Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Pesquisa > Grupos de pesquisa
conteúdo

Grupos de pesquisa

por Gerônimo Vicente Santos publicado 02/08/2019 10h30, última modificação 08/06/2022 21h03

A Resolução Nº 28/CS, de 30 de agosto de 2013 aprovou o regulamento geral para criação, certificação e avaliação de grupos de pesquisa do Instituto Federal de Alagoas. O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de pesquisadores organizados em torno de uma ou duas lideranças, pertencentes a campus do IFAL. A Resolução No 55/CS, de 17 de dezembro de 2012 aprovou a criação do Comitê de Pesquisa e Pós-Graduação e estabelece critérios para sua composição, atribuição e funcionamento. Este comitê após composto será o responsável pela avaliação dos grupos de pesquisa do IFAL, conforme critérios mínimos. 

Vale ainda ressaltar que as assinaturas dos servidores do IFAL para compor o FORMULÁRIO I (FORMAÇÃO DE GRUPO DE PESQUISA) podem ser coletadas via SIPAC, onde o processo deve ser aberto, basta fazer a seguinte indicação nos espaços específicos do formulário: "Documento assinado eletronicamente via SIPAC". 

Quanto aos demais membros do novo grupo, vale lembrar há a possibilidade de Cadastro de Assinantes Externos no SIPAC.

Aqui está disponível o manual para o cadastro que deverá ser feito pela pessoa externa que deseja se cadastrar como assinante no SIPAC. O manual para também está disponível no SIPAC, na página de cadastro de assinante externo.

Após o cadastro e validação, o nome da pessoa estará disponível no SIPAC para seleção e assinatura de documentos em EXTERNO. A(O) assinante poderá ser buscada(o) por nome, CPF ou passaporte, no caso de estrangeiras(os).

A validação será feita pela Coordenação de Protocolo/PROAD mediante análise da documentação, e o prazo é de 3 dias úteis.

Para consultar os grupos de pesquisa certificados pelo IFAL, acesse: https://bit.ly/3icXGoV

- Fluxo para criação de Grupos de Pesquisa

Criação - grupo de pesquisa

 

- Fluxo para atualização dos grupos de pesquisa no diretório de grupos de pesquisa do CNPq

Para acessar o formulário e preencher dados, tanto líderes como integrantes dos grupos de pesquisa devem observar o procedimento abaixo no site do CNPq (www.cnpq.br):

  1. Entrar em plataforma lattes (http://lattes.cnpq.br/)
  2. No diretório dos grupos de pesquisa acessar o novo portal do diretório (http://lattes.cnpq.br/)
  3. Acessar o diretório (http://lattes.cnpq.br/web/dgp)
  4. Preencher o login (CPF) e a senha (http://dgp.cnpq.br/dgp/)
  5. Escolher a opção de líder (para líderes de grupos de pesquisa) ou pesquisador