Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > O Campus > História

História

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 14/03/2022 14h37

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba foi criado em 30 de agosto de 1911, com o nome de Patronato Agrícola de Alagoas. Sua origem provém da Estação Agronômica implantada na Usina Wanderley, quando doada à Sociedade de Agricultura Alagoana, em 7 de outubro de 1905.

A Estação era dotada de campo de experiências e demonstrações, bem como de um posto zootécnico, sob a direção do agrônomo Miguel Guedes Nogueira. Esta entidade precursora e pioneira preparava mão-de-obra qualificada para o campo, como feitores e administradores de propriedades rurais, além de ministrar cursos de formação de pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro, entre outros.

Em 1943, o aprendizado passou a oferecer três níveis de cursos: Curso Básico, Curso Rural e Curso de Adaptação. Em 1957, a escola começa a ofertar o Curso Técnico em Agricultura, com sua primeira turma formada em 1960. Em 1964, eram concedidos os cursos de Iniciação e Mestria Agrícola. Somente em 1979, com a unificação nacional da nomenclatura, a formação recebeu o título atual de Curso Técnico em Agropecuária.

Com a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em 2008, a escola foi incorporada ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e recebeu sua nomenclatura atual.

Denominações ao longo da história

• 1911, Patronato Agrícola de Alagoas
  • 1934, Aprendizado Agrícola de Alagoas
  • 1939, Aprendizado Agrícola Floriano Peixoto
  • 1947, Escola Agrícola Floriano Peixoto
  • 1957, Escola Agrotécnica Floriano Peixoto
  • 1964, Colégio Agrícola Floriano Peixoto
  • 1979, Escola Agrotécnica Federal de Satuba
  • 2008, Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba

Atualmente, o Campus conta com cinco cursos (veja a página de cursos):

• Agroindústria (integrado ao Ensino Médio);
  • Agropecuária (integrado ao Ensino Médio e subsequente);
  • Informática (Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio com Qualificação Profissional);
  • Processamento de Alimentos (Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio com Qualificação Profissional); e
  • Laticínios (Curso Superior Tecnológico).

Parte da história do Campus é contada pela obra “Nos Trilhos da Memória”, publicada em 2011, em homenagem ao centenário da escola.

Referência bibliográfica:

ROSALBA, Patrícia; CHRISTINNE, Amanda; QUEIROZ, Álvaro (Org.). Nos Trilhos da Memória: cem anos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba. Maceió: Ifal, 2011.