Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo lança selo comemorativo dos 15 anos criado por aluno
conteúdo

Notícias

Ifal Penedo lança selo comemorativo dos 15 anos criado por aluno

Tacio de França Lopes, do curso superior em Química Industrial, desenvolveu o logotipo especial a convite da comissão organizadora
por Lidiane Neves publicado: 24/04/2025 17h55, última modificação: 24/04/2025 18h44

2025 é o ano que marca uma década e meia de existência do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Penedo. As atividades do campus na cidade ribeirinha tiveram início em setembro de 2010 e, para celebrar essa trajetória, foi criado um selo comemorativo. A convite da comissão organizadora dos 15 anos do Ifal Penedo, o estudante Tacio de França Lopes, do curso superior em Química Industrial, desenvolveu o logotipo que passa a estampar os materiais oficiais da unidade de ensino neste ano letivo.

O desafio proposto ao aluno foi pensar em uma identidade visual que homenageasse a história do campus e refletisse os dois principais eixos tecnológicos que moldaram seu desenvolvimento até aqui. O selo apresentado traz o número “15” estilizado, com elementos gráficos que remetem à área de Química (vidrarias graduadas e solução), ao Meio Ambiente (representado pela folha) e à Inovação (formas dinâmicas), mantendo as cores originais da marca da Rede IF (verde, vermelho e preto).

 O convite da comissão direcionado ao estudante não ocorreu por acaso. Tacio, atualmente matriculado no 6º período de Química Industrial, é também egresso do extinto curso técnico em Açúcar e Álcool e possui um histórico reconhecido de envolvimento em iniciativas culturais e criativas do Ifal Penedo. Em 2020, ele venceu o concurso do selo comemorativo dos 10 anos do campus; em 2022, conquistou o primeiro lugar no Desenhart Ifal, tendo sua arte plotada na área de convivência; e, em 2023, teve sua proposta escolhida como logotipo do Clube de Robótica. “Também fui o autor da logo do Neabi [Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas] e da que é usada para representar a graduação em Química Industrial”, acrescentou.

Além de marcar uma data histórica, o novo selo reforça o incentivo à criatividade dentro do Campus Penedo e a valorização do protagonismo estudantil. “Sempre gostei de desenhar, mas foi no Ifal que comecei a utilizar ferramentas gráficas, inicialmente por necessidade em alguns projetos acadêmicos e, desde então, não parei”, relatou Tacio, que disse ter ficado muito feliz com o convite e pela confiança no seu talento e habilidades em um momento tão especial para a instituição.

“Acho bem importante o Ifal promover ações de incentivo aos estudantes para que desenvolvam suas habilidades extracurriculares, pois é mais uma porta que ele abre para os alunos”, ressaltou o jovem penedense de 25 anos, que buscou fazer cursos de capacitação, trabalha em uma gráfica local como responsável pelo setor de artes e ainda planeja cursar uma graduação na área de Design Gráfico. Mais recentemente, Tacio passou a integrar a equipe da AquaSolo Análises, a primeira empresa júnior em formação no campus, cuja identidade visual também foi criada por ele.