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Projetos de Ensino

por Adriana Cirqueira publicado 10/11/2023 14h13, última modificação 10/11/2023 14h13

Cine Sociologia: aprendendo a ciências sociais pelas lentes do cinema

Coordenador: Gabriel Magalhães Beltrão

O projeto de ensino busca se valer da sétima arte para fomentar entre os alunos a reflexão e o debate a respeito de conceitos caros ao ensino de sociologia, tais como autoritarismo, política, democracia e liberdades democráticas. Com isso, vislumbra-se retomar conceitos apresentados nas aulas remotas a fim de fortalecer a compreensão dos estudantes. O recurso ao cinema é uma forma de tornar a apreensão desses conceitos mais agradável aos alunos, valendo-se da estética cinematográfica na apreensão desses conceitos imersos na narrativa de acontecimentos político-sociais marcantes na segunda metade do século XX na América Latina. O público-alvo prioritário será os alunos do médio integrado de agropecuária e agroindústria, o que não obstaculiza a participação de alunos do CTA, do superior e mesmo do Proeja. Buscar-se-á fomentar a interdisciplinaridade com outras áreas das ciências humanas e mesmo das linguagens e das disciplinas técnicas. As exibições ocorrerão mensalmente no auditório do campus, havendo convidados que irão apresentar uma leitura do filme e logo após será aberto o debate para a participação dos alunos. No ínterim entre as sessões, objetiva-se criar um grupo de leitura com os interessados onde serão discutidos coletivamente artigos e trechos de obras que contribuem para a maior apreensão dos filmes exibidos no final de cada mês.

Reforço de Física

Coordenadora: Ana Paula Perdigão Praxedes

O projeto tem como objetivo assistir os alunos, mais especificamente aqueles com dificuldade na matéria de física, e auxiliá-los a superar tais dificuldades. No decorrer do projeto foram atendido diversos alunos com as mais variadas dúvidas, ficou evidente que grande parte dos alunos atendidos tinham dificuldade em questões simples referentes a operações de matemática básica e a identificação de dados (interpretação de texto). Os alunos relataram uma enorme dificuldade na disciplina e por vezes, até relataram um pouco de dificuldade em se adaptar á metodologia de ensino do professor da disciplina. O objetivo alcançado no término do projeto foi que a média da maior parte dos alunos que buscaram a ajuda do projeto, progrediram de notas baixas para notas boas ou medianas, evidenciando
uma melhora significativa das notas. Em conjunto com o professor da disciplina, fizemos uma análise mais detalhada da situação dos alunos, possibilitando a elaboração de medidas que ajudassem-nos individualmente. Nosso projeto atendeu os alunos nas tardes de segundas e sextas em uma sala de aula destinada para o projeto.

O uso da compostagem como instrumento de ensino

Coordenadora: Norma Candida dos Santos Amorim

O ensino contextualizado é uma das práticas didáticas mais utilizadas atualmente como forma de aproximar teoria e realidade, conceito e prática. Dessa forma, este projeto teve como objetivo auxiliar os alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Tecnologia de Laticínios na gestão dos resíduos sólidos orgânicos, através de uma vivência prática do gerenciamento de resíduos. Para isso, foram utilizados resíduos produzidos no campus (esterco dos setores de produção animal, folhagem das árvores, restos de alimentos) que foram submetidos ao processo de compostagem. O processo de compostagem consiste na degradação biológica da matéria orgânica na presença de oxigênio do ar (processo aeróbio), gerando composto orgânico e biofertilizante que pode ser aproveitado na agricultura para promover a fertilidade e a estrutura do solo. Com a execução do projeto, foi possível proporcionar o aprendizado
prático complementar ao teórico. Foi observado que os alunos público alvo ficaram satisfeitos com o projeto, relatando a capacidade de reprodução dos conhecimentos adquiridos e despertando sobre a necessidade do manejo adequado dos resíduos.

Formação de monitores de apicultura

Coordenadora: Maria Guadalupe Lima Peixoto Andrade

O projeto foi realizado no Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba na área da casa do mel e do apiário desta escola e eventualmente fora do campus para captura de enxames para treinamento dos alunos. O projeto consistiu em aulas de apicultura com acompanhamento em aulas práticas na casa do mel e no apiário da escola para os alunos matriculados no campus Satuba que puderam conciliar seus horários de aula com o projeto. O objetivo deste projeto foi formar monitores, empreendedores e/ou recuperar a aprendizagem prática dos alunos que foram prejudicados durante a pandemia, além de que recuperamos o apiário da escola que estava abandonado devido o período de pandemia. O projeto teoricamente teve uma duração de 6 meses (mesmo com o término da bolsa de estudo o bolsista, voluntários e alguns alunos continuam com o projeto porque o apiário precisa de manejo e também porque ainda iremos beneficiar o mel depois das férias de janeiro), sendo que os 2 primeiros meses foram utilizados para que o bolsista e voluntários tivessem tempo de preparar o apiário da escola para as aulas práticas, e os quatro meses restantes foram utilizados para as práticas com os alunos inscritos. Ao final do projeto os alunos e participantes do projeto estão aptos para fazer os principais manejos básicos com as abelhas do gênero Apis e dessa maneira se tomar um monitor e/ou um empreendedor de apicultura.

Ifal English Plus

Coordenadores: Carla Cristina Real Vieira de Andrade e Jaildo Pinto

Este projeto teve como objetivo atender as necessidades dos estudantes do Campus Satuba quanto ao ensino da língua inglesa. Sabe-se que aprender uma segunda língua através de músicas, séries, livros, ou, até mesmo falando com nativos da língua pode ser uma experiência mais estimulante e, assim, despertar maior interesse nos estudantes. Esse projeto, portanto, procurou ajudar os estudantes do campus Satuba a aprender o básico da língua inglesa, usando estratégias de comunicação de uma maneira mais descontraída, abrangendo lições que preparam os estudantes para o uso do inglês na vida real. Fez-se uma divulgação no campus sobre o projeto, os interessados se inscreveram e participaram das aulas realizadas às segundas-feiras no próprio campus. Os resultados foram satisfatórios e proporcionaram uma aprendizagem profícua.

Reforço de Matemática

Coordenadora: Ana Paula Perdigão Praxedes

O projeto aqui apresentado tem o objetivo de recuperar o aprendizado perdido no ensino à distância e tirar dúvidas dos alunos do campus.
O público atendido normalmente eram pessoas que já tinham um conhecimento básico sobre o assunto desejado. Aparentemente, os alunos que não tinham o conhecimento básico não tinham interesse, ou tempo para ficar no horário do reforço, visto que algumas pessoas saiam mais cedo por conta do transporte.
As atividades foram desenvolvidas em uma sala em conjunto com o reforço de física, ás segundas e sextas pela tarde. Normalmente eram utilizadas listas já elaboradas por professores do campus, dessa forma eu poderia direcionar o aprendizado já trilhado pelo professor. Em raros momentos foram utilizadas questões da internet.
Os resultados foram satisfatórios, pois alunos que começaram a entender melhor o assunto, passaram a frequentar mais o nosso projeto. Também vale ressaltar a interação após o aprendizado do assunto, já que normalmente era despertado a vontade do aluno de resolver questões no quadro, participando assim mais ativamente do projeto.