Apresentação
O curso de Licenciatura em Física possui como objetivo principal a formação de professores de Física para suprir a carência de docentes para o ensino da área na Educação Básica (9º ano ao Ensino Médio), na rede pública de Alagoas, como também atender a demanda de docentes para o Ifal, considerando a expansão e a interiorização dos Institutos Federais no Estado de Alagoas, democratizando e ampliando a oferta de vagas na Educação Profissional e Tecnológica.
O licenciado em Física poderá atuar na rede privada de educação básica, como também estará qualificado para dar continuidade a sua formação com cursos de pós-graduação e atuar no Ensino Superior, seja na rede pública ou privada.
Perfil do Egresso
De acordo com a DCN, Resolução nº 02, de 2015, Art. 7º, que trata do perfil do egresso, definiu-se que a formação inicial no curso de Licenciatura em Física deverá possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado, cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir:
I – o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania;
II – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
III – a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.
Concluído todo o itinerário formativo previsto na estrutura curricular do curso, o licenciado em Física, em termos gerais, conforme o Art. 8º das DCN será um profissional com capacidade de:
I – atuar com ética e compromisso com vista à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III – trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
IV – dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
V – relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didáticopedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
VII – identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
IX – atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
X – participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XI – realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII – utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII – estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.
Coordenação
Coordenação: Jorge Luiz Araujo Rocha (http://lattes.cnpq.br/7777646811669902)
Telefone: 2126-7022
E-mail da coordenação: clf.maceio@ifal.edu.br
Informações Básicas
Campus: Maceió ( Av. do Ferroviário, 530 - Centro, Maceió - AL, cep 57020-600)
Área de Concentração (geral): Ciências Exatas e da Natureza
Área de Concentração (específica): Ensino de Física
Nível: Curso Superior de Licenciatura
Modalidade: Presencial (com observação sobre a excepcionalidade da pandemia)
Quantidade de vagas: 40 vagas
Carga horária total: 3350 horas
Frequência mínima exigida: 75%
Código Cine: 0114F02
Código Cine Área Geral: 01
Código Cine Área Específica: 011
Formas de acesso: O acesso ao Curso de Licenciatura em Física do Ifal obedece às determinações das normas do Ministério da Educação/MEC para o Ensino Superior. O ingresso dar-se-á no primeiro período do curso, direcionado a estudantes portadores do certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente na forma da lei. No que concerne à classificação e seleção dos candidatos, vagas serão disponibilizadas de acordo com a oferta da licenciatura em Física, com base nos resultados obtidos pelos candidatos nos processos seletivos públicos (SISU), considerando o percentual de 50% das vagas destinadas a alunos da rede pública, conforme edital da instituição. O ingresso no Curso de Licenciatura em Física também pode ocorrer por transferência e/ou equivalência e reopção conforme estabelecido nas Normas de Organização Didática, respeitando os termos da legislação vigente.
Turno: Vespertino
Conceito Preliminar do Curso (CPC): Ainda não avaliado
Conceito no Enade: Ainda não participou do Enade
Duração mínima: 08 (oito) períodos
Duração máxima: 16 (dezesseis) períodos