Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Ensino > Biblioteca > Normalização de Trabalhos Acadêmicos e/ou Científicos
conteúdo

Normalização de Trabalhos Acadêmicos e/ou Científicos

por ifal publicado 28/09/2021 14h25, última modificação 28/09/2021 14h27

Dúvidas em normalização? Precisa de ajuda nos trabalhos acadêmicos? Quer ver modelos de "apresentação da ciência"? Procure nossos Bibliotecários (as)!

 

"Apresentação da ciência" é uma das preocupações constantes no dia a dia de um acadêmico, pesquisador ou cientista. Manter-se constantemente atualizado é primordial para o desenvolvimento pessoal e profissional, requer tempo, disciplina, foco e anseio de otimização, padronização e upgrade de suas produções (informações e conhecimentos adquiridos e/ou produzidos). Atividade esta que conta com o apoio dos profissionais Bibliotecários (as) (especialistas na apresentação do conhecimento segundo Organismos de Normalização, em seus diversos níveis – nacional, regional, internacional, etc.).

Com o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica do Ifal na produção e apresentação técnico-científica, os Bibliotecários fornecem os serviços de Auxílio à Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Capacitação (em áreas diversas sobre pesquisa, normalização e produção do conhecimento. Para mais informações procure e agende com o/a bibliotecário/a).

No intuito de otimizar os estudos e a produção textual de seus usuários, a biblioteca disponibiliza o Manual de Normalização do SIBI/IFAL e uma série de templates sobre os gêneros textuais mais utilizados pela comunidade acadêmica, entre outros documentos a seguir:

 

DOCUMENTOS:

Manual de Normalização 2020: O Manual de Trabalhos Acadêmicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), designado por "Normalizando: manual de trabalhos acadêmicos", foi elaborado pelo Sistema de Bibliotecas em conjunto com alguns professores e tem como finalidade servir de instrumento norteador para normalização das produções acadêmico-científicas em seus vários níveis. A obra teve como base, para sua construção, as normas brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assegurando que os documentos elaborados estejam dentro dos padrões vigentes; e exigidos. Aprovado mediante Deliberação nº 29-CEPE-2020

Template Projeto Ifal 2021

Template Relatório Ifal 2021

Template TCC Ifal 2021

 

a) Gerenciadores bibliográficos:

  1. Endnote;

  2. Mendeley;

  3. RefWorks Flo;

  4. Zotero.

b) Geradores de referências:

  1. More (Mecanismo on-line para referências ABNT);

c) Ferramentas de detecção de plágio: