Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Ensino > Neabi
conteúdo

Neabi

por Jhonathan Pino publicado 08/04/2021 12h24, última modificação 10/11/2023 13h28
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram institucionalizados por intermédio da Resolução n° 29/2018. No Campus Satuba, sua atual composição está instituída por meio da Portaria n° 2540/2020/SAT. Desde 2018, antes mesmo de sua institucionalização, o Neabi Satuba vem promovendo ações de ensino com a temática das identidades e relações étnico-raciais no âmbito da comunidade escolar e em suas relações com a comunidade externa, especialmente junto aos movimentos sociais antirracistas, quilombolas e indígenas.

São objetivos do Neabi:

  • Promover e estimular ações e projetos com a temática das questões étnico-raciais em diversas áreas do conhecimento, de maneira integrada e articulada entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil;

  • Fomentar e promover ações que visem a contribuir para a formação inicial e continuada de servidores/as e discentes para as relações étnico-raciais, buscando integrar a comunidade externa;

  • Fomentar e realizar eventos locais, regionais e nacionais que promovam a valorização dos negros/as e dos indígenas na sociedade, tendo em vista a crítica do racismo estrutural da sociedade brasileira;

  • Fomentar e realizar pesquisas que contribuam para o aprofundamento das relações étnico-raciais no país e em Alagoas, trazendo à tona as relações de opressão e as variadas formas de resistência;

  • Atuar como órgão proponente e consultivo quanto aos assuntos referentes às diretrizes curriculares e às políticas afirmativas no âmbito do campus, em especial à política de cotas raciais nos processos seletivos e concursos públicos oferecidos pelo campus.

O Neabi Satuba tem se notabilizado por anualmente realizar eventos nos meses de abril e novembro em alusão às causas indígenas e afro-brasileiras, oportunidades que têm sido marcadas por forte envolvimento da comunidade escolar em articulação com os movimentos sociais.

Neste sentido, em 2019, o Campus Satuba sediou o 5º Encontro Nacional dos Neabis da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Enneabi) e o I Encontro Estadual dos Neabis (Enneal), eventos que ocorreram simultaneamente e contaram com a presença de representantes docentes, técnicos e estudantes de Neabis de todo o Brasil. O Neabi Satuba, em conjunto com os demais Neabis do Ifal e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi protagonista na construção deste evento histórico.

📧 E-mail: ☎️ Telefone: 2126-6532
📱 Instagram: @baobaifalsatuba

 

Acesso ao Neabi Satuba

  • De forma espontânea, por intermédio de algum integrante do NEABI, seja por e-mail ou presencialmente;
  • A partir da construção dos eventos promovidos pelo NEABI;
  • Por intermédio de edital lançado semestralmente para incorporação de novos integrantes.

 

Reserva legal

Resolução n° 29/CS/IFAL/2018 – Institucionalização do Neabi no Ifal

Lei 10.639/2003 – Diretrizes de bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afrobrasileira”

Lei 11.645/2008 – Diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afrobrasileira e Indígena”