades de leitura e de escrita
O projeto de extensão “ Servidor - Trabalhando as dificuldades de leitura e escrita” objetiva proporcionar um espaço de leitura, interpretação e produção textual em uma escola do bairro Rio Novo, município de Maceió-AL, que fica no entorno do Município de Satuba, através dos gêneros contos, quadrinhos e fábulas, possibilitando ao aluno ser um agente na construção do conhecimento, pois, segundo Moita Lopes (2002), as narrativas criam realidades sociais e têm um papel crucial na construção de sentido, pois nos fazem refletir sobre cada personagem e sua possível relação com o mundo real. Assim, esse projeto tem o propósito de levar ao aluno do 4° ano do ensino fundamental uma prática de leitura e produção textual, visando desenvolver o pensamento crítico e o prazer pela leitura, uma vez que essas práticas linguístico-discursivas contribuem para que esse aluno tenha uma visão de mundo e construa relações com o contexto em que estão inseridos. Leia mais.