Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Assistência Estudantil > Ações Inclusivas
conteúdo

Ações Inclusivas

por Jhonathan Pino publicado 13/03/2019 11h19, última modificação 29/08/2022 10h15

O estudante do Ifal poderá contar com os seguintes serviços nos seus respectivos campi:

Enfermagem
A Enfermagem do Ifal é um serviço vinculado ao Setor de Saúde presente em todos os campi, à exceção do Campus Avançado do Benedito Bentes. É uma área da Assistência Estudantil que atua em consonância com as políticas de saúde direcionadas tanto à prevenção de doenças, como à
promoção do bem-estar e proteção da saúde.

Medicina
O serviço de Medicina do Ifal, vinculado ao Setor de Saúde, pode ser encontrado nos Campi Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba. Os profissionais dessa área realizam atendimento de baixa complexidade às/aos estudantes, em nível ambulatorial, por meio de consultas eletivas, com ênfase para ações educativas e preventivas de doenças e agravos, bem como na manutenção e na recuperação da saúde.

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)

O Napne é um órgão de apoio ao processo de ensino e aprendizagem que tem como objetivo promover a inclusão nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assumindo o papel de facilitador interno quanto ao acolhimento dos estudantes com necessidades específicas – pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, subsidiando todo procedimento didático-pedagógico no Ifal.

Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar
O Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar (SANE), formado por nutricionistas do IFAL visa contribuir com as condições para o acesso, a permanência com qualidade e a conclusão com êxito das/os estudantes através de ações de saúde voltadas ao atendimento e orientações nutricionais das/os estudantes, acompanhamento de estudantes com agravos nutricionais e doenças relacionadas; ações de educação alimentar e nutricional; controle de qualidade das refeições servidas. Este serviço também contribui no processo para oferta de alimentação gratuita aos/às estudantes da Instituição no âmbito do Programa de Alimentação e Nutrição Escolar do IFAL (PANES) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na DPE, a Nutrição atua prestando assessoria técnica aos campi que ainda não possuem nutricionista e apoio às/os nutricionistas dos demais campi quanto às questões que envolvem a oferta de alimentação escolar. Além disso, articula, planeja e executa ações sistêmicas no Instituto como parcerias internas e externas, formações, eventos, elaboração de documentos e fluxos que contribuam para a oferta de alimentação escolar, com foco no PNAE e nas compras de alimentos através da agricultura familiar.

Odontologia
O serviço de Odontologia do Ifal pode ser encontrado nos Campi Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba. As ações nessa área abrangem a promoção e a proteção da saúde bucal e a prevenção de doenças bucais.

 Psicologia

O serviço de Psicologia do IFAL estabelece um processo interativo com estudantes acerca de seus aspectos psicossociais implicados no cotidiano escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Promove reflexão crítica, por meio de estratégias de intervenção grupais e de escuta individual, auxiliando os estudantes na tomada de decisões seguras. Realiza orientação no processo de inserção do estudante no mundo do trabalho, de uma forma consciente e fruto de uma escolha do seu projeto de vida profissional. Planeja ações de educação para a saúde, visando agir preventivamente. Estabelece, também, uma relação de cooperação com outros profissionais da comunidade escolar e com as famílias.

Serviço Social

O Serviço Social pode ser encontrado nos Campi Arapiraca, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Satuba. Suas ações são desenvolvidas por assistentes sociais que prestam orientação social para estudantes e seus familiares; planejam, organizam e administram benefícios estudantis; realizam estudos socioeconômicos com os beneficiados; elaboram, implementam, executam e avaliam as políticas estudantis; e, elaboram, coordenam, executam e avaliam planos, programas e projetos no âmbito do Serviço Social.

O Serviço Social na DPE , enquanto parte da equipe sistêmica, atua no planejamento, execução e avaliação de políticas, projetos, planos, dentre outras ações direcionadas a permanência e conclusão dos/as estudantes. O/a assistente social da DPE/CAE também é o/a responsável, em sua área de atuação, pelos campi que não possuem esse profissional lotado no quadro de servidores/as.  Dentre as ações realizadas estão: emitir encaminhamentos para serviços públicos; realizar estudos socioeconômicos do corpo discente; elaborar, executar e avaliar os programas de sua área profissional contidos na Política de Assistência Estudantil-PAE/IFAL; planejar, organizar e administrar benefícios estudantis; prestar orientação social para estudantes e seus familiares; executar ações socioeducativas em um viés de promoção da cidadania e protagonismo estudantil.