Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Ensino > Cursos > Superior > Tecnologia em Laticínios > Estágio Supervisionado
conteúdo

Estágio Supervisionado

por Pedro Barros publicado 28/02/2023 16h49, última modificação 16/02/2024 15h49

O estágio curricular supervisionado é obrigatório no Curso Superior de Tecnologia em Laticínios e está em consonância com a Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008, e no âmbito do Ifal com a Resolução n.º 112/CS, de 11 de maio de 2023.

De acordo com a Resolução n.º 112/CS, de 11 de maio de 2023, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo das/os estudantes que estejam frequentando o ensino regular, nos diversos níveis e modalidades, de acordo com os normativos vigentes e o projeto pedagógico de cada curso oferecido pelo Ifal.

O estágio não-obrigatório pode ser desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória das Atividades Complementares, conforme Portaria n.º 2394/GR, de 7 de outubro de 2015.

O componente estágio supervisionado terá duração mínima de 200 horas e deverá ocorrer a partir do 6.º período. O estágio será obrigatoriamente monitorado pela instituição, apresentado por meio de relatórios, de acompanhamento individualizado pela/o docente orientadora/o durante o período de realização das atividades e obedecendo às resoluções e normas institucionais. É obrigatória a apresentação de relatório final de estágio como forma de documentar e apresentar as atividades realizadas durante o período de estágio, bem como os aprendizados e experiências adquiridas.

O prazo de entrega do relatório final de estágio será de até 60 (sessenta) dias, contados a partir do último dia de atividade de estágio, e deverá ser entregue diretamente ao orientador/a que, após sua aprovação e assinatura, deverá encaminhá-lo ao setor responsável em até 30 (trinta) dias.

No curso Superior de Tecnologia em Laticínios não há defesa de relatório do Estágio Supervisionado.

A instituição possui a Coordenação de Relações Empresariais e Egressos – CREE, que é, no Campus Satuba, o setor responsável pelos convênios e pela mediação dos estágios dos/as estudantes junto às empresas e órgãos públicos, bem como junto aos agentes de integração empresa-escola. A CREE indica e disponibiliza a documentação necessária ao estágio e registra, neste setor, as práticas de estágios desenvolvidas pelos/as nossos/as estudantes. Também, a CREE, em sintonia com a Proex, compartilha possibilidades de emprego/trabalho aos estudantes egressos do Campus Satuba.

Leia mais sobre Estágio