Serviços oferecidos
Você sabia que ofertamos diversos serviços voltados tanto para o público interno, como para o público externo? Que tal conhecer um pouco mais clicando aqui!
I. Visita Guiada (programada): Solicitada por professores e coordenadores no início das aulas com o objetivo de apresentar a estrutura e funcionamento da Biblioteca e de seus serviços (direitos e deveres) aos calouros, ou solicitado pela comunidade externa;
- Visita Guiada (programada): Solicitada por professores e coordenadores no início das aulas com o objetivo de apresentar a estrutura e funcionamento da Biblioteca e de seus serviços (direitos e deveres) aos calouros, ou solicitado pela comunidade externa;
- Reserva de Material Bibliográfico: Serviço exclusivo para obras com empréstimo ativo. O Material Bibliográfico que estiver sido devidamente reservado não poderá ser renovado, deverá ser devolvido e retido por até 24 horas para retirada no balcão de atendimento pelo usuário em espera, o não comparecimento no prazo estipulado a obra será devolvida ao acervo geral e liberada para empréstimo e consulta. A reserva poderá ser de até 03 obras por usuários;
III. Consulta Local: Utilização dos Materiais Bibliográficos no interior da Biblioteca.;
IV. Empréstimo local (rápido): Utilização dos Materiais Bibliográficos dentro da instituição e fora da biblioteca. Serviço destinado a obras cativas e de referências com devolução no mesmo dia;
- Empréstimo domiciliar
Usuário |
Quant. itens |
Prazo |
Docentes |
05 |
30 dias |
Discentes |
05 |
15 dias |
Téc. Administrativo |
05 |
15 dias |
Terceirizados |
05 |
15 dias |
(Serviços disponíveis durante as medidas de suspensão das aulas e de isolamento social de servidores e estudantes do Instituto Federal de Alagoas, devido a pandemia de Covid-19):
VI. Serviços de Referência: Orientações a pesquisas (online nas Bases de Dados Digitais e no acervo local via plataforma de web conferência);
- Devolução: Recebimento e baixa de todo o material emprestado. Para os materiais devolvidos fora do prazo estabelecido ocorrerá a suspensão (sem efeito durante a pandemia de covid-19) do empréstimo do usuário proporcionalmente à quantidade de dias atrasado. O usuário que estiver com livro em atraso em seu poder ficará impossibilitado de fazer um novo empréstimo, assim como poderá ficar impedido de requisitar outros serviços da instituição (sem efeito durante a pandemia de covid-19). No caso de obras não devolvidas, perdidas, danificadas ou extraviadas o usuário deverá ressarcir a obra à Biblioteca. Para mais informações, procure a/o Bibliotecária/o. Serviço disponível através de agendamento por e-mail (para usuários concludentes e/ou afastamentos em geral etc.);
- Expedição de Nada consta: é uma declaração que atesta a inexistência de pendências (materiais emprestados ou multas em aberto) do usuário matriculado com o Sistema de Bibliotecas do IFAL (SiBi/IFAL). Ela é pré-requisito para a emissão de diversos documentos pela instituição – tais como diplomas. Para solicitar, basta enviar um e-mail requisitando a expedição do documento para a biblioteca correspondente a sua unidade de atuação/formação, fornecendo:
¾ Nome completo;
¾ Nome do Curso;
¾ Tipo/Categoria (Docente, Discente, TAE etc.);
¾ Número de matrícula;
¾ CPF.
IX. Capacitação: com o objetivo de contribuir no aprimoramento e ampliação dos conhecimentos, habilidades e competências profissionais, a biblioteca do IFAL campus Palmeira dos Índios oferece: treinamentos, minicursos, palestras e oficinas para a comunidade interna e externa do Ifal. É só entrar em contato com a(o) bibliotecária/o por e-mail, informando a temática escolhida, a carga horária e os dias disponíveis.
- Elaboração de Ficha Catalográfica: Elemento presente em publicações diversas, tais como: livros, catálogos, anais, periódicos, CD's, DVD's, entre outros. "Sendo obrigatório nos trabalhos acadêmicos, a ficha catalográfica traz de maneira detalhada informações bibliográficas de uma obra. Nela, estão contidos autor(es), título, ano, número de páginas, palavras-chave e outros dados que permitem a catalogação e localização do trabalho no acervo". Para solicitar, basta enviar um e-mail para a biblioteca correspondente a sua unidade de atuação/formação, com o formulário de solicitação devidamente preenchido, anexando copias do resumo e da folha de rosto do material. (Acesse o formulário).
XI. Auxílio a normalização: O serviço consiste em orientações acerca da apresentação de trabalhos acadêmicos e/ou científicos, de acordo com normas e padrões nacionais e internacionais (ABNT, Vancouver etc.). Serviço condicionado a agendamento prévio com a/o bibliotecária/o (individual ou em grupo). Para solicitar, basta entrar em contato com a/o bibliotecária/o correspondente a sua unidade de atuação/formação, via e-mail ou através de nossas redes sociais, enviando as dúvidas ou agendando uma orientação online via plataforma de web conferência.