Apresentação
O Tecnólogo em Hotelaria, habilitado pelo Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Ifal , terá uma formação que o torne capaz de compreender a importância do desenvolvimento da atividade hoteleira nas sociedades atuais e futuras, não só em termos econômicos, mas ambientais, sociais e culturais, especialmente, no que tange às áreas de planejamento, organização e gestão dos setores hoteleiros e em áreas correlatas à hospitalidade, como as de gastronomia, viagens e cruzeiros marítimos, hospitais, clínicas e Spas. Para melhor compreensão da organização curricular do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, a figura a seguir, apresenta a representação gráfica do curso.
Clique AQUI para mais informações sobre o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria
Perfil do Egresso
Compreendendo que a crescente cientificidade da vida social e produtiva exige do cidadão trabalhador, cada vez mais, uma maior apropriação do conhecimento científico, tecnológico e político, o Ifal estabelece em seu Projeto Político Pedagógico Institucional (2019) como requisito para o perfil dos egressos de suas ofertas de ensino, a dimensão de formação integral, que se constitui em socialização competente para a participação social e em qualificação para o trabalho na perspectiva da produção das condições gerais de existência.
Dessa forma, o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria se propõe a formar profissionais fundamentados nas dimensões humanística, científica e tecnológica em condições de atuação nas áreas de planejamento e desenvolvimento da atividade hoteleira, no segmento público e privado, onde para alcançar esse perfil, o tecnólogo deverá ter desenvolvido capacidade ao longo do curso que, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST, 2016)
Planeja, supervisiona e opera serviços de recepção, governança, segurança e manutenção em meios de hospedagem. Gerencia setores de alimentos e bebidas em meios de hospedagem, restaurantes e eventos. Formula e executa eventos. Organiza a infraestrutura e instalações de alojamento. Coordena e gerencia pessoas de sua equipe. Elabora e realiza planos de marketing e vendas de produtos hoteleiros. Administra recursos institucionais, financeiros, patrimoniais e de suprimento em hospedagem. Gerencia orçamentos de negócios hoteleiros. Operacionaliza a montagem de novos negócios em hotelaria. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação. (CNCST, 2016)
Destarte, o estudante egresso do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Ifal estará apto para:
Planejar, organizar, liderar, coordenar e controlar as atividades hoteleiras;
Coordenar e acompanhar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos hoteleiros;
Participar na elaboração e análise de planos e projetos para o desenvolvimento da hotelaria e da gastronomia;
Atuar na gestão dos serviços em hospitalidade, seja em empreendimentos hoteleiros ou instituições de saúde;
Comercializar e promover os serviços relativos à atividade hoteleira;
Identificar os potenciais turísticos do setor valorizando a diversidade cultural e a sustentabilidade.
E atuar nos seguintes postos de trabalho:
Associações de turismo e hotelaria.
Centros gastronômicos.
Condomínios comerciais, industriais e residenciais.
Empresas de eventos e lazer. Hotéis, pousadas, albergues, resorts e similares.
Hospitais e spas.
Parques temáticos, aquáticos e cruzeiros marítimos.
Restaurantes, bares e catering.
Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente . (CNCST, 2016).
Observa-se assim, uma formação holística dos egressos do Curso de Tecnologia em Hotelaria.
Coordenação
A coordenação do Curso de Tecnologia em Hotelaria está localizada na Sala 08 do Térreo do Bloco Principal Oscar Niemeyer. Conta com estrutura para atendimento à comunidade acadêmica com hospitalidade e excelência.
Coordenador: Prof. Me. Adm. Silier Morais de Souza (Lattes)
E-mail: hotelaria.maceio@ifal.edu.br
Celular: 82. 99614-4158
Telefone (ramal): 2126.7008
Plano de Ação da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria
Informações Básicas
Campus: Maceió ( Av. do Ferroviário, 530 - Centro, Maceió - AL, cep 57020-600)
Código do Curso: 123258
Cine Área Geral e Código: 1015 HA
Grau: Superior de Tecnologia;
Modalidade: Presencial (com observação sobre a excepcionalidade da pandemia);
Quantidade de vagas: 80 vagas
Carga horária total: 2320 horas
Frequência mínima exigida: 75%
Local de oferta: Campus Maceió. Av. do Ferroviário, 530 - Centro, Maceió - AL, 57020-600
Formas de acesso: SISU, (I) REINGRESSO: destinada a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFAL e desejam retomar sua matrícula no curso; (II) REOPÇÃO DE CURSO: destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do IFAL que desejam mudar de curso; (III) TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL: destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, que queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFAL; (IV) INGRESSO DE GRADUADOS: destinada a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, que tenham interesse em realizar um curso superior de graduação no IFAL.
Turno: Noturno;
Público alvo: Estudantes oriundos da rede pública e privada com ensino médio concluído.
Conceito Preliminar do Curso (CPC): Não tem CPC, o conceito do Curso CC: 3.
Enade: Não.