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Supervisão, Controle e Correição

por Fernanda Albuquerque publicado 15/04/2021 17h30, última modificação 30/04/2021 12h35

São descritas a seguir as instâncias da governança do Ifal que promovem a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade, transparência, boas práticas etc.

 

Governança

Conforme a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016 e o Decreto nº 9.203/2017, Governança Pública é o conjunto de mecanismos de liderança e estratégia postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Tem como princípios: capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência.

Acesse a Estrutura de Governança do Ifal.

 

Gestão de Riscos

Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) do Ifal é uma das instâncias internas de apoio à governança. Atua de forma integrada com as demais instâncias para viabilizar o gerenciamento de riscos, que consiste num processo de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e controle de potenciais eventos que interfiram no alcance dos objetivos estratégicos.

Acesse a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos da Gestão do Ifal.

Acesse o Relatório da Gestão de Riscos Ifal 2020.

 

Auditoria Interna

A Auditoria Interna (Audint) busca auxiliar o Ifal a realizar seus objetivos, a partir de avaliações e recomendações à melhoria da eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos.

Acesse, dentre outros conteúdos, os Relatórios Anuais de Atividade (Raint) na página da Audint.

 

Corregedoria

A Corregedoria está encarregada das atividades relacionadas à prevenção, detecção e apuração de possíveis irregularidades disciplinares e administrativas de servidores. 

 Acesse, dentre outros conteúdos, os Relatórios de Gestão Correcional na página da Corregedoria.

 

Ouvidoria

A Ouvidoria é responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

Acesse, dentre outros conteúdos, os Relatórios da Ouvidoria e e-SIC na página da Ouvidoria.

 

Comissão de Ética

A Comissão de Ética trabalha na conscientização dos servidores sobre o respeito às normas éticas, além de possuir uma função corretiva, apurando as condutas em desacordo com o Código de Ética Profissional.

Acesse, dentre outros conteúdos, o andamento dos procedimentos abertos na página da Comissão de Ética.

 

Programa de Integridade

O Programa de Integridade é um conjunto de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes, desvios éticos e atos de corrupção.

Acesse o Plano de Integridade do Ifal e o Relatório de Monitoramento na página do Programa de Integridade.