Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Ensino > Sistema de Bibliotecas do Ifal > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por Jhonathan Pino publicado 04/05/2020 10h25, última modificação 16/08/2021 10h14

O Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Alagoas (SiBi/Ifal) é constituído por 16 Campi, a saber: Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Satuba,  Viçosa e a Reitoria, onde funciona a gestão sistêmica de todos.

Os bibliotecários responsáveis pela gestão das unidades de informação do instituto possuem formação na área e estão em constante processo de aquisição/reciclagem de conhecimentos, com cursos de capacitação, congressos, seminários, entre outros. Fazem parte do quadro também os auxiliares de biblioteca, auxiliares e assistentes em administração, indispensáveis para manter o bom funcionamento do setor e a qualidade dos serviços;

Tem papel social que se configura na disponibilização da informação facilitando a apropriação do conhecimento necessário ao êxito na realização dos cursos. Atualmente são disponibilizados pela Instituição cursos contemplando do Ensino Técnico de Nível Médio (Integrado e Subsequente), Ensino Superior (Tecnológico, Licenciatura e Bacharelado) à Pós-graduação (lato e strictu sensu).   

Dispõe de orçamento anual para aquisição de novas obras para os acervos, as quais são fundamentadas nas ementas dos cursos de cada campus e disponibiliza, desde 2014, acesso ao Portal de Periódicos da Capes, uma vasta biblioteca virtual composta de livros, artigos de periódicos científicos, teses, dissertações, que disponibiliza tutoriais e treinamentos auxiliares nas pesquisas em suas bases tornando-se uma plataforma interativa e mais fácil de utilizar.

Oferece à sua comunidade acadêmica serviços com o objetivo de atendê-los de forma satisfatória, de acordo com a realidade onde está situada; e à comunidade externa, acesso livre a todo conteúdo dos acervos (impressos e multimídias) mediante pesquisa local. Os horários de funcionamento variam de acordo com o campus.

Disponibiliza acesso à Internet através de computadores e rede wi-fi, área com mesas para estudo em grupo e baias para estudo individual, proporcionando um espaço dinâmico de convivência ao ensino, pesquisa e extensão, tripé de sustentação institucional.

E-mail de contato do Sistema de Bibliotecas: sibi@ifal.edu.br.