Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Assistência Estudantil > Programas
conteúdo

Programas

por Jhonathan Pino publicado 13/03/2019 11h08, última modificação 22/03/2019 11h07

DOS PROGRAMAS UNIVERSAIS

Os programas universais têm como objetivo atender às/aos estudantes de acordo com suas necessidades e demandas, sem critérios de seleção.

 Do Programa de Assistência à Saúde

O Programa de Assistência à Saúde (Pass), vinculado ao Setor de Saúde Escolar, caracteriza-se pela assistência primária individual de saúde às/aos estudantes, nos campi do Ifal, visando ao bem-estar e à qualidade de vida, de modo a contribuir para sua permanência com qualidade e conclusão com êxito nos cursos desta Instituição. O Pass tem como objetivos:

I - realizar condutas iniciais, de acordo com as competências de cada profissional da Equipe Multidisciplinar de Saúde;

II - oferecer atendimento ambulatorial individual às/aos estudantes do Ifal, com ênfase para ações educativas e preventivas de doenças e agravos, bem como na manutenção e na recuperação da saúde;

III - promover políticas de saúde direcionadas tanto à prevenção de doenças como à promoção do bem-estar e proteção da saúde na comunidade escolar.

 Do Programa de Educação Alimentar e Nutricional

O Programa de Educação Alimentar e Nutricional (Pean), vinculado ao Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane) e executado por profissionais de Nutrição do Ifal, é o conjunto de ações formativas voltadas para a orientação alimentar e nutricional, de caráter contínuo e permanente, com foco na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), abordando recursos educacionais que favoreçam a reflexão e o diálogo junto às/aos estudantes, considerando todas as fases do curso da vida, as interações e os significados que compõem o comportamento alimentar. O Pean tem como objetivos:

I - desenvolver ações que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde e a qualidade de vida da/o estudante;

II - incorporar temas sobre alimentação e nutrição no âmbito escolar;

III - promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, adequados e sustentáveis;

IV - valorizar/resgatar a cultura alimentar brasileira;

V - fortalecer os hábitos alimentares regionais; 

VI - prevenir/controlar os problemas alimentares e nutricionais contemporâneos;

VII - incentivar a prática de atividade física e a melhoria do estilo de vida.

 Do Programa de Qualidade na Produção de Refeições

 O Programa de Qualidade na Produção de Refeições (PQPR), vinculado ao Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (SANE) e executado por nutricionistas do Ifal, determina os procedimentos de supervisão, acompanhamento e avaliação das Unidades Produtoras de Refeições (UPRs), primando pela segurança alimentar e nutricional dos alimentos servidos no Ifal.

 Do Programa Aprendizagem e Psicologia

 O Programa Aprendizagem e Psicologia (PAP), vinculado ao Serviço de Psicologia de cada Campus, é caracterizado por ações/intervenções voltadas à aprendizagem. O PAP tem como objetivos:

I - colaborar com a qualidade do processo educativo, considerando as dimensões sociais, culturais e institucionais;

II - reconhecer demandas da comunidade escolar, relacionadas ao processo ensino-aprendizagem e contribuir com ações numa perspectiva interdisciplinar;

III - contribuir para o fortalecimento da relação docente-estudante;

IV - colaborar com a integração entre a família/responsáveis e a escola;

V - participar da construção de políticas institucionais voltadas ao processo de ensino e aprendizagem e da cultura escolar.

 Do Programa de Intervenção Psicológica 

O Programa de Intervenção Psicológica (PIP), vinculado ao Serviço de Psicologia de cada campus, é um conjunto de ações voltado ao diálogo entre a Psicologia e a/o estudante. O PIP tem como objetivos:

I - oferecer um serviço de qualidade que acolha as demandas biopsicossociais
das/os estudantes no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional, e que respeite e considere a sua condição de sujeito autônomo;

II - contribuir para que a/o estudante identifique as dificuldades vivenciadas e/ou situações do cotidiano em seus aspectos biopsicossociais, favorecendo a criação de condições de enfrentamento por meio de respostas criativas, de desenvolvimento de potencialidades e de autorrealização e melhoria do desempenho escolar e qualidade de vida;

III - auxiliar a/o estudante a (re)conhecer os seus objetivos e a construir planos de ação de acordo com esses objetivos, estimulando-a/o à reflexão sobre o seu papel no processo de ensino-aprendizagem, assim como sobre o seu papel da escola;

IV - atuar junto à/ao estudante, à/ao docente e aos demais membros da escola, em casos de queixa escolar, oferecendo um espaço de escuta psicológica e realizando o atendimento sob a perspectiva da psicologia escolar e educacional, a qual considera os momentos de crise e/ou fatores biopsicossociais, culturais e institucionais envolvidos;

V - estabelecer relação de diálogo, cooperação e colaboração com as famílias, diante
das demandas das/dos estudantes;

VI - construir e/ou fortalecer relações de cooperação e interação com profissionais internos (Diretoria, Assistência Estudantil, Departamento Acadêmico, Pedagogia, Docentes, dentre outros) e externos (Rede de Proteção Social e Sistema de Garantia de Direitos), visando aprimorar a intervenção no processo de ensino-aprendizagem, a partir de uma compreensão integral da/o estudante.

Do Programa de Orientação Profissional

O Programa de Orientação Profissional (POP), vinculado ao Serviço de Psicologia de cada campus, é caracterizado pelo acompanhamento das/os estudantes no processo de escolha profissional.  O POP tem como objetivos:

I - auxiliar a/o estudante no seu processo de autoconhecimento, reflexão e identificação de seus interesses, habilidades, aptidões e potencialidades para o mundo do trabalho;

II – facilitar que a/o estudante elabore o seu projeto profissional, propiciando a reflexão acerca das condições de realização e acerca do planejamento para concretizá-lo;

III – promover o desenvolvimento de habilidades e autonomia no processo de tomada de decisões, que serão necessárias no decorrer da vida laboral, contribuindo para a conscientização da/o estudante de que esse processo é contínuo e não se encerra com o término da intervenção em orientação profissional.

 Do Programa de Acompanhamento Social 

O Programa de Acompanhamento Social (PAS), vinculado ao Serviço Social, caracteriza-se por um atendimento permanente que busca a viabilização de recursos institucionais internos e externos, mantendo um processo de articulação com a/o estudante e sua família. O PAS tem como objetivos:

I – atender a estudantes e familiares expostos aos rebatimentos da questão social;

II – prover meios para prevenir situações de vulnerabilidade no cotidiano dos sujeitos;

III – viabilizar a ampliação do acesso aos direitos sociais.

 Do Programa de Assistência às/aos Estudantes com Necessidades Específicas

O Programa de Assistência às/aos Estudantes com Necessidades Específicas (Paene), vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) de cada campus, é caracterizado pelo acompanhamento educacional das/os estudantes com deficiência, com altas habilidades/superdotação, com transtornos globais do desenvolvimento ou outros transtornos de aprendizagem. O Paene tem como objetivo assegurar, no âmbito educacional, o apoio necessário às/aos estudantes com necessidades específicas, de acordo com o Decreto nº. 7.611, de 17 de novembro de 2011.

Do Programa Inter-Ação

O Programa Inter-Ação (PIA), vinculado à Gestão da AE, é um conjunto de ações educativas, de caráter permanente, voltadas para a construção de uma Instituição de Ensino plural e democrática, em uma perspectiva de atuação profissional interdisciplinar. O PIA tem como objetivo promover ações educativas que contribuam para uma formação ampliada e integral da/o estudante, na perspectiva de uma educação crítica e equânime.

 

DOS PROGRAMAS DE SELEÇÃO E SUAS REGULAMENTAÇÕES

Os programas de seleção têm como objetivo oferecer benefícios e serviços, prioritariamente, aos/às estudantes em situação de vulnerabilidade, identificadas/os nos processos de seleção, considerando as legislações pertinentes e a avaliação dos profissionais da AE.

 Do Programa Auxílio Permanência 

O Programa Auxílio Permanência (PAuP), vinculado ao Serviço Social, caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. O PAuP tem como objetivo possibilitar condições básicas de permanência às/aos estudantes no desenvolvimento das atividades escolares.

Do Programa Bolsa de Estudo 

O Programa Bolsa de Estudo (PBE), vinculado ao Serviço Social, é o programa de transferência de recursos financeiros destinados às/aos estudantes que participam de projetos de Ensino, Pesquisa ou Extensão na condição de colaborador/a. O PBE tem como objetivo incentivar a participação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão o IFAL.

Do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas

O Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad), vinculado ao/à Gestor/a da AE do campus, é um programa de transferência de recursos financeiros, por meio de bolsa, que possibilita aos/às estudantes o despertar para as experiências artísticas ou desportivas, que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas. O Pipad tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, práticas de socialização, boas condutas, trabalho em equipe, motivação e cidadania, mediante incentivos para treinamentos, cursos e/ou oficinas complementares à formação acadêmica.

 Do Programa de Apoio às Atividades Estudantis

O Programa de Apoio às Atividades Estudantis (Paae), vinculado à Gestão da AE do campus, é o programa de concessão de recursos materiais que engloba o fornecimento de óculos corretivos, fardamento escolar e material didático. O Paae tem como objetivo proporcionar equidade no desenvolvimento das atividades escolares.

Do Programa de Residência Estudantil

O Programa de Residência Estudantil (PRE), vinculado à Gestão da AE do campus, consiste na garantia de moradia às/aos estudantes habilitadas/os em processo seletivo, com vistas à assegurar a permanência exitosa no campus. O PRE tem como objetivos:

I - assegurar às/aos estudantes equidade nas atividades escolares;

II - reduzir a taxa de retenção e evasão escolar;

III - assegurar a permanência com êxito das/os estudantes no IFAL;

IV - minimizar os efeitos das desigualdades socioeconômicas;

VI - promover a inclusão social.

 Do Programa de Apoio à Mobilidade Estudantil 

O Programa de Apoio à Mobilidade Estudantil (Pame), vinculado à Gestão da AE do campus, é o programa de transferência de recursos financeiros destinado às/aos estudantes participantes de processos de intercâmbio e eventos acadêmicos internacionais. O Pame tem como objetivo possibilitar às/aos estudantes atendidas/os condições básicas de participação nos processos de seleção dos programas de intercâmbio e de eventos acadêmicos internacionais, garantindo prioridade àquelas/es estudantes que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 Do Programa Auxílio EJA 

O Programa Auxílio EJA (Paeja), vinculado ao Serviço Social e às Coordenações da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos campi, caracteriza-se pela transferência de recursos financeiros a estudantes matriculadas/os nos cursos de EJA FIC, articulado ao Ensino Médio e Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado, na modalidade EJA, para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, AEE e/ou outras necessidades socioeconômicas determinadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social. O Paeja tem como objetivo possibilitar condições básicas de permanência às/aos estudantes no desenvolvimento das atividades escolares.

Do Programa de Alimentação e Nutrição Escolar

O Programa de Alimentação e Nutrição Escolar (Panes), vinculado ao Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane) e executado por profissionais de Nutrição do Ifal, é o programa que permite o acesso gratuito ao refeitório, primando por uma alimentação saudável e adequada, que garanta o atendimento das necessidades nutricionais das/os estudantes durante o período letivo e atue como um elemento pedagógico, caracterizando uma importante ação de educação alimentar e nutricional.