Apresentação
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) é o órgão executivo que planeja, executa, coordena, fomenta, acompanha e avalia, sistemicamente, as atividades e políticas de ensino, articuladas à pesquisa e à extensão, em consonância com as diretrizes emanadas do Ministério da Educação e com os princípios, objetivos e missão estabelecidos pelo Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI).
Atribuições e Competências Proen
- Planejamento estratégico e operacional do Instituto, em articulação com os campi;
- Definição das vagas dos processos seletivos para ingresso de estudantes, em articulação com as Direções Gerais;
- Garantia da identidade e unidade curricular;
- Instituição de políticas afirmativas;
- Avaliação contínua do Projeto Político Pedagógico Institucional e dos Projetos Pedagógicos de Cursos;
- Articulação do funcionamento das Diretorias de Ensino/Departamentos Acadêmicos, com vistas a implantar e acompanhar as políticas de ensino institucionais;
- Promoção e coordenação das políticas de assistência ao estudante;
- Articulação do funcionamento dos polos de educação a distância junto às diretorias dos campi.
Estrutura organizacional
Departamento de Articulação Pedagógica (Dape)
Atribuições e Competências
Ao Departamento de Articulação Pedagógica compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino no planejamento, implantação e avaliação das ações e políticas de ensino, para os Campi, em consonância com as diretrizes emanadas do MEC, bem como, incentivar e promover ações que venham a contribuir para o crescimento, o fortalecimento e o desenvolvimento acadêmico de todos os níveis e modalidades de ensino.
Interface com os campi
- Promoção de reuniões com os Diretores de Ensino/Chefes de Departamentos Acadêmicos;
- Assessoramento na elaboração de projetos de cursos de todos os níveis e modalidades, visando à sua autorização, reconhecimento e recomendação junto aos organismos competentes;
- Participação, enquanto membro efetivo, da Comissão Interna de Avaliação dos Projetos de Cursos da Proen;
- Promoção e coordenação de reuniões com as Equipes Pedagógicas;
- Planejamento e desenvolvimento de formações pedagógicas.
Departamento de Educação Básica (DEB)
Estrutura, Atribuições e Competências
Ao Departamento de Educação Básica compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino nas políticas e ações relacionadas à educação básica, bem como, participar do planejamento, implantação e avaliação dessas ações e políticas de ensino nos Campi, e ainda acompanhar, orientar e avaliar a implantação de novos cursos de educação básica.
Interface com os campi
- Coordenação de reuniões com os gestores dos cursos de educação básica;
- Participação em reuniões sistêmicas com as Equipes Pedagógicas dos Campi;
- Planejamento e desenvolvimento de formações pedagógicas;
- Assessoramento às Comissões dos Campi no processo de elaboração e reestruturação de projetos de cursos da educação básica.
Coordenação de Jovens e Adultos (Ceja)
Atribuições e Competências
À Coordenação de Jovens e Adultos compete assessorar o DEB nas ações relacionadas à Educação de Jovens e Adultos.
Departamento de Graduação (Degrad)
Atribuições e Competências
Ao Departamento de Graduação compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino no planejamento, implantação e avaliação das ações e das políticas para os cursos de graduação, presenciais e a distância, em consonância com as diretrizes emanadas do MEC.
Interface com os campi
- Orientação, acompanhamento, e avaliação da implantação de novos cursos de graduação presenciais e a distância;
- Participação em reuniões sistêmicas com os Diretores de Ensino/Departamentos Acadêmicos e coordenadores de cursos de graduação presenciais e a distância;
- Acompanhamento do processo de ingresso dos estudantes nos cursos presenciais de graduação, em articulação com o DSI.
- Participação enquanto membro efetivo, da Comissão Interna de Avaliação dos Projetos de Cursos da PROEN;
- Assessoramento aos Campi e à DIREAD em assuntos relativos à graduação;
- Acompanhamento dos processos de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento de cursos de graduação, em articulação com a PEI.
- Planejamento e desenvolvimento de formações pedagógicas;
- Assessoramento às Comissões dos Campi no processo de elaboração e reestruturação de projetos de cursos de graduação.
Coordenação de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação (Careg)
Atribuições e Competências
À Coordenação de Avaliação e Regulação do Ensino de Graduação compete assessorar o DEGRAD nas políticas e ações relativas às funções de avaliação e regulação do ensino de graduação do Ifal.
Diretoria de Educação a Distância (Diread)
Atribuições e Competências
À Diretoria de Educação a Distância compete assessorar a PróReitoria de Ensino nas políticas sistêmicas e ações relacionadas às atividades da Educação a Distância, bem como, estabelecer processos e fomentar a criação de condições objetivas para a organização e o desenvolvimento dessa modalidade em todos os níveis de ensino.
Interface com os campi Gerenciar o funcionamento dos polos presenciais da Educação a Distância;
- Promover reuniões com os Gestores dos Campi e dos Polos;
- Planejar, executar, e acompanhar a aplicação de recursos financeiros da Diread.
Diretoria de Políticas Estudantis (DPE)
Atribuições e Competências - DPE e coordenações
À Diretoria de Políticas Estudantis compete assessorar a PróReitoria de Ensino, em articulação com a Pesquisa e a Extensão, no planejamento, desenvolvimento e avaliação das Políticas Estudantis, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e de qualidade de vida, sistematizando as informações e consolidando as ações realizadas.
Coordenação de Assistência Estudantil
Coordenar as ações de Assistência Estudantil, auxiliando no planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de planos, programas e projetos, visando oferecer o apoio necessário à permanência do aluno na Instituição.
Coordenadoria de Alimentação e Nutrição Escolar
Assessorar e incentivar a implantação da oferta de alimentação aos estudantes; bem como monitorar e avaliar os programas das áreas de saúde e de nutrição, junto a estudantes e servidores.
Coordenação de Ações Inclusivas
Responsável pelo planejamento, assessoria, coordenação e promoção das políticas de educação inclusiva, por meio de ações que envolvam a acessibilidade física, atitudinal, metodológica, instrumental, programática e comunicacional.
Coordenação de Projetos de Políticas Estudantis
Elabora, implementa e monitora plano de gestão de projetos relacionados às Políticas Estudantis, por meio de ações de articulação institucional; promove o desenvolvimento de projetos alinhados ao PDI.
Interface com os campi
- Promover atividades de acompanhamento e avaliação da Assistência Estudantil, por meio de:
• Oficinas da Assistência Estudantil
• Reunião da equipe da AE de cada campus, separadamente, com a equipe da DPE, na Reitoria
• Visita da equipe da DPE ao campus para:
a) reuniões com representação estudantil;
b) reunião com Gestão do campus, profissionais equipe da AE e Administração/contabilidade.
• Fórum Permanente da Assistência Estudantil (Forpae): 06 reuniões ordinárias por ano
• Capacitação para Gestores da AE
Departamento de Seleção de Ingressos (DSI)
Ao Departamento de Seleção de Ingressos compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino nos assuntos relacionados aos processos seletivos; bem como planejar, estabelecer procedimentos e normas, coordenar, supervisionar, executar e avaliar a realização dos processos seletivos, que visem o ingresso nos cursos da instituição.
Atribuições e Competências
- Elaborar, aprovar e fazer cumprir, em articulação direta com os Coordenadores de processos seletivos dos campi, os procedimentos referentes à realização dos referidos processos;
- Apoiar e assessorar aos campi/Diread em assuntos relativos à seleção de discentes; entre outras.
Coordenação de Seleção de Ingressos
À Coordenação de Seleção de Ingressos compete:
- Fazer a interface entre o Departamento de Seleção de Ingressos e a Copes;
- Acompanhar a logística de distribuição de cadernos de questões, materiais diversos e lanches para a realização das provas;
- Providenciar os requisitos necessários ao atendimento dos candidatos com deficiência (PcD);
- Obter dos campi a lotação física de cada escola que será utilizada na aplicação das provas.
Coordenação de Registro de Diplomas (CRD)
À Coordenação de Registro de Diplomas compete assessorar a Pró-Reitoria de Ensino nos processos de emissão de diplomas.
Atribuições e Competências
À Coordenação de Registro de Diplomas compete:
- Emitir certidão de autenticidade e veracidade de diploma solicitado por outros órgãos;
- Acompanhar a legislação pertinente à expedição e registro de diplomas, fazendo alterações quando necessário;
- Enviar para publicação no D.O.U. mensalmente o extrato das informações sobre registro de diplomas (a partir de março).
Interface com os campi
- Acompanhar o processo de expedição de diplomas e informar sobre sua tramitação aos interessados;
- Fornecer informações sobre a confecção e registro de diplomas;
- Participar de reuniões referentes à expedição e registro de diplomas;
- Receber processos de expedição de diplomas dos campi e encaminhá-los para ser arquivados após a confecção dos mesmos.