Perfil do Egresso - Engenharia Elétrica
O Campus Palmeira dos Índios, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, previstas na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002, apresenta abaixo o perfil do egresso para o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, o qual busca desenvolver, no educando, uma sólida formação técnica, científica e profissional que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias; estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas e considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade.
Dessa forma, o perfil formado no Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica deverá dar condições ao egresso para desenvolver as seguintes competências e habilidades:
➡️ Atuar como Engenheiro Eletricista com formação generalista;
➡️ Atuar na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica;
➡️ Estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas em setores industriais, residenciais, comerciais e de sistema elétrico de potência;
➡️ Planejar, projetar, instalar, operar e manter instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento;
➡️ Elaborar projetos e estudos de conservação e de eficiência energética e utilização de fontes alternativas e renováveis;
➡️ Coordenar e supervisionar equipes de trabalho;
➡️ Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos;
➡️ Efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres;
➡️ Automatizar processos de produção industriais e setores residenciais;
➡️ Considerar a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais em suas atividades.
Os profissionais formados deverão estar aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, sócio-econômicos, gerenciais e organizacionais, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente para desenvolvimento sustentável.