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Apresentação

O nosso curso de bacharelado prepara Engenheiros Eletricistas versáteis, com formação pluri e transdisciplinar, para atuar nos mais diversos campos como: sistemas de potência; geração tradicional e renovável de energia; conversão eletromecânica de energia; eletrônica; sistemas digitais; automação; controle e servomecanismos, além de robótica e bio-sensores. Para isso o curso foi construído com duas ênfases: Eletrotécnica e Controle e Automação.

É uma área do conhecimento considerada essencial e promissora no Brasil e no mundo, com importante papel na revolução da indústria 4.0, por causa da automação, da robótica, das energias renováveis e dos carros elétricos.

A formação proporcionada no curso é solidamente alicerçada nas ciências de base como física, química e matemática para moldar um engenheiro versátil e dinâmico, capaz de seguir as tendências de mercado.

 

 

Perfil do Egresso

O Campus Palmeira dos Índios, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, previstas na Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002,   apresenta abaixo o perfil do egresso para o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, o qual busca desenvolver, no educando, uma sólida formação técnica, científica e profissional que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias; estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas e considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. Dessa forma, o perfil formado no Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica deverá dar condições ao egresso para desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • Atuar como Engenheiro Eletricista com formação generalista; 

  • Atuar na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; 

  • Estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas em setores industriais, residenciais, comerciais e de sistema elétrico de potência; 

  • Planejar, projetar, instalar, operar e manter instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento; 

  • Elaborar projetos e estudos de conservação e de eficiência energética e utilização de fontes alternativas e renováveis; 

  • Coordenar e supervisionar equipes de trabalho; 

  • Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos; 

  • Efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres; 

  • Automatizar processos de produção industriais e setores residenciais;

  • Considerar a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais em suas atividades.

Os profissionais formados deverão estar aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, sócio-econômicos, gerenciais e organizacionais, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente para desenvolvimento sustentável.

Atribuições dos Engenheiros Eletricistas segundo o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA:

Considerando o elenco de disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas oferecidas, o egresso do curso de Engenharia Elétrica do IFAL - Campus Palmeira dos Índios habilitado a atuar, de acordo com as oportunidades, nas diferentes áreas previstas na Resolução do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura - CONFEA nº 218/1973. De fato, de acordo com art. 1º da Resolução, as seguintes competências e habilidades são concebidas ao profissional de engenharia elétrica: 

  • Atividade 01 – Supervisão, coordenação e orientação técnica;

  • Atividade 02 – Estudo, planejamento, projeto e especificação;

  • Atividade 03 – Estudo de viabilidade técnico-econômica; 

  • Atividade 04 – Assistência, assessoria e consultoria;

  • Atividade 05 – Direção de obra e serviço técnico;

  • Atividade 06 – Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo, e parecer técnico;

  • Atividade 07 – Desempenho de cago, e função técnica;

  • Atividade 08 – Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão;

  • Atividade 09 – Elaboração de orçamento; 

  • Atividade 10 – Padronização, mensuração e controle de qualidade; 

  • Atividade 11 – Execução de obra, e serviço técnico; 

  • Atividade 12 – Fiscalização de obra e serviço técnico; 

  • Atividade 13 – Produção de trabalho técnico; 

  • Atividade 14 – Condução de trabalho técnico; 

  • Atividade 15 – Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção. 

  • Atividade 16 – Execução de instalação, montagem e reparo; 

  • Atividade 17 – Operação e manutenção de equipamentos e instalação;

  • Atividade 18 – Execução de desenho técnico. 

Adicionalmente, é importante observar que a proposta do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica oferecerá flexibilidade de formação na escolha dentre a oferta de dois eixos de habilitação (ênfases): i) Eletrotécnica ou ii) Controle e Automação. Assim é importante tomar ciência das competências mínimas exigidas para habilitação do profissional no mercado de trabalho. 

Habilitação em Eletrotécnica:

As competências do engenheiro eletricista com habilitação em eletrotécnica serão baseadas no art. 8º da resolução do CONFEA nº 218/1973, a saber:

Desempenhar as atividades de 1 a 18 do art. 1º CONFEA nº 218/1973, referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétrico; seus serviços afins e correlatos.  

Habilitação em Controle e Automação:

As competências do engenheiro eletricista com habilitação em controle e automação obedecem o art. 1º da resolução do CONFEA nº 427/1999, a saber:

Desempenhar as atividades de 1 a 18 do art. 1º CONFEA nº 218/1973, no que se refere ao controle e automação de equipamentos, processos, unidades, e sistemas de produção, seus serviços afins correlatos.  

Coordenação

Coordenação: Tiago Abreu Tavares de Sousa

Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0494651199775290

 Telefone: não há

E-mail da coordenação:  engeletrica.palmeira@ifal.edu.br

 

 

Informações Básicas

Campus: Palmeira dos Índios (Av. Alagoas - Palmeira de Fora, Palmeira dos Índios - AL, 57608-180, Brazil)

Área de Concentração (geral): 07 - Engenharia, produção e construção

Área de Concentração (específica): 071 - Engenharia e profissões correlatas 

Nível: Bacharelado 

Modalidade: Presencial 

Quantidade de vagas: 30 vagas/semestre

Carga horária total: 4.396 horas

Frequência mínima exigida: 75%

Formas de acesso: A forma de acesso ao Curso de Engenharia Elétrica do IFAL obedece ao disposto no Art. 44 da Constituição Federal, o qual estabelece que o acesso ao Ensino Superior é realizado após conclusão do Ensino Médio ou equivalente e classificação em processo seletivo através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelo Sistema de seleção unificada – SISU. 

No caso da não utilização do ENEM/SISU, o processo seletivo dar-se-á por meio de vestibular, o qual será disciplinado pelos critérios estabelecidos no edital do Exame de Seleção em conformidade com a Constituição Federal, LDB, Parecer CNE/CP nº 95/98 e Decretos nº 2306/97 e nº 2406/97.

Em caso de existência de vagas, o acesso ao curso também se dará por

  1. REINGRESSO: destinada a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFAL e desejam retomar sua matrícula no curso;

  2. REOPÇÃO DE CURSO: destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do IFAL que desejam mudar de curso; 

  3. TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL: destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, que queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFAL;

  4. INGRESSO DE GRADUADOS: destinada a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, que tenham interesse em realizar um curso superior de graduação no IFAL.

Turno: Integral (Matutino/vespertino/noturno)

Conceito Preliminar do Curso (CPC): Curso ainda em avaliação pelo MEC 

Conceito no Enade: Curso não prestou Enade

 

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