conteúdo

Portal Capes

por Jhonathan Pino publicado 04/05/2020 10h56, última modificação 12/01/2022 17h59

O Instituto Federal de Alagoas – Ifal assinou o acesso integral ao Portal de Periódicos da Capes, que consiste em produções acadêmicas a nível nacional e internacional, abrangendo as diversas áreas do conhecimento e vários tipos de documentos tais quais: artigos, livros, bases de dados, normas técnicas e etc., com o objetivo de ampliar os acervos físicos e proporcionar efetiva contribuição da Instituição ao processo de ensino-aprendizagem, pesquisas e projetos de extensão, bem como atender os princípios de economicidade e eficiência.

Professores, estudantes e técnicos da instituição têm acesso ilimitado, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O Portal Capes pode ser acessado através de qualquer computador com internet, no ambiente físico do IP mediante reconhecimento do IP, ou via acesso remoto, através de computador, tablet ou smartphone com internet.

A pesquisa no ambiente do Portal Capes foi atualizada recentemente e pode se buscar no mesmo campo título, assunto, periódico, bases, áudios, vídeos que estejam armazenados na plataforma.

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com títulos com texto completo, bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior.

Acesso:

É disponibilizado para a comunidade acadêmica mediante o reconhecimento do IP da instituição, bem como por acesso remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), estando o usuário cadastrado no SIGAA.

Endereçohttp://periodicos.capes.gov.br/

Manual de auxílio:

Tutorial CAFe: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez133.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Orientacoes_para_o_acesso_remoto_via_CAFe.pdf

Treinamentos: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez133.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_ptreinaments&Itemid=108