Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Ensino > Biblioteca > Acervo
conteúdo

Acervo

por Pedro Barros publicado 08/11/2023 12h22, última modificação 22/02/2024 11h20

Deseja conhecer nosso acervo físico e virtual? Que tal se aventurar em nossas bases e descobrir?

1. Acervo físico
2. Bases e bibliotecas digitais
3. Outras bases gratuitas

Acervo físico

➡️ Consulta ao Acervo
Sigaa: https://sigaa.ifal.edu.br/sigaa/public/home.jsf

Obras gerais: Obras dos mais variados assuntos: ciências, artes, esportes, literatura nacional e estrangeira, história, informática, entre outras, além das obras técnicas voltadas para os cursos ofertados no Campus. O acervo também inclui coleções diversas como da Minibiblioteca da Embrapa, IBGE, Primeiros Passos e Alagoas.

Obras de referência: Inclui dicionários, enciclopédias, atlas, almanaques e anuários, gerais ou especializados. Acesso exclusivo na biblioteca.

Literatura cinzenta: São os trabalhos científicos (TCCs, dissertações e teses) de alunos e servidores do Campus. Acesso exclusivo na biblioteca.

Periódicos: Revistas técnicas, científicas, informativas e de entretenimento. Destacam-se revistas voltadas para agropecuária, alimentos e temas educacionais.

DVDs: Conteúdo educativo em formato audiovisual e interativo para utilização em aulas, com destaque para as áreas de ciências naturais, alimentos e agropecuária. Acesso e empréstimo apenas para professores.

➡️ Consulte aqui as normas para empréstimo

Bases e bibliotecas digitais

O Sistema de Bibliotecas do Ifal oferece acesso gratuito para a comunidade acadêmica às seguintes bases e bibliotecas digitais:

REDIFAL: o Repositório Institucional do Instituto Federal de Alagoas foi desenvolvido com o objetivo de armazenar, organizar, divulgar, preservar e gerenciar, no ambiente virtual institucional, a produção técnica, científica e cultural do IFAL, possibilitando o acesso aberto, público e gratuito a esses documentos, maximizando a visibilidade do Instituto e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da produção institucional no âmbito nacional e internacional. 

 

 

eLivro Biblioteca Digital: Plataforma exclusiva e moderna, que é referência internacional em bibliotecas digitais, com livros, obras e documentos acadêmicos e multidisciplinares para graduações e especializações nas mais diversas áreas. Conta com mais de 198 mil títulos disponíveis.

Portal de Periódicos da Capes: Acesse os textos completos de mais de 37 mil títulos de periódicos internacionais e nacionais, além de livros e bases de dados. Conteúdo completo disponível através de computadores/internet do IFAL ou por acesso remoto via CAFé (Comunidade Acadêmica Federada), mediante login e senha do SIGAA. 

Materiais de apoio
Guia para utilização do Portal Periódicos da Capes
Manual de acesso Remoto CAFe

Target Ged Webplataforma especializada em normas técnicas e documentos regulatórios. Servidores e estudantes podem ter acesso à coleção completa de Normas Técnicas Brasileiras e do Mercosul para consulta, download e impressão.

Materiais de apoio
Manual do Usuário 
Procedimentos para acessar o aplicativo da plataforma

Outras bases gratuitas

BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação: Desenvolvido e coordenado pelo IBICT, integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, reúne 118 instituições, 467.014 dissertações, 171.153 teses e 638.166 documentos.

Google Scholar ou Google Acadêmico: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar textos completos de  artigos em periódicos, citações, livros, teses, dissertações, relatórios técnicos, etc.

 

ScieElo – Scientific Electronic Library Online: é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.

 

 

 

Domínio Público | Biblioteca Digital: “Com um acervo de mais de 123 mil obras e um registro de 18,4 milhões de visitas, o Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil (dados de junho de 2009). Lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada”. Fonte: MEC (c2018).