Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Artes vencedoras do concurso Desenhart Ifal decoram espaços físicos do Campus Penedo
conteúdo

Notícias

Artes vencedoras do concurso Desenhart Ifal decoram espaços físicos do Campus Penedo

Autores dos trabalhos transformados em três painéis de parede são alunos da própria unidade de ensino
por Lidiane Neves publicado: 05/03/2024 07h24, última modificação: 05/03/2024 07h24

Este ano, desde que as aulas foram retomadas em fevereiro, alguns espaços do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo ganharam painéis de parede com artes que têm como autores alunos da própria instituição. Os trabalhos que ornamentam a unidade de ensino são fruto da primeira edição do Concurso Desenhart Ifal, realizada no final de 2022. A iniciativa, que premiou três discentes, resulta de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a gestão do Grêmio Estudantil naquele ano.

A arte vencedora em primeiro lugar, que passou a dar mais cores à área de convivência, é do aluno do ensino superior Tacio de França Lopes, atualmente matriculado no bacharelado em Química Industrial. Ele é egresso do curso técnico em Açúcar e Álcool e não foi a primeira vez que participou de concursos dessa natureza no Ifal Penedo. Em 2020, ano que o campus completou 10 anos, Tacio também venceu o certame para escolha da marca comemorativa de uso institucional e, em 2023, teve sua proposta de logotipo selecionada para representar o Clube Acadêmico de Robótica.

Tacio de França Lopes, aluno do bacharelado em Química Industrial e primeiro colocado no concurso.Para o Desenhart, o estudante apresentou uma arte que, segundo ele, buscou abordar não só as áreas dos cursos presenciais ofertados, como atividades extracurriculares e a diversidade brasileira. “Gosto de participar desses concursos porque, além de ser uma forma de divulgar os trabalhos dos alunos, também nos incentiva a desenvolver cada vez mais nossas habilidades”, disse o jovem, que almeja ainda cursar a graduação em Design Gráfico. “Já fiz um curso básico em Corel Draw [programa de desenho vetorial bidimensional] e hoje desenvolvo alguns trabalhos para uma empresa de comunicação visual em Penedo, mas pretendo futuramente me profissionalizar”.

Ao contrário de Tacio, a segunda colocada do Desenhart Ifal, Kaylhane Vasconcelos Brandão, participou pela primeira vez de um concurso com esse foco. Aluna do curso técnico em Meio Ambiente, ela contou que sempre gostou de rabiscar e foi durante a pandemia, quando ainda cursava o 8º ano do ensino fundamental, que passou a desenhar com mais frequência como uma maneira de demonstrar sentimentos e ocupar o tempo ocioso. “Confesso que não gosto muito de falar ou escrever, e encontrei no desenho e na pintura a melhor forma de me expressar”, revelou a adolescente.

Kaylhane Vasconcelos Brandão, aluna do curso técnico em Meio Ambiente e segundo lugar no concurso.Kaylhane ingressou no Ifal Penedo em 2022 e, até então, era adepta do desenho à mão com grafite. Sua proposta para o Desenhart, fixada no corredor da biblioteca do campus, alinha-se a essa fase monocromática. “O tema escolhido foi diversidade brasileira. No desenho, quis ilustrar o Brasil como uma vila, onde, apesar de todos terem diferenças, permanecem juntos e unidos. O que seria incrível se acontecesse”, destacou.

A partir das aulas com a então professora de Arte do campus, Norberta Silva, já no primeiro ano do curso integrado ao ensino médio, a estudante aprendeu outras técnicas de desenho, bem como teve contato com outros tipos de artes visuais, a exemplo da pintura. O gosto pela área foi crescendo e, em 2023, Kaylhane tornou-se uma das bolsistas do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad) e integrou a comitiva de alunos participantes do 3º Festival de Arte Fátima Menezes, realizado no Campus Piranhas. A jovem expôs duas telas pintadas especialmente para o evento intercampi. “Além disso, no ano passado, fui convidada para ilustrar a identidade visual da segunda edição do Encontro de Humanidades, que teve como tema Repressão: ontem e hoje”, completou.

Elder Emmanuel Pereira da Silva, aluno do curso técnico em Química integrado e terceiro lugar no concurso.Sempre atento aos editais de natureza artística lançados pelo Campus Penedo, o terceiro lugar do Concurso Desenhart Ifal, Elder Emmanuel Pereira da Silva, revelou não esperar que sua proposta fosse uma das escolhidas. Segundo o aluno do curso técnico em Química integrado, a imagem de sua autoria buscou agregar elementos da cultura nordestina. “Representa a resistência que Lampião [líder do mais famoso bando de cangaceiros do país] exerceu contra todos que o opuseram”, resumiu, ao explicar a arte selecionada, que hoje colore um dos corredores do bloco C do campus.

A relação de Elder Emmanuel com as artes visuais vem desde criança. “Desde que me conheço como gente”, brincou o estudante. “Meu tio tem formação em artes plásticas e, quando viu minhas habilidades, começou a me incentivar mais. E, por parte de pai, tenho na família muita gente que trabalha com artesanato, fazendo escultura e desenhos. Meu próprio pai tem um ateliê aqui em Penedo”, completou o jovem, que também levou para expor no 3º Festival de Arte Fátima Menezes, por incentivo da professora Norberta, uma tela pintada à mão, além de integrar o grupo Artifal Música como baixista e flautista.

O aluno de ensino médio tem ainda histórico de participação em iniciativas externas ao Instituto Federal de Alagoas, principalmente, as promovidas pela Prefeitura de Penedo. “Mas não foram muitos os concursos em que participei e que eu podia inventar o meu próprio desenho”, lembrou o estudante do ensino médio. “Acho bastante legal que o Ifal promova concursos como esse. Recentemente, com outros colegas, também apresentei uma proposta de logotipo para o Clube de Robótica. No entanto, faço aqui uma crítica de que acho os editais meio confusos. Para concursos futuros, seria interessante melhorar os critérios exigidos para sabermos o que, de fato, entregar”, sugeriu Elder.

Para saber como aconteceu a seleção das três artes vencedoras do concurso Desenhart Ifal, CLIQUE AQUI.