O(A) licenciado(a) em Ciências Biológicas atua propositivamente na busca de soluções políticas, pedagógicas e técnicas para questões inerentes à sociedade; desenvolve uma visão crítica dos problemas educacionais brasileiros, construindo coletivamente soluções compatíveis com os contextos em que atua; identifica problemas que afetam o processo de ensino-aprendizagem em Biologia e Ciências, propondo soluções; compreende a prática docente de Biologia e de Ciências como um processo dinâmico e espaço de criação, reflexão e recriação de conhecimentos; compreende as ciências da natureza e da saúde enquanto construções humanas, geradas dentro de um contexto cultural, social e econômico; promove e facilita relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; identifica questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras; demonstra consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras; atua na gestão e organização das instituições de Educação Básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais; participa da gestão das instituições de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; compromete-se com as questões relativas à preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população; domina princípios gerais e fundamentos da Biologia estando familiarizado com suas áreas; diagnostica, formula e encaminha a solução de problemas biológicos, experimentais e teóricos, práticos ou abstratos fazendo uso de instrumentos laboratoriais apropriados; propõe e elabora projetos de pesquisa na área de Biologia; domina conhecimentos específicos em Biologia e as suas relações com as outras ciências; articula ensino e pesquisa na produção e difusão do conhecimento em ensino de Ciências Biológicas e na sua prática pedagógica; desenvolve metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, coerentemente com os objetivos educacionais almejados; articula as atividades de ensino de biologia na organização, no planejamento, na execução e na avaliação de propostas pedagógicas da escola; utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos biológicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados; planeja, desenvolve e avalia os processos de ensino e de aprendizagem em Biologia nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.
Local de oferta
Maceió
Modalidade
Licenciatura
Presencial
Turno
Noturno
Carga horária
3.200 horas
Duração
08 (oito) períodos
Vagas (1ª entrada)
40 (quarenta) vagas
Fale com a coordenação
Nome do coordenador: Sheyla Ferreira Lima Coelho
E-mail institucional da coordenação: clcb.maceio@ifal.edu.br
Telefone da coordenação: 2126-7021/ 98234-5482
Currículo lattes do(a) coordenador(a): http://lattes.cnpq.br/9377424161004165
Forma de acesso ao curso
Serão efetuadas com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) utilizados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), sendo 50% das vagas destinadas a alunos oriundos da Rede Pública, observado os pesos e as notas mínimas estabelecidas pelo Edital publicado pela instituição. O ingresso também pode ocorrer por transferência e/ou equivalência e reopção conforme estabelecido nas Normas de Organização Didática, respeitando os termos da legislação vigente. A instituição poderá adotar também outras formas de acesso previstas nas Normas de Organização Didática, tais como: vestibular, transferência, equivalência e reopção.
Pré-requisitos para ingressar no curso
Ter o ensino médio completo.