Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Ensino > Cursos > Superior > Tecnologia em Laticínios > Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
conteúdo

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

por Pedro Barros publicado 28/02/2023 16h54, última modificação 28/02/2023 16h54

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é um trabalho de aprofundamento ou inédito com características de experimento, de estudo teórico, de estudo de caso, de realização de projeto ou de estudo de problema de tecnologia em laticínios. O TCC tem natureza obrigatória para a integralização do curso e não pode ser substituído por outra atividade, sendo seu acompanhamento supervisionado pela coordenação do curso.

A fim de operacionalizar a concretização da construção do referido trabalho de conclusão de curso é exigida a orientação de um professor do campus Satuba, preferencialmente ocupante de cadeira no curso e detentor de, no mínimo, certificado de conclusão de curso de especialização, lato sensu.

Só poderão se submeter à banca de avaliação de TCC os alunos que tenham concluído, com aproveitamento, todas as disciplinas obrigatórias constitutivas da matriz curricular.

O TCC poderá ser feito de forma individual ou por grupo de até dois alunos, e pressupõe a elaboração de uma produção escrita contemplando temas relacionados ao curso de acordo com as normas institucionais aplicáveis ao caso.

Para que se tenha início ao processo de elaboração/apresentação/avaliação de TCC, o aluno deverá apresentar projeto de TCC ao Professor Orientador que deverá emitir o termo de aceite cujo modelo encontra-se disponível na Coordenação do Curso Superior.

O aluno pode ter, além do Professor Orientador, um coorientador devidamente justificado no corpo da proposta de TCC. Constituem competências do professor-orientador (coorientador), sem prejuízo de outras, as seguintes:

a. Colaborar com o estudante na elaboração do programa das atividades a serem desenvolvidas.

b. Acompanhar o desenvolvimento das atividades programadas.

c. Presidir a banca de exame de TCC do qual for orientador.

d. Orientar o estudante nas questões pertinentes à metodologia de trabalho e apresentação da monografia.

O Trabalho de Conclusão de Curso é componente obrigatório da matriz curricular do curso e será regida por regulamento próprio.