Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Pesquisa > Grupos de pesquisa
conteúdo

Grupos de pesquisa

por Gerônimo Vicente Santos publicado 02/08/2019 10h30, última modificação 28/10/2023 10h16

A Resolução Nº 28/CS, de 30 de agosto de 2013 aprovou o regulamento geral para criação, certificação e avaliação de grupos de pesquisa do Instituto Federal de Alagoas. O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de pesquisadores organizados em torno de uma ou duas lideranças, pertencentes a campus do IFAL. A Resolução Nº 55/CS, de 17 de dezembro de 2012 aprovou a criação do Comitê de Pesquisa e Pós-Graduação e estabelece critérios para sua composição, atribuição e funcionamento. Este comitê após composto será o responsável pela avaliação dos grupos de pesquisa do IFAL, conforme critérios mínimos. 

- Coleta de assinaturas via SIPAC para usuários internos e externos ao IFAL

As devidas assinaturas dos servidores do IFAL para compor o FORMULÁRIO I (FORMAÇÃO DE GRUPO DE PESQUISA) podem ser coletadas via SIPAC, onde o processo deve ser aberto, basta fazer a seguinte indicação nos espaços específicos do FORMULÁRIO I: "Documento assinado eletronicamente via SIPAC". 

Para as assinaturas dos demais membros do novo grupo, existe a possibilidade de Cadastro de Assinantes Externos no SIPAC. Aqui está disponível o manual para o cadastro que deverá ser feito pela pessoa externa que deseja se cadastrar como assinante no SIPAC. O manual para também está disponível no SIPAC, na página de cadastro de assinante externo.

Após o cadastro e validação, o nome da pessoa estará disponível no SIPAC para seleção e assinatura de documentos em EXTERNO. A(O) assinante poderá ser buscada(o) por nome, CPF ou passaporte, no caso de estrangeiras(os).

A validação será feita pela Coordenação de Protocolo/PROAD mediante análise da documentação, e o prazo é de 3 dias úteis.

- Fluxo para criação de Grupos de Pesquisa

Criação - grupo de pesquisa

 

- Fluxo para atualização dos grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Para acessar o formulário e preencher dados, tanto líderes como integrantes dos grupos de pesquisa devem observar o procedimento abaixo no site do CNPq (www.cnpq.br):

  1. Entrar em plataforma lattes (http://lattes.cnpq.br/)
  2. Acessar Diretório dos Grupos de Pesquisa (http://lattes.cnpq.br/web/dgp)
  3. Preencher o login (CPF) e a senha (http://dgp.cnpq.br/dgp/)
  4. Escolher a opção de líder (para líderes de grupos de pesquisa) ou pesquisador

 

Se necessário, realizar as seguintes atualizações no grupo de pesquisa:

a) Identificação;
b) Endereço/Contato;
c) Repercussões;
d) Linhas de pesquisa;
e) Recursos humanos;
f) Instituições parceiras;
g) Equipamentos e Softwares Relevantes.

 

- Consulta aos grupos de pesquisa certificados pelo IFAL no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Acessar o portal do Diretório > Buscar Grupos > Selecionar: Situação (Certificados); Região (Nordeste); UF (Alagoas); Instituição (Instituto Federal de Alagoas - Matriz) > Pesquisar > Exportar


Perguntas Frequentes — Grupos de Pesquisa - Plataforma Lattes - CNPq

Clique aqui para acessar a seção da Plataforma Lattes - CNPq onde são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pelos Grupos de Pesquisa.

 

Política de Auxílio ao Pesquisador — Apoio aos Grupos de Pesquisa do IFAL certificados no Diretório do CNPq

O 1º Edital de Apoio aos Grupos de Pesquisa do IFAL foi publicado pela PRPPI em 2023. Conheça os editais dessa Pró-reitoria clicando aqui.

Fluxo do Processo de Auxílio Financeiro à Pesquisa - Cartão Pesquisador.