Projetos e programas
Projetos de Ensino
Caracterizam-se como Projetos de Ensino o conjunto de ações de ensino e aprendizagem, de trabalho educativo e/ou de intervenção, de dinamização dos componentes curriculares, bem como de prática profissional, voltados para a educação básica e para a graduação, por meio do desenvolvimento de atividades extras ou complementares, sob a orientação de um ou mais Docentes ou Técnicos Administrativos (RESOLUÇÃO Nº 86 / 2022 - CEPE/IFAL).
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Equipe PIBID - Edição 2022-2024
Coordenação Institucional: Prof. Fábio José dos Santos
Coordenação de Núcleo - Biologia
Prof. Joeferson Reis Martins
Profa. Maria Lausanne Damasceno Correia
Profa. Ângela Cristina Pereira Barros
Coordenação de Núcleo - Física
Prof. Cícero Julião da Silva Júnior
Prof. Hélcio Nascimento Júnior
Coordenação de Núcleo - Língua Portuguesa
Prof. Adriana Nunes de Souza
Profa. Sandra Araújo Lima Cavalcante
Prof. Carlos Henrique Almeida Alves
Prof. Ricardo Jorge Cavalcanti de Souza
Profa. Rosângela Nunes de Lima
Coordenação de Núcleo - Matemática
Profa. Vivia Dayana Gomes dos Santos
Prof. Gilmar Teodósio da Silva
Coordenação de Núcleo - Química
Prof. Antônio Albuquerque de Souza
Prof. Eduardo Venâncio Lima Santos
Coordenação de Núcleo - Interdisciplinar
Profa. Karina Dias Alves
Programa Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
Equipe PRP - Edição 2022-2024
Coordenação Institucional: Profa. Maria Aparecida da Silva
Docente Orientador - Núcleos de Biologia
Profa. Danielle Barbosa Bezerra
Profa. Sheyla Ferreira Lima Coelho
Profa. Merylane Porto da Silva Luz
Docente Orientador - Núcleos de Física
Profa. Jorge Luís Araújo Rocha
Profa. Ricardo Batista do Carmo
Docente Orientador - Núcleo de Matemática
Prof. Arlyson Alves do Nascimento
Docente Orientador - Núcleos de Língua Portuguesa
Prof. Cristiano Lessa de Oliveira
Profa. Christiane Batinga Agra
Profa. Aurineide Porfírio Barros Correia
Profa. Joana D’Arc Ferreira de Macêdo
Prof. Marcos Antônio de Araújo Dias
Docente Orientador - Núcleos de Química
Prof. Alan John Duarte de Freitas
Prof. Jésu Costa Ferreira Júnior