Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Extensão > Projetos > Projetos de Extensão 2023
conteúdo

Projetos de Extensão 2023

por Antonio Santos publicado 23/08/2023 07h58, última modificação 19/02/2024 09h35

A matemática nos jogos e brincadeiras no 5º ano do ensino fundamental

          Este Projeto de Extensão, intitulado: A MATEMÁTICA NOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Pedro Café, no bairro de Rio Novo, no município de Maceió, atendendo a 30 alunos de uma turma de 5º ano, do turno vespertino, sendo trabalhados com eles jogos, brincadeiras, desafios e dinâmicas matemáticas, estudando conteúdos vistos em séries anteriores e propostos na série atual, de forma lúdica e prazerosa, melhorando assim o aprendizado desses alunos e auxiliando o trabalho do professor em suas aulas. Leia mais.

Coordenador: FLAVIO FABIANO PASCIENCIA TORRES

 

Bem-Estar Animal e Práticas Sustentáveis na Produção Pecuária

          O acompanhamento técnico é um importante meio de levar aos agricultores familiares as informações necessárias ao desenvolvimento e melhoramento de práticas agropecuárias, visando à geração de emprego e renda na propriedade rural. O projeto teve como objetivo a realização de visitas, cadastro de produtores e assistência técnica a criadores de animais da região, abordando práticas sustentáveis na criação, manejo adequado e bem-estar dos animais nas unidades produtoras. A extensão rural possui um caráter coletivo, sendo um processo educacional que transfere conhecimentos e tecnologia para as famílias. Todavia, essa proposta buscou aproximar o IFAL campus Satuba dos produtores/criadores de espécies animais de interesse zootécnico, tratadores de animais e vaqueiros. Face ao exposto a proposta atende ao programa de extensão agricultura familiar (PEAF), cuja diretriz é o atendimento do público alvo na geração de emprego e renda. Leia mais.

Coordenador: NELSON VIEIRA DA SILVA MEIRELLES

 

Boas Práticas para Contenção e Vias de Aplicação, Injeção em Grandes Animais

          A contenção de grandes animais é, de fato, essencial para garantir a segurança das pessoas envolvidas no manejo e evitar possíveis acidentes. Existem diferentes métodos de contenção que podem ser utilizados, dependendo da situação e do objetivo do procedimento. Para garantir a segurança durante o procedimento, é recomendado o uso de perneiras de couro com proteções nas pernas e o uso de cordas para evitar o uso excessivo de força com o animal. Além da contenção física, é importante levar em consideração o ambiente onde o procedimento será realizado. Desta forma, a presente proposta teve como objetivo a disseminação do conhecimento, no sentido de de treinar pessoas, produtores e trabalhadores rurais interessados em adquirir técnicas de contenção e aplicação de medicamentos em grandes animais. Além disso, capacitar alunos bolsistas e voluntários para executar as tarefas do projeto e dar-lhes condições para aplicar o conhecimento em suas comunidades é uma estratégia válida. Através dessas iniciativas, foi possível aprimorar e desenvolver técnicas que minimizaram ou até mesmo eliminaram os perigos envolvidos no manejo de grandes animais, proporcionando um ambiente mais seguro. Leia mais.

Coordenador: SOLON RAMOS AGUIAR

 

Cem Contos para Contar: Leitura Entre Mulheres Jovens e Adultas Do Povoado Baixa da Onça

          Acredita-se que a leitura de contos é uma forma prazerosa e eficiente de ampliar o repertório cultural e desenvolver habilidades como a capacidade de interpretação, análise crítica e reflexão sobre o cotidiano dessas mulheres. A proposta do projeto foi incentivar a formação de um grupo de leitura para apoio e estímulo à leitura, contribuindo para fortalecer a autoestima e a autoconfiança das participantes. Assim, foi criado um espaço de acolhimento e diálogo para incentivo do protagonismo feminino na cultura e na sociedade, utilizando recursos materiais existentes na comunidade em que residem. Este projeto de extensão também teve como objetivo fomentar a leitura de contos entre mulheres jovens e adultas, por meio de encontros para discussão e troca de ideias sobre diferentes obras literárias. Para alcançar esses objetivos, foram realizados encontros quinzenais (um encontro presencial e um encontro virtual) em que foram apresentados diferentes contos selecionados previamente, com a participação da coordenação do projeto e mediação de voluntários. Leia mais

Coordenador: MANOEL SANTOS DA SILVA

 

Construção de Materiais Didáticos Lúdicos Usando Impressora 3D para Aplicação no Ensino de Química

          A impressão 3D tem revolucionado diversas áreas do conhecimento e tem se popularizado cada vez mais. Na educação, ela pode ser utilizada para a construção de materiais que modernizem as práticas de ensino, tornando as aulas mais lúdicas, mais atraentes e capazes de melhorar a compreensão de determinados conteúdos, tornando mais eficaz o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, no presente projeto, foram impressas peças para montagem de materiais lúdicos que foram utilizadas nas aulas de química. A partir dessas peças, foram produzidos modelos moleculares que facilitaram a compreensão dos discentes sobre os conteúdos relacionados a geometria molecular, compostos orgânicos e isomeria espacial. Leia mais.

Coordenadora: JOSIANE DE SOUZA LUNA

 

Identidade, Cultura e Resistência Afro-Brasileira: reflexões e vivências através do teatro na educação básica

          O projeto intitulado “Identidade, Cultura e Resistência Afro-Brasileira: reflexões e vivências através do teatro na educação básica” teve como objetivo refletir sobre uma educação antirracista e estimular o processo de (re)construção da identidade negra das/os por meio do teatro, contribuindo com o processo ensino-aprendizagem dos estudantes ao abordar uma questão fundamental para a sociedade brasileira: a luta contra o racismo e a promoção da igualdade racial. A metodologia proposta foi realizada através de estudos, oficinas, formação de grupo teatral, montagem, ensaios e apresentação de peça teatral, roda de conversas, compondo um rol de atividades que possibilitaram uma reflexão sobre o tema. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do município de Satuba, visando promover uma educação antirracista de forma conjunta, de forma a ampliar o alcance e a sustentabilidade do projeto. Leia mais.

Coordenadora: JAQUELINE LIMA DA SILVA

 

Ifal em Utinga

          O projeto IF Utinga foi realizado na Escola Municipal Marieta Leão, Rio Largo – AL. Os alunos contemplados, eram filhos de agricultores familiares, onde os mesmos receberam as visitas técnicas da equipe do projeto semanalmente, sendo realizada aulas teóricas e práticas sobre plantas que são cultivadas pelos pequenos agricultores, tais como: cultivo de hortaliças, macaxeira e feijão de corda. Os discentes foram instruídos à adoção de técnicas agrícolas visando a sua maior produtividade de forma sustentável e sem uso de agrotóxico. Portanto, em uma área de 20 m2 cedida pela escola foi instalada a unidade de produção, para práticas. Esta área serviu de unidade amostral, para que fosse aberta ao público e de modelo para ser multiplicada nos sítios da comunidade local. Mensalmente, a equipe técnica visitou agricultores familiares para comprovar a disseminação do conhecimento técnico em suas áreas de cultivo. A horta inserida no ambiente escolar foi uma espécie de laboratório vivo que possibilitou o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Leia mais.

 Coordenador: JOSE ANDRE CUSTODIO DA SILVA 

 

Impacto da alimentação na autoestima em uma escola estadual da cidade de Satuba- AL

          A alimentação inadequada e a insatisfação com a autoestima são fatores preponderantes na autoaceitação do adolescente dentro de um coletivo e podem gerar atitudes inadequadas que prejudicam seu crescimento e desenvolvimento físico e social. Este trabalho teve como objetivo relacionar a alimentação saudável e a satisfação imagem pessoal dos adolescentes. As/os discentes foram analisados através de um questionário para avaliar o consumo alimentar e foram realizadas palestras de educação nutricional. Por meio de parceria com a instituição de ensino, estabelecemos uma relação proativa entre o IFAL e a comunidade, proporcionando informações abrangentes aos mesmos sobre Educação Nutricional. Leia mais.

Coordenadora: JANAINA FREITAS DE ANDRADE

 

Interações do IFAL Satuba com a Agricultura Familiar na Feira da Agricultura Familiar da FETAG - AL

         A agricultura familiar desde sempre tem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade nas diversas áreas, política, social, econômica e geográfica. Mesmo com tamanha importância e significância este segmento da produção de alimento não recebe as devidas atenções para o seu melhor desenvolvimento na produção e produtividade. Com ações que são praticadas há décadas e repassadas por gerações, muitas vezes sem receber a atenção do estado em assistência técnica que oriente a família produtora a potencializar o que a região tem como perfil produtivo como técnicas sustentáveis, de armazenamento e conservação dos produtos, beneficiamento para transformação e derivados agregando valor ao produto. De forma organizada e assistida por associações, sindicatos e federações, essas famílias conseguem comercializar seus produtos em feiras, centros, locais que começam a ser determinantes para o conhecimento dos seus trabalhos e produtos. Neste sentido o presente projeto teve como objetivo oferecer atividades de formação técnica as famílias de agricultores familiares que fazem parte da Feira da Agricultura da Fetag-AL e do movimento sem terra (MST), por meio de palestras dentro das áreas de interesse da agricultura familiar, buscando a melhoria por meio da educação das ações que já são desenvolvidas e que puderam ser desenvolvidas após a capacitação, se tornando os protagonistas e agentes multiplicadores determinantes no engajamento das famílias no processo de organização das comunidades e no trabalho em rede e o desenvolvimento coletivo da agricultura. Leia mais.

Coordenadora: TAMARA LUCIA DOS SANTOS SILVA

 

Mulheres Empreendedoras da Agricultura Familiar

          O empoderamento das mulheres é uma estratégia que visa a sua sobrevivência dentro de vários cenários, sendo o principal a resistência do existir. Dentre as mais diversas áreas do conhecimento a mulher vem desafiando os obstáculos, tendo que provar suas capacidades, como força, competência, inteligência para ser inserida em locais de trabalho e ocupar esses espaços, independente da hierarquia. A importância do fortalecimento dessas mulheres é urgente, pois são elas que fazem acontecer a agricultura familiar, são elas responsáveis direta e indiretamente pela elaboração e realização dos afazeres da casa, dos filhos, da produção e comercialização de produtos, além da responsabilidade do controle financeiro da casa e das comercializações. Além desses fatores as mulheres da nossa região nordeste ainda enfrentam o convívio das questões climáticas que é uma constante na agricultura familiar. O objetivo deste projeto foi capacitar mulheres agricultoras que participam da Feira da Agricultura Familiar da FETAG - AL e do movimento sem terra (MST) por meio de palestras e oficinas que as empoderem e fortaleça seus conhecimentos sobre saúde, finanças, empreendedorismo e técnicas específicas para melhorar a produção e produtividade das suas culturas e criações. Leia mais.

Coordenadora: TAMARA LUCIA DOS SANTOS SILVA

 

Noções básicas de horticultura para jovens acolhidos na Casa Dom Bosco

          O projeto de extensão "Noções Básicas de Horticultura para Jovens acolhidos na Casa Dom Bosco", no Bairro Santa Amélia, Maceió, teve como objetivo fornecer aos jovens participantes conhecimentos essenciais sobre horticultura, incentivando-os a aprender sobre o cultivo de plantas e os benefícios associados a essa prática. As atividades foram integradas em momentos teóricos e práticos, visando orientá-los a cuidar de hortas caseiras ou urbanas, de pequeno porte, promovendo o contato com a natureza, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o projeto de extensão apresentou as principais questões relacionadas à produção orgânica de hortaliças, aspectos técnicos e noções de colheita, conservação ou comercialização. Além disso, foram abordadas noções do sistema de cultivo, sementeiras e mudas, estudos dos tipos de solo, adubação verde e compostagem, controle integrado de pragas e doenças, entre outros. Leia mais.

Coordenador: MANOEL SANTOS DA SILVA

 

Plantio de mudas e hortaliças - Escola Municipal de Educação Básica Gov.

          A proposta da ação foi estabelecer relação direta entre conhecimento agropecuário adquirido no IFAL Campus Satuba, e de forma prática, aplicar na escola de ensino fundamental Geraldo Medeiros de Melo no município de Capela-AL. A ação consistiu em orientar crianças do primeiro ciclo do fundamental sobre como produzir de forma técnica mudas de plantas frutíferas e sobre como as utilizar em seu cotidiano. Leia mais.

Coordenador: Adalberto da Silva Santos

 

Produção de fogão solar, fonte de energia limpa

          Questões ambientais, como preservação, emissão de gases e novas tecnologias são discutidas diariamente, incluindo um grande número de especialistas, gerando um amplo debate sobre as mudanças climáticas global. Estas alterações contínuas nas alterações na temperatura, principalmente nos oceanos, e a emissão de gases são devidos ao consumo de matéria prima não renováveis. O presente projeto visa propor a construção de um fogão solar para aquecimento de água, que será utilizada para abertura dos mariscos, utilizando-se uma antena parabólica com pedaços de espelhos, com área de 25cm², colados na sua superfície superior para reflexão dos raios solares. A construção ocorrerá no IFAL- Campus Satuba, durante o procedimento, receberemos a visita dos alunos da Escola Dom Pedro I para demonstração do projeto. O fogão solar será testado quanto: a melhor período de uso, variação de temperatura e manutenção da temperatura. Após os testes será levado ao Instituto Guaiamum para ser utilizados pelos Quilombolas, no processamento de abertura dos moluscos em água quente, e socialização com os estudantes em Santa Luzia do Norte. Leia mais.

Coordenador: RUI FERNANDO DA SILVA

 

Produção de Mudas de Mangue para Reflorestamento

          O manguezal é um ecossistema que compreende a junção de vegetação do mangue, presença de rios e influência do mar, com inundação constantes, estando presente em grande parte do litoral brasileiro. Sendo de vital importância para várias espécies servindo de berçário, local de reprodução, proteção e de alimentação de muitas espécies de animais e de microrganismos. A depredação, principalmente com o uso da madeira para queima vem trazendo enormes prejuízos para estes ambientes. Para minimizar estes impactos o Laboratório de Biologia/IFAL/Campus Satuba e a Escola Municipal Dom Pedro I vêm propor a criação de um banco de mudas, e seu plantio em áreas degradas no Município de Santa Luzia do Norte.

Coordenador: RUI FERNANDO DA SILVA

 

Reaproveitamento de óleo de cozinha para preparação de sabão e detergente ecológicos

          O meio ambiente tem passado por intensas transformações decorrentes da atividade humana. Tais mudanças, que são uma consequência da necessidade de crescimento econômico exigida por uma sociedade cada vez mais globalizada, tem causado vários transtornos ao ambiente e consequentemente ao ser humano. Diante deste panorama, o presente projeto teve como objetivo a conscientização da necessidade do reaproveitamento do óleo que é descartado nas cozinhas, e na fabricação artesanal de sabões e detergentes com esse óleo residual, sendo o público alvo desse projeto os alunos do ensino médio das Escolas Estaduais Manoel Gentil do Vale Bentes e Professora Claudizete Lima Eleuterio. Leia mais.

Coordenador: CICERO DE OLIVEIRA COSTA

 

Shows de ciências no nono ano do ensino fundamental

          Uma fala recorrente dos alunos é a falta de afinidade e dificuldade de compreensão nas disciplinas englobadas pela área das ciências e dentre alguns motivos para isso, podemos destacar a maneira teórica e tradicional (ensino bancário) que estas disciplinas são lecionadas, sem demonstrações experimentais ou ainda na ausência de ferramentas lúdicas como jogos, filmes e aulas em laboratório. O projeto teve como primeiro objetivo amenizar tais dificuldades, proporcionando aos alunos do nono ano, no início do ensino de ciências, uma melhor visualização e compreensão desta através de pequenos shows. Como um segundo objetivo, foi visada a divulgação do IFAL campus Satuba, visto que durante a pandemia, houve um decréscimo no número de inscrições para os cursos de ensino médio e técnico deste campus, inclusive com uma baixa concorrência na prova de ingresso. Leia mais.

Coordenadora: ANA PAULA PERDIGAO PRAXEDES