Fluxos de Tramitação de Projetos de P,D&I
Fluxos de Tramitação de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com contrapartida financeira
Estes procedimentos devem ser seguidos em caso de parcerias que envolva projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio de parceria com instituições públicas e privadas.
1º Passo:
Pesquisador(a) define o escopo do projeto com a empresa parceira. Essa etapa é dinâmica e de responsabilidade do pesquisador(a)/coordenador(a) do projeto, conforme Figura 1
2º Passo:
Pesquisador(a)/Coordenador(a) do projeto entra em contato com a Fundação de Apoio para orientação de preenchimento dos seguintes documentos necessários para oficializar o Acordo de Parceria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação:
-
Anexo 01: Projeto de Pesquisa
-
Anexo 02: Plano de Trabalho
-
Anexo 03: Plano de Gerenciamento Técnico - PGT
-
Anexo 04: Plano de Gerenciamento Administrativo Financeiro - PAF
-
Anexo 05: Minuta do Contrato – Acordo de Parceria (Recomenda-se a utilização da minuta da AGU);
-
Anexo 06: Autorização de Participação em Projeto dos membros servidores da equipe (Analisado pelo Coordenador do Campus)*
*A Autorização de Participação em Projeto deve ser analisada e autorizada pelo Coordenador do Curso e pelo Diretor Geral do Campus. Para isso o(a) pesquisador(a) deverá anexar ao pedido de autorização o Projeto de Pesquisa para a análise dos interessados. Recomenda-se nessa etapa abertura de processo, conforme passo 2.1 presente na figura abaixo:
Observações
Atualmente o IFAL conta com uma Fundação de Apoio para realizar a execução financeira do projeto. O(a) Pesquisador(a)/Coordenador(a) do projeto deverá submeter a documentação do passo 02 para a FUNDEPES, para isso utilizar os seguintes contatos abaixo:
-
FUNDEPES
-
Gestora de Contratos – Kassandra
-
Telefone de contato: 82- 9 9323-2360
-
E-mail para contato: kassandra@fundepes.br
Passo 3
Após preencher tais documentos e pegar assinatura da empresa parceira, o(a) pesquisadora(a)/coordenador(a) deverá abrir Processo via SIPAC direcionado para o NIT, conforme Figura 3.
Nessa etapa o(a) Pesquisador(a)/Coordenador(a) do Projeto deverá abrir processo com todos os documentos citados no passo anterior. Tal processo tem o objetivo de solicitar “Análise e Assinatura do Acordo de Parceria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, e será encaminhado ao NIT para análise da Documentação.
-
Caso haja necessidade de adequação apontada pelo NIT, o processo será encaminhado ao coordenador(a)/pesquisador(a) do projeto para providências.
-
Caso haja dúvida jurídica o processo será encaminhado para Procuradoria Federal do IFAL para providências.
4º Passo – Publicação no Diário Oficial da União
Após coletar todas as assinaturas, a Fundação de Apoio encaminhará as 3 vias do contrato e do plano de trabalho (assinados e rubricados em todas as páginas), o NIT juntará documentos no processo já aberto do Figura 3 e encaminhará à Secretaria de Gabinete do Reitor para publicação no Diário Oficial da União. Somente após essa publicação é que o projeto iniciará.
5º Passo – Autorização para execução financeira (Apenas para Projetos COM contrapartida Financeira)
Após publicação no Diário Oficial da União, o(a) pesquisador(a) deverá abrir processo a PRPPI solicitando Autorização de execução financeira, conforme Figura 4. Esse processo deverá coletar a ciência da(o) Pró-Reitora(a) de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, do(a) Reitor e a autorização do(a) Pró- Reitor(a) de Administração. Para isso deverá constar anexos os seguintes documentos:
-
Acordo de Parceria firmado entre IFAL, Fundação de Apoio e Empresa
-
Plano de Trabalho;
-
Termo de Confidencialidade;
-
PGT;
-
PAF;
-
Autorizações de participação em projeto;
Após autorizações o processo seguirá para o NIT para acompanhamento.
Para maiores informações, entre em contato com o NIT:
E-mail: nit@ifal.edu.br
Telefone Institucional do NIT: 82 – 3194-1127