Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Ensino > Biblioteca > Acervo
conteúdo

Acervo

por Pedro Barros publicado 08/11/2023 12h22, última modificação 03/09/2025 17h10

Deseja conhecer nosso acervo físico e virtual? Que tal se aventurar em nossas bases e descobrir?

1. Acervo físico
2. Bases e bibliotecas digitais
3. Outras bases gratuitas

Acervo físico

➡️ Consulta ao Acervo
Sigaa: https://sigaa.ifal.edu.br/sigaa/public/home.jsf

Obras gerais: Obras dos mais variados assuntos: ciências, artes, esportes, literatura nacional e estrangeira, história, informática, entre outras, além das obras técnicas voltadas para os cursos ofertados no Campus. O acervo também inclui coleções diversas como da Minibiblioteca da Embrapa, IBGE, Primeiros Passos e Alagoas.

Obras de referência: Inclui dicionários, enciclopédias, atlas, almanaques e anuários, gerais ou especializados. Acesso exclusivo na biblioteca.

Literatura cinzenta: São os trabalhos científicos (TCCs, dissertações e teses) de alunos e servidores do Campus. Acesso exclusivo na biblioteca.

Periódicos: Revistas técnicas, científicas, informativas e de entretenimento. Destacam-se revistas voltadas para agropecuária, alimentos e temas educacionais.

DVDs: Conteúdo educativo em formato audiovisual e interativo para utilização em aulas, com destaque para as áreas de ciências naturais, alimentos e agropecuária. Acesso e empréstimo apenas para professores.

➡️ Consulte aqui as normas para empréstimo

Bases e bibliotecas digitais

O Sistema de Bibliotecas do Ifal oferece acesso gratuito para a comunidade acadêmica às seguintes bases e bibliotecas digitais:

REDIFAL: o Repositório Institucional do Instituto Federal de Alagoas foi desenvolvido com o objetivo de armazenar, organizar, divulgar, preservar e gerenciar, no ambiente virtual institucional, a produção técnica, científica e cultural do IFAL, possibilitando o acesso aberto, público e gratuito a esses documentos, maximizando a visibilidade do Instituto e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da produção institucional no âmbito nacional e internacional. 

 

 

Biblioteca Virtual da PearsonDesde 2005, oferece uma plataforma de livros digitais interativa, dinâmica e eficiente em diversas áreas de conhecimento. Atualmente disponível em mais de 950 instituições de ensino, conta com títulos de mais de 80 editoras parceiras, além dos títulos da própria Pearson.

 

Portal de Periódicos da Capes: Acesse os textos completos de mais de 37 mil títulos de periódicos internacionais e nacionais, além de livros e bases de dados. Conteúdo completo disponível através de computadores/internet do IFAL ou por acesso remoto via CAFé (Comunidade Acadêmica Federada), mediante login e senha do SIGAA. 

Materiais de apoio
Guia para utilização do Portal Periódicos da Capes
Manual de acesso Remoto CAFe

Target Ged Webplataforma especializada em normas técnicas e documentos regulatórios. Servidores e estudantes podem ter acesso à coleção completa de Normas Técnicas Brasileiras e do Mercosul para consulta, download e impressão.

Materiais de apoio
Manual do Usuário 
Procedimentos para acessar o aplicativo da plataforma

Outras bases gratuitas

BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação: Desenvolvido e coordenado pelo IBICT, integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, reúne 118 instituições, 467.014 dissertações, 171.153 teses e 638.166 documentos.

Google Scholar ou Google Acadêmico: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar textos completos de  artigos em periódicos, citações, livros, teses, dissertações, relatórios técnicos, etc.

 

ScieElo – Scientific Electronic Library Online: é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.

 

 

 

Domínio Público | Biblioteca Digital: “Com um acervo de mais de 123 mil obras e um registro de 18,4 milhões de visitas, o Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil (dados de junho de 2009). Lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada”. Fonte: MEC (c2018).