Pesquisa e consulta ao acervo
Deseja conhecer nosso acervo físico e virtual? Que tal se aventurar em nossas bases e descobrir?
Com o intuito de dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão (dos cursos técnicos em Informática, Eletrotécnica, Edificações e Segurança do Trabalho; cursos de Graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, da comunidade acadêmica do Ifal, campus Palmeira dos Índios), e cursos a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), bem como oferecer aos nossos usuários materiais bibliográficos ricos, com qualidade e diversidade tanto para o crescimento profissional, como também no pessoal (individual ou coletivo), nossa biblioteca disponibiliza:
a) acervo físico com aproximadamente 12 mil volumes, em todas as áreas do conhecimento, entre livros, revistas, CD’s, DVD’s, trabalhos acadêmicos, mapas, entre outros. O acervo físico do Sistema de Bibliotecas do IFAL pode ser conhecido e listado a um ‘click do usuário’, basta consultar o Sistema Sigaa – módulo Biblioteca, realizar a pesquisa escolhendo a biblioteca do seu campus e desbravar o conhecimento reunido. Nossa biblioteca está em processo de automatização (já passamos da metade do trabalho, em breve estaremos 100% online), trabalhamos continuamente para oferecer melhores e otimizados serviços;
b) acervo virtual através do acesso ao Portal de Periódicos do IFAL disponível no sítio institucional. Estamos em processo de aquisição de uma nova biblioteca virtual, em breve divulgaremos a base adquirida e a forma de acesso.
Quer intensificar a pesquisa? Acesse:
Portal de Periódicos da Capes: Acesse os textos completos de mais de 37 mil títulos de periódicos internacionais e nacionais, além de livros e bases de dados. Conteúdo completo disponível através de computadores/internet do IFAL ou por acesso remoto via CAFé (Comunidade Acadêmica Federada), mediante login e senha do SIGAA. Para mais informações, clique aqui
BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação: Desenvolvido e coordenado pelo IBICT, integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, reúne 118 instituições, 467.014 dissertações, 171.153 teses e 638.166 documentos.
Google Scholar ou Google Acadêmico: é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar textos completos de artigos em periódicos, citações, livros, teses, dissertações, relatórios técnicos, etc.
ScieElo – Scientific Electronic Library Online: é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.
OATD – Open Access Theses and Dissertations: reúne 5.091.822 teses e dissertações de todo o mundo, congregando mais de 1100 faculdades, universidades e instituições de pesquisa.
ERIC – Institute of Education Sciences: base de dados na área da educação e temas relacionados, patrocinada pelo Departamento de Educação dos EUA, fornece acesso a artigos de periódicos, anais de congresso, conferência, documentos governamentais, teses, dissertações, relatórios, mídia audiovisual, bibliografia, livros e monografias.
Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc: (Rede de Revistas Científicas da América Latina e o Caribe, Espanha e Portugal) é um grupo de pesquisa multidisciplinar em comunicação e disseminação de ciências da Universidade Autônoma do Estado do México (corpo acadêmico SEP UAEM-CA-77 “Difusão e disseminação de ciências”), reúne 1.369 revistas, 673 instituições, 26 países, 672.573 artigos.
DOAB – Directory of Open Access Book: fornece um índice de pesquisa de livros com links para os textos completos das publicações no site da editora ou repositório, é um serviço conjunto da OAPEN, OpenEdition, CNRS e Aix-Marseille Université, reúne 28.860 Livros acadêmicos revisados por pares de 382 editoras.
Domínio Público | Biblioteca Digital: “Com um acervo de mais de 123 mil obras e um registro de 18,4 milhões de visitas, o Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil (dados de junho de 2009). Lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada”. Fonte: MEC (c2018).
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP): criada em 2005 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, reúne aproximadamente 30 mil títulos do acervo dos bibliófilos José Mindlin e Rubens Borba de Moraes, entre: livros, periódicos, iconografia, manuscritos etc. Acesso gratuito com download de mais de 3.000 títulos do acervo.
Open Library: é uma iniciativa do Internet Archive, com o objetivo de disponibilizar para todas as pessoas, todas as obras publicadas da humanidade. É um projeto aberto, do software aos dados, reunindo mais de 20 milhões de registros.
Biblioteca Digital Mundial | World Digital Library: Biblioteca de acesso gratuito e multilíngue, idealizado pelo Bibliotecário do Congresso dos EUA, James H. Billington em um discurso para a Comissão Nacional dos EUA para a UNESCO em 2005.