Infraestrutura
O Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba ocupa uma propriedade com 157 hectares, onde a distribuição do espaço físico apresenta: salas para o apoio administrativo, secretaria de registros escolares, salas de reuniões, salas para professores, diversas salas de aulas, um prédio de uso exclusivo do curso de tecnologia de laticínios, auditório, cantina, sala de áudio, capela, alojamento para estudantes, centro de treinamento para o apoio de profissionais em trânsito pela instituição, restaurante institucional e demais setores para atendimento ao/à discente, todos atendendo aos requisitos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, conservação e comodidade necessárias às atividades desenvolvidas.
O Ifal – Campus Satuba dispõe ainda de espaços físicos para as atividades de esportes e lazer, como: campo de futebol gramado e iluminado; quadra de multieventos coberta, com vestiário e palco, que permitem aos/às estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Laticínios desenvolver modalidades esportivas internamente, bem como interagir com outros organismos estudantis.
Na área da saúde, a/o discente dispõe de atendimento/serviço de equipe de enfermagem, médico, odontológico, psicológico, assistência social e nutricionistas.
LABORATÓRIOS
Na infraestrutura do Campus Satuba, para a formação integral de seus/suas discentes e demais membros da comunidade acadêmica encontram-se disponíveis laboratórios de áreas específicas do conhecimento, dispondo de equipamentos e utensílios adequados ao desenvolvimento de diversas atividades, como:
Laboratório de física
Essa área possui equipamentos voltados para atividades que permitem o estudo de grandezas físicas e unidades (espaço, massa, temperatura, eletricidade e energia térmica): réguas, balanças, termômetros, multímetros e calorímetros; o estudo de cinemática e dinâmica da partícula: tubo de óleo (movimento uniforme), plano inclinado (movimento variado), pêndulo simples (gravidade e M. H. S), associação de polias (leis de Newton e estática), mecânica dos fluidos (hidrostática e hidrodinâmica), que aborda medição de pressão, vazão, velocidade, viscosidade; alavancas (torques e momento linear), e outros estudos: gerador de Van de Graff (eletrostática), fonte de alimentação variável (cargas em movimento), bobinas (indução eletromagnética), fonte de luz e prismas (óptica física).
Laboratório de biologia
O laboratório de biologia do Instituto Federal de Alagoas Campus Satuba (LBIOSAT) foi inaugurado em 22 de abril de 2019 com a finalidade de proporcionar atividades práticas e experimentais como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem nesta área do conhecimento contribuindo na formação dos/as discentes dos cursos técnicos integrados de agropecuária e agroindústria, subsequente de agropecuária, Curso Superior de Tecnologia em Laticínios e EJA/EPT.
Os equipamentos disponíveis no laboratório são essenciais para o desenvolvimento de atividades de ensino, que conectam teoria à prática, projetos de pesquisa, para a produção de conhecimento, e extensão onde o conhecimento é levado à comunidade. O conjunto para biologia geral, gabinete, 6 grupos - EQ103C - CIDEPE, permite o estudo da Biologia Geral no ensino médio e superior abrangendo: Histologia e Ciência Humana, Corpo Humano, Zoologia, Botânica Criptógamas, Botânica Fanerógamas, Citologia e Genética.
Além disso, o laboratório conta com 20 microscópios trinoculares e 5 lupas estereoscópicas trinoculares, geladeira, microondas, TV, projetor multimídia, estufa de secagem e esterilização, manta aquecedora, agitador magnético com aquecimento, kits complementares de vidrarias, capela de fluxo laminar horizontal, computadores e sistema de análise de área foliar. Com esses equipamentos, além de aprofundar o estudo nas áreas já citadas, é possível a realização de práticas em Microbiologia e Análise de Alimentos.
A utilização do laboratório de biologia proporciona uma oportunidade para que os/as discentes/as possam: aplicar e consolidar de maneira prática, visual e interativa, conceitos teóricos; desenvolver habilidades práticas importantes, como manuseio de equipamentos, técnicas de análise e experimentação, além de exercitar o trabalho em equipe; ajudar a despertar o interesse dos/as discentes/as pela ciência, mostrando de maneira mais concreta e interessante o funcionamento do mundo natural que nos rodeia; participar de projetos de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para a área estudada; aplicar os conhecimentos adquiridos para a resolução de problemas reais enfrentados pela comunidade; trabalhar em equipe e desenvolver atividades que integrem conhecimentos de diversas áreas do saber promovendo a intercurricularidade; preparar os/as discentes para o mundo do trabalho, fornecendo conhecimentos e habilidades técnicas específicas que serão úteis em suas futuras profissões.
Laboratório de microbiologia
Esse laboratório apresenta uma infraestrutura que permite a realização de variadas atividades laboratoriais, sendo dotado de micropipetadores automáticos microscópios, balanças digitais, refrigeradores, banho-maria, destilador de água, estufa de secagem e esterilização, capela de fluxo laminar, termômetro, centrífuga, homogeneizador de amostras de alimentos, analisador de leite, forno microondas, estufas para cultura bacteriológica, autoclaves, frascos para lavagem de pipetas, suportes para lâminas, além de vidrarias, utensílios e demais componentes necessários às análises além de diversos meios de cultura e demais substâncias indispensáveis ao pleno funcionamento da área.
Laboratório de físico-química e química
Como os demais laboratórios, o laboratório de físico-química e química, tem por objetivo atender as demandas de aulas práticas, projetos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos técnicos integrado/subsequente de agropecuária, técnico integrado de agroindústria, superior tecnológico em laticínios e EJA informática/processamento de alimentos, sendo também utilizado para estágio curricular supervisionado obrigatório e monitoria.
A infraestrutura do referido laboratório permite a realização de diversas análises laboratoriais, sendo dotado de balanças analíticas e semi-analíticas, estufa de secagem, espectrofotômetro, espectrofotômetro UV-Vis, phmetro de bancada, estufa bacteriológica, turbidímetro, banho ultratermostático, centrífuga, extrator de óleos e graxas, condutivímetro, capela para exaustão de gases, chapas de aquecimento, bloco digestor de microtubo, manta para aquecimento, mufla, dessecador à vácuo, bomba de vácuo, agitador magnético com e sem aquecimento, destilador, equipamentos de proteção individual (luvas, óculos e máscaras), equipamentos de proteção coletiva (chuveiro de emergência e lava olhos) e extintor de incêndio, além de vidrarias, utensílios, reagentes e demais componentes necessários às análises.
Nesse laboratório são realizados ensaios em amostras de materiais e/ou produtos, tendo como principal objetivo a verificação das suas propriedades e características físico-químicas. Através dos resultados obtidos pelas análises são constatadas informações imprescindíveis na avaliação de processos químicos ou caracterização de produtos, de acordo com o caso.
Laboratório de análise sensorial
Esse laboratório tem como objetivo realizar testes discriminatórios, afetivos (preferência e aceitação) e testes descritivos. A estrutura também possibilita realizar o treinamento e seleção de provadores/as. O espaço físico é constituído de 6 (seis) cabines individuais. Cada cabine contém uma bancada de fórmica com pia e torneira, lâmpada incandescente interna e externa. A área do laboratório é destinada ao preparo do material para as aulas, realização de testes descritivos e preparo com bancada central em fórmica, pedra com pia e torneira, armários em fórmica e os equipamentos básicos como fogão doméstico de 6 (seis) bocas com forno, coifa, além de refrigerador duplex, forno micro-ondas, balança semi-analítica, freezer vertical e demais equipamentos e utensílios inerentes ao funcionamento da área.
Unidades de processamento de produtos
As instalações principais dessa unidade compreendem: plataforma de recepção; laboratório; salas de fabricação e embalagem; câmaras frias e de congelamento, depósitos (almoxarifados – embalagens e ingredientes); área de expedição. As instalações de apoio compreendem: banheiros (masculino e feminino); vestiário; sala de aula, laboratório de análises físico-químicas.
A unidade de processamento de produtos lácteos dispõe de equipamentos e utensílios a serem utilizados dependendo das práticas de derivados que serão produzidos. A seguir temos uma relação dos equipamentos e utensílios que estão disponíveis na unidade: pasteurizador de leite lento 50L, iogurteira, desnatadeira para 50L/H, tanque de queijos, batedeira de manteiga, prensa para queijos, embaladora a vácuo, balanças, fogões industriais.
Laboratório de informática
Os/as discentes/as possuem acesso a equipamentos de informática, disponíveis em duas estruturas, uma localizada na biblioteca, contendo 6 (seis) máquinas, e outra caracterizada como laboratório de informática, contendo 40 (quarenta) computadores com acesso à internet, data show, ambiente climatizado, confortável e adequado ao número de vagas e quantitativo de discentes do curso. As estruturas passam por manutenção periódica ou sempre quando necessário e estão disponíveis para uso de docentes e discentes conforme agendamento prévio.
Ainda para o desenvolvimento/apresentação de seus trabalhos acadêmicos, os/as discentes/as têm disponíveis vários recursos didáticos tecnológicos, como: computadores, data shows, câmera digital, aparelho de som, projetor de slide, DVD, e alguns outros recursos disponibilizados junto ao setor de audiovisual.
Espaço Maker
O laboratório maker do Instituto Federal de Alagoas, Campus Satuba, é um espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos inovadores pelos/as estudantes do Campus. O laboratório é de grande importância para os/as discentes/as, pois permite que eles coloquem em prática todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, além de fomentar a criatividade e a capacidade para solucionar problemas.
Os equipamentos disponíveis no laboratório são essenciais para o desenvolvimento dos projetos dos/as discentes/as. As três impressoras de filamento de pequeno porte e as duas de grande porte permitem a produção de protótipos e peças funcionais com alta precisão e rapidez. As três impressoras de resina possibilitam a produção de peças ainda mais detalhadas e complexas.
Além disso, o laboratório conta com uma furadeira de bancada, uma fonte de alimentação digital, um scanner 3D, 50 (cinquenta) kits Arduino, uma serra tico-tico, uma lixadeira orbital, um microscópio, uma cortadora a laser, notebooks, duas parafusadeiras, dois kits de ferramentas e outros. Com esses equipamentos, os/as discentes podem desenvolver projetos que vão desde a criação de novos produtos até a automação de processos em indústrias de laticínios.
A utilização do laboratório maker no curso de laticínios é de suma importância, uma vez que permite aos/às discentes/as a oportunidade de desenvolver projetos práticos, testar hipóteses, criar novos produtos e solucionar problemas, de forma a prepará-los melhor para o mercado de trabalho. Além disso, o laboratório permite que os/as discentes/as tenham contato com tecnologias de ponta e se atualizem constantemente, o que é fundamental em uma área tão dinâmica como a de laticínios.
Em resumo, o laboratório maker do Instituto Federal de Alagoas, Campus Satuba, é um espaço essencial para o desenvolvimento dos/as estudantes do Curso Superior em Laticínios. Com equipamentos de alta tecnologia e a possibilidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, os/as discentes são incentivados/as a criar e inovar, preparando-se para atuar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.
Laboratório de bovinocultura
Todo o leite manipulado/processado na unidade de processamento de lácteos é oriundo do plantel de bovinos, que estão sob a responsabilidade do laboratório de bovinocultura do Ifal Campus Satuba, com aproximadamente 40 animais entre vacas, novilhas, bezerras e reprodutor. Sua estrutura física possui, estábulo, curral com piso de cimento, além de baias individuais para e coletivas para bezerros, sem contar com pastagens nativas e cultivadas para a nutrição forrageira das espécies pertencentes ao laboratório. Possui também os equipamentos como tronco de contenção e balança de pesagem, além de ordenhadeira mecanizada de balde ao pé. Botijão para armazenamento de sêmen em nitrogênio líquido, Kit para inseminação artificial em bovinos e máquina forrageira para o preparo de alimentos mais fibrosos (cana-de-açúcar, capim-elefante etc.).
Nesse espaço há realização de aulas práticas assistidas por discentes acompanhadas/os de técnicas/os e docentes responsáveis pelas atividades.